Pesquisar este blog
terça-feira, 21 de agosto de 2012
“Alfabetizarte” - para ler e escrever com arte
O Projeto Alfabetizarte, implantado há dois anos na sede do município de São João da Barra, está realizando muitos sonhos. Impossível não se emocionar com depoimentos de alunos que já aprenderam a ler e a escrever. Pessoas da comunidade entre 30 e 60 anos, ligadas também à limpeza urbana, têm encontros diários no espaço de aprendizagem, que se tornou o lugar ideal por ser comum a todos. Mas o Alfabetizarte não atua somente na alfabetização de jovens e adultos.
O Projeto inova com cursos interligados para atrair aqueles que precisam de um estímulo a mais para frequentar uma sala de aula. Isso porque são pessoas que muitas vezes despertam ainda de madrugada para trabalhar. “E para estimular essa frequência depois de um longo dia de luta, mantemos um lugar saudável e alegre com cursos de artes ecológica, carpintaria com oficina, informática e corte e costura”, disse a coordenadora do EJA-Ensino de Jovens e Adultos, Marta Valéria Tavares Pereira.
Quem aprende a ler e a escrever aprende também sobre tecnologia, sobre como fazer uma roupa nova, sobre a utilização de materiais inservíveis na confecção de peças artesanais e na oficina de carpintaria. “Aqui todos nós estamos aprendendo desde o b a bá e ninguém tem vergonha de ninguém”, disse o borracheiro aposentado senhor Nestor de Oliveira Araújo Filho, de 60 anos. Orgulhoso diz que agora sabe ler, assinar o próprio nome e mexer no computador.
O outro ofício de Nestor é conhecido por todo o município: Churrasqueiro. E nesse quesito ele o professor: “o segredo do churrasco gostoso é temperar apenas com sal grosso”, ensina. Já Luiz da Silva Dias, 49, primeiro aluno, que durante o dia trabalha como roçador, está se especializando em carpintaria. Segundo ele, “a cidade está crescendo muito e eu quero crescer junto com ela”.
Contando com 22 alunos matriculados, o Projeto Alfabetizarte localizado à Avenida Rotary, 456, funciona de segunda a sexta-feira, durante todo o dia. Para se inscrever os documentos necessários são: Xerox do comprovante de residência, certificado de reservista se for o caso, duas fotos 3X4 e histórico escolar para alunos que abandonaram os estudos.
Vale lembrar que as peças produzidas nas oficinas de arte podem ser encomendadas. Inclusive, nesta época de festas de final de ano, a coordenação já está programando novidades para oferecer à comunidade. O Projeto recebe apoio das Secretarias de Meio Ambiente, Educação e Assistência Social. E para Izabel Gregório, coordenadora de Artes, é uma forma de colaborar com o saber das outras pessoas. “Porque o sentido disso tudo para mim é dar sentido à vida dos outros”. Louvável.
Fonte: Secom - SJB
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário