Pesquisar este blog

sábado, 24 de novembro de 2012

Projeto “Barca da Ciência” chega a 10 mil visitantes


Ultrapassando a marca de 10 mil visitantes em três anos de existência, a “Barca da Ciência” é um projeto que pode ser considerado ponto de equilíbrio entre o desenvolvimento e o estado anterior das coisas de São João da Barra. Se por um lado, a modernidade caminha a passos largos, através dos investimentos tecnológicos do Super Porto do Açu, por outro, nas águas do Rio Paraíba do Sul, o movimento das pessoas se dá justamente pela preservação do patrimônio natural.

Quem embarca na “Barca” pensando que o passeio tem a escuna como principal atração se depara com informações privilegiadas acerca da história do município. “Destacamos a importância de São João da Barra, desde a sua formação no processo de colonização, em 1622, com a chegada do pescador Lourenço do Espírito Santo, até os dias atuais com o município comemorando a chegada do complexo portuário”, declara a coordenadora Izabel Gregório.

A “Barca da Ciência” sai do Cais do Imperador em direção à Foz do Rio Paraíba do Sul, contorna próximo à Boca da Barra e faz parada na Ilha da Convivência, onde é feita uma explanação sobre a importância cultural e histórica da ilha na formação da sociedade sanjoanense. É lá que os visitantes tomam conhecimento das riquíssimas histórias e lendas do município. No retorno são estimuladas atividades de contemplação e momentos para registro fotográfico.

Desta forma, o projeto encantou os últimos visitantes pela riqueza de detalhes. Os contemplados da vez foram os coordenadores da Secretaria Estadual de Educação, que participaram no Sesc Mineiro de Grussaí, do 1º Encontro de Coordenadores de Gestão de Pessoas-SEEDUC, acontecido nos dias oito e nove do corrente. Estiveram representadas as coordenadorias de Nova Friburgo, Belford Roxo, Niterói, Duque de Caxias, Petrópolis, Vassouras e Rio de Janeiro. Além da bióloga Otávia Viana, da coordenadora Florita Fernandes Moço e dos registros do fotógrafo Isaac Souza.

Com capacidade para 35 convidados, o projeto “Barca da Ciência” pode ser usufruído por estudantes, turistas e comunidades em geral, com prévio agendamento. Basta enviar ofício à secretaria de Educação ou Meio Ambiente ou ainda, através do telefone (22) 9903.1176 – Espaço da Ciência. O passeio é gratuito e vale ressaltar que a procura é intensa, o que acaba formando fila de espera.

“É sempre muito prazeroso fazer esta saída de campo, a fim de divulgar o nosso trabalho de Educação Ambiental, Cultural e Patrimonial. A “Barca da Ciência”, que conta com total incentivo da prefeita Carla Machado, é a prova viva de um governo que transforma ideias em realizações”, finaliza a coordenadora.

Fonte: Secom - SJB

Nenhum comentário:

Postar um comentário