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sexta-feira, 17 de agosto de 2012
SJB supera meta do IDEB e tem a 38ª melhor educação do estado do Rio
A Educação de São João da Barra alcançou a terceira melhor colocação na avaliação do Ideb – Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico – do Ministério da Educação, entre os municípios da Região Norte Fluminense. No geral, em relação ao Estado do Rio, o Município ficou com a 38ª posição, em 2011, com 4,8, superando a meta, que era de 4,1, obtendo a 13ª maior nota no Estado. A última colocação ficou pelo segundo ano consecutivo com o município de Campos dos Goytacazes, com nota 3,6 para uma meta não atingida de 3,7, a menor meta e a menor nota de toda a região Norte-Noroeste Fluminense. No Estado, a melhor avaliação foi de Santo Antônio de Pádua, também no Noroeste, que chegou a 5,9, com meta de 5,4.
Na avaliação de 2011, São João da Barra volta ao topo da lista da Educação no Estado do Rio. Após resultados positivos em 2005 e 2007, batendo as metas previstas para 2017, o município teve um rendimento abaixo do esperado em 2009, ficando 0,1 ponto abaixo do estipulado pelo MEC. O retorno à posição de destaque rendeu destaque do secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia, ao avaliar a divulgação pelo Ministério da Educação. De todos os 92 municípios fluminenses, menos da metade (43) atingiu ou superou as metas do Ideb, sendo a nota de São João da Barra (4,8) a 13ª maior dentre todos.
Para a prefeita Carla Machado “investir em políticas públicas na Educação é primordial para o desenvolvimento do munícipe de São João da Barra. Um município só cresce com Educação de qualidade.”
Na avaliação do secretário de Educação e Cultura, Antônio Neves, o resultado reflete o trabalho que vem sendo feito desde o início do governo Carla Machado e prova, de uma vez por todas, que a avaliação abaixo do esperado, em 2009, foi provocada por questões pontuais.
- Houve uma série de problemas em 2009, como uma confusão na distribuição das provas, o que reduziu o tempo de prova dos alunos, além de déficit de professores concursados. Isso prejudicou o desempenho do alunado. Em 2011, tudo correu dentro do previsto. Também iniciamos, em 2010, um programa de reforço escolar e o concurso público da Educação para suprir a carência de profissionais, outras ações, afirmou.
O secretário destaca, ainda, o empenho de todos os profissionais da área de Educação (dirigentes, professores, orientadores e pessoal de apoio) e o comprometimento dos alunos. “Sem isso não seria possível alcançarmos esse resultado”, aponta ele. “O mais importante, contudo, não é simplesmente o atingimento das metas, que são apenas indicadores, mas alcançarmos uma condição de desenvolvimento da Educação que é fundamental para o futuro de São João da Barra”, explica.
Dirigente da Undime – União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação – o secretário tem acompanhado a implantação de novas práticas nos centros cuja Educação é mais desenvolvida. Neves afirma, também, que a qualificação dos professores, os constantes encontros e jornadas pedagógicas, a valorização dos professores e profissionais da Educação têm sido fundamentais para a melhoria do setor, em São João da Barra.
A visão de governo sobre as políticas de Educação também contribuem, de acordo com a análise do secretário, para o desempenho favorável. Neves destaca que o resultado prova a eficácia dos investimentos realizados pelo governo nos últimos anos, como a construção, a reforma e a ampliação de escolas, as melhorias na alimentação escolar, no transporte, nas condições de trabalho dos professores, no aprimoramento pedagógico, no acompanhamento do alunado por equipes multidisciplinares e todo um conjunto de outras ações que convergem para um objetivo único que é o desenvolvimento do ensino básico.
Um dado interessante nos números de São João da Barra é o resultado da nota final nas séries finais do Ensino Básico. Enquanto o Brasil avança menos nos anos finais, São João da Barra deu um salto e chegou a 5,4, bem acima da média Brasil, enquanto o Indicador de Rendimento foi a 0,73, se igualando aos dos anos de melhor desempenho.
- Tudo isso é resultado de um trabalho iniciado em 2005. As ações implantadas em 2010 são a sequência de um planejamento de longo prazo, que é como a Educação precisa ser vista - ressalta.
Fonte: Secom - SJB
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