Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Universitários visitam agroindústria de doces em Campos


A agroindústria de doces Sonho e Sabor, na microbacia do Rio Ururaí, em Campos dos Goytacazes, recebeu na manhã da última sexta-feira (3/8) os participantes do VIII Encontro da Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (ITCPs – Região Sudeste), promovido pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). Os participantes do evento foram conhecer a unidade, apoiada pelo Rio Rural, no Assentamento Antônio de Faria. Participaram da visita profissionais da Emater-Rio, executores do Rio Rural, e da Superintendência de Desenvolvimento Sustentável da secretária estadual de Agricultura.

Líder do grupo de 14 pessoas que fabrica doces no assentamento, Maria do Carmo Gomes de Freitas, 63 anos, mostrou as instalações e ofereceu amostras da tradicional goiabada cascão, carro-chefe da agroindústria local. Ela falou sobre a experiência fazendo os doces, as dificuldades encontradas e as práticas que o grupo vem adotando para garantir as vendas, mesmo em épocas de entressafra da goiaba. “Fora da safra, o grupo fica menor, mas eu e outros dois inventamos doces como jenipapo de corte, laranja de corte e por aí vai. Agora também estamos investindo em compotas, porque eu tenho ponto na Feira da Roça e tenho freguesia o ano inteiro”, revela.

Junto com outros agricultores, Maria do Carmo respondeu às perguntas dos estudantes e revelou que, atualmente, consegue arrecadar com a venda de doces entre R$ 400 e R$ 500 por semana. “Tenho barraca na feira da roça de Campos há 20 anos, e até doces de frutas regionais como o jenipapo têm feito bastante sucesso”, revela a doceira, que iniciou a carreira observando as tias, mas que se especializou na Cozinha-Escola da Emater-Rio, no mesmo município. A agroindústria Sonho e Sabor está no terceiro ano de funcionamento, após receber apoio do Rio Rural, por meio da Incubadora Rural Sustentável da Emater-Rio, na elaboração do projeto, articulação do grupo de participantes e apoio técnico.

Fonte: Rio Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário