Aconteceu nesta quarta-feira (31/10), no auditório municipal, uma reunião com os diretores das Escolas Municipais de São João da Barra para tratar das matrículas do ano de 2013 nas unidades da rede. O processo tem início no dia 01/11 e se estende até o dia 17/01, quando serão efetivadas todas as matrículas dos novos alunos.
Na reunião foi apresentada aos diretores a Portaria 01, de 24 de outubro de 2012, que estabelece normas e procedimentos de matrícula para ingresso e permanência de alunos na rede municipal. A normatização é uma novidade no processo de matrículas, e visa organizar e dar publicidade aos atos.
“O crescimento de São João da Barra foi um fator determinante para criarmos essa portaria. A ideia é divulgar oficialmente todo o calendário de matrículas para que todas as pessoas tenham acesso e conhecimento de como funciona o processo. O número de alunos do município cresceu cerca de 20% do ano de 2011 para o de 2012, e temos certeza de que crescerá mais. Novos moradores estão se estabelecendo aqui em São João da Barra, e no ano que vem, quando o estaleiro já estiver instalado, vai aumentar ainda mais. Percebemos que havia necessidade de uma regulamentação maior para atender a toda demanda do município. Uma das novidades estabelecidas pela Portaria é que agora deve ser feita uma opção para três escolas, possibilitando à Secretaria de Educação o encaixe do aluno na escola mais próxima de sua casa”, explicou Antonio Neves, secretário municipal de Educação e Cultura.
No ano de 2012, as 38 unidades escolares de São João da Barra atenderam 6602 alunos, entre Educação Infantil, Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano e EJA. Para 2013, já é certo que esse número aumente, pois duas novas creches serão inauguradas – uma em Mato Escuro e outra no Açu. As matrículas para essas novas unidades também já podem ser feitas.
Fonte: Secom - SJB
Nenhum comentário:
Postar um comentário