Pesquisar este blog
sexta-feira, 31 de agosto de 2012
Hemocentro Regional precisa com urgência de todos os tipos de sangue
O Hemocentro Regional de Campos está precisando de doações de todos os tipos sanguíneos com urgência. A unidade precisa de, no mínimo, 70 doações por dia para manter seu estoque equilibrado, mas tem recebido uma média de 30 doações/dia. As cirurgias eletivas, marcadas com antecedência e que não são urgentes, estão sendo adiadas por falta de sangue.
A assistente social do Hemocentro, Rosangela Frauxes faz um apelo à população. “Precisamos da colaboração das pessoas para continuar atendendo às solicitações recebidas. No momento, só estamos conseguindo atender às emergências”, afirma Rosangela.
O Hemocentro funciona, diariamente, das 7 às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados. “O fim de semana é uma boa oportunidade para as pessoas que trabalham e não tem condições de vir ao Banco de Sangue durante a semana fazer a sua doação”, diz Rosangela.
Para doar, é preciso levar um documento original de identidade com foto, ter peso superior a 50 Kg, idade entre 16 e 67 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas.
Doadores com 16 e 17 anos devem comparecer ao Hemocentro Regional de Campos acompanhados pelo seu representante legal, preencher formulário próprio, com o consentimento formal do responsável legal para cada doação, com cópia da identidade oficial do responsável anexada. Candidatos com idade superior a 60 anos só poderão doar se realizaram doações de sangue anteriormente.
Fonte: Ururau
Festa Literária de Madalena homenageia Clarice Lispector
Santa Maria Madalena, na Região Serrana, teve um final de semana dedicado às manifestações artístico-culturais. Durante três dias consecutivos, o município sediou a 3ª edição da Festa Literária (Flim), desta vez com uma homenagem especial à escritora Clarice Lispector (1920-1977). Foram mais de 60 atrações gratuitas para crianças, jovens e adultos, realizadas em diferentes pontos do município como escolas, bares, restaurantes, espaços culturais, repartições públicas, além de ruas e praças.
A abertura foi na noite de sexta-feira (24/08), na Casa de Cultura Francisco Portugal Neves, onde houve apresentação do Coral Madalenense e um recital com textos da escritora homenageada, feito pelos estudantes do Ciep 273 Professor Graciano Carrielo Filho. Na Flim, turistas e moradores puderam participar de oficinas, espetáculos teatrais, shows musicais, palestras, contação de histórias, lançamento de livros, exposições, saraus, exibição de filmes e outras atrações.
O evento foi uma iniciativa conjunta da comunidade local, Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (Aciam) e Prefeitura, com apoio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Livraria Largo das Letras e do programa Rio Rural, da secretatria estadual de Agricultura e Pecuária.
Os servidores do escritório regional da Emater-Rio em Nova Friburgo, Rita Nicolau e Gerson Yunes, promoveram oficina de contação de histórias e de produção de desenhos com temática socioambiental. Uma das atividades foi a historinha do macaco que comia alimentos saudáveis para ter muita saúde. “O objetivo da oficina foi tratar, de forma lúdica, de assuntos importantes do nosso cotidiano como, por exemplo, o desenvolvimento sustentável”, explicou Gerson, que também é assessor técnico do programa Rio Rural.
Outra atração que despertou interesse do público foi a palestra da escritora Teresa Montero, que publicou uma biografia de Clarice Lispector em 1999. Na ocasião, a biógrafa falou sobre os diversos momentos da vida de Clarice no Brasil e também no exterior, além de detalhes das obras mais importantes. “Realizar um evento desse porte na terra de uma das mais importantes artistas populares brasileiras (Dercy Gonçalves), só reforça a importância dessa feira para formação educacional e cultural dos jovens”, defendeu Teresa, que já confirmou presença nas próximas edições da Flim.
Segundo a jornalista Terezinha Costa, da comissão organizadora da Flim, todos os leitos de hotéis e pousadas do município ficaram ocupados. Já nos restaurantes e no comércio, o movimento quadruplicou. “Em relação a festa do ano passado, tivemos um aumento de 50% nas atrações. A feira de 2013 está confirmada e, por isso, temos o compromisso de consolidar esse evento no calendário turístico da Região Serrana, com cada vez mais qualidade”, afirmou.
Fonte: Rio Rural
Economia brasileira cresce 0,4% no 2º trimestre de 2012, mostra IBGE
A economia brasileira cresceu 0,4% no segundo trimestre (de abril a junho) de 2012 em relação aos três primeiros meses de 2012, segundo informou nesta sexta-feira (31) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em valores correntes, a soma de todas as riquezas produzidas pela economia no período alcançou R$ 1,1 trilhão.
O resultado veio abaixo dos 0,5% esperados pelo mercado, mas em linha com a previsão do Banco Central, que esperava uma alta de 0,38%, de acordo com o Índice de Atividade Econômica do BC, o IBC-Br – um indicador criado pela autoridade monetária para tentar antecipar o resultado do PIB. Apesar do resultado fraco, o desempenho do PIB frente ao trimestre anterior foi o melhor desde abril a junho de 2011, quando crescera 0,6%.
No semestre, a economia brasileira cresceu 0,6% sobre o mesmo período do ano passado.
O IBGE revisou para baixo o desempenho do PIB dos três trimestres anteriores. No terceiro trimestre de 2011, a queda de 0,1% foi acentuada para 0,2%; no quarto trimestre do ano passado, o crescimento foi reduzido de 0,2% para 0,1%. Também foi revisado para baixo, de 0,2% para 0,1%, o crescimento do PIB no primeiro trimestre de 2012.
Previsões
O resultado divulgado pelo IBGE reforça a perspectiva do mercado de um crescimento modesto no ano. Segundo o boletim Focus, que reúne as expectativas dos analistas, a projeção é de um crescimento de 1,73% no ano.
O Banco Central é pouco mais otimista, projetando uma alta de 2,5%. Já a expectativa do Ministério do Planejamento confia em uma expansão de 3% na economia no ano, com o PIB alcançando um crescimento anualizado de cerca 4% no último trimestre, segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega.
Setores
Entre os setores analisados pelo IBGE, na comparação com o trimestre anterior, a maior alta foi registrada pela agropecuária, que teve crescimento de 4,9%. O setor de serviços também registrou avanço, porém mais leve, de 0,7%. Já a indústria recuou 2,5%.
No setor de serviços, tiveram destaque as atividades de intermediação financeira e seguros (1,8%), serviços de informação (1,0%), administração, saúde e educação pública (0,8%) e outros serviços (0,8%).
Único setor a registrar queda, a indústria mostrou baixa em três das quatro atividades pesquisadas, puxada pelo recuo de 2,5% da indústria de transformação, seguida por extrativa mineral (-2,3%) e pela construção civil (-0,7%). Em eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana, foi verificada alta de 1,6%.
Ainda na comparação com o trimestre anterior, pela ótica do gasto, foi visto avanço tanto nos gastos do governo (1,1%) quanto de consumo das famílias (0,6%). Na contramão, dentro da demanda interna, a formação bruta de capital fixo (que sinaliza os investimentos na economia) caiu 0,7% – dado que decepcionou os analistas, que esperavam alta no indicador. Quanto ao setor externo, as importações de bens e serviços avançaram 1,9% e as exportações recuaram 3,9%.
Fonte: globo.com
quinta-feira, 30 de agosto de 2012
Desfile Cívico de São João da Barra começa neste domingo
A Prefeitura de São João da Barra dará início às comemorações do Dia da Independência do Brasil no próximo domingo, dia dois. Com o tema Sustentabilidade e Cidadania, os Desfiles Cívicos deste ano têm um sabor ainda mais especial por conta da terceira melhor colocação no IDEB – Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico, obtida pelo município.
Para o secretário de Educação, Antônio Neves, essa conquista é fruto de um trabalho persistente que envolve periodicamente, todos os profissionais da área em encontros que definem metas e estratégias pedagógicas. Tendo o município superado a meta do Ministério da Educação com nota 4,8 São João da Barra segue no caminho que acredita ser o da evolução. E entre os avanços, Neves, anuncia o início, já no próximo dia três, do Pré-Vestibular Municipal que vai acontecer nos polos localizados no Açu, em Barcelos e na sede.
Já os desfiles acontecem neste domingo, pela manhã, em Barcelos e na segunda, três, também na parte da manhã, no Açu e à tarde, em Mato Escuro. Na manhã do dia quatro o desfile será em Cazumbá e, no dia cinco, em Cajueiro. Dia seis será a vez das comunidades de Atafona, pela manhã, e Grussaí, à tarde. No dia sete de setembro a cerimônia de hasteamento das bandeiras está marcada para as 8h, na Praça São João Batista. Em seguida, será celebrada missa em ação de graças, às 10h, e posteriormente, o Desfile Cívico.
Fonte: Secom - SJB
Prefeitura de São João da Barra e SENAC dão início a cursos profissionalizantes
Uma parceria firmada entre a Prefeitura de São João da Barra, através das Secretarias de Educação e de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, e o SENAC dá início a cinco cursos profissionalizantes no município. Os cursos fazem parte do Programa Federal PRONATEC (Programa Nacional de Acesso Técnico e Emprego), que tem como objetivo maior a inserção no mercado de trabalho. Além de gratuito, os inscritos ganharão uma bolsa auxílio para alimentação e transporte e todo o material didático.
Os cursos oferecidos são Almoxarife, Auxiliar Operacional em Logística, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Cozinha e Padeiro e Confeiteiro. Os interessados podem se inscrever entre os dias três e 25 de setembro em todos os CRAS do município, no horário de 8h às 17h, e nas Escolas Municipais Amália Soares, em Atafona, e José Alves Barreto, em Mato Escuro, durante os três turnos de funcionamento. Os cursos estão previstos para começarem no dia 16 de outubro e a duração varia entre 160 e 232 horas.
- A chegada do Porto vai trazer um crescimento muito grande para São João da Barra e temos a preocupação em capacitar e qualificar nossa população para o mercado de trabalho. Os cursos abrem novas perspectivas de emprego e, consequentemente, de melhoria de vida - explicou Antônio Neves, Secretário de Educação.
Para se inscrever, os interessados devem ter CPF, possuir renda familiar igual ou inferior a meio salário mínimo per capita ou renda familiar mensal de até 3 salários mínimos e ter entre 16 e 59 anos. Os cursos de Almoxarife, Auxiliar Operacional em Logística e Auxiliar Administrativo exigem como escolaridade mínima que o interessado esteja cursando o 2º ano do ensino médio e os cursos de Auxiliar de Cozinha e Padeiro e Confeiteiro, exigem leitura, escrita e as quatro operações matemáticas. Os beneficiários do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada terão prioridade na seleção por possuírem um nível de renda menor.
No ato da inscrição os interessados devem apresentar original e cópia dos seguintes documentos: CPF, Identidade, comprovante de residência, comprovante de escolaridade e cartão do Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada, se for beneficiário. Os cursos vão acontecer nas escolas Chrisanto Henriques Alves, no Açu; José Alves Barreto, em Mato Escuro; Domingos Fernandes da Costa e no CIEP Glaydes Teixeira, na sede.
- Temos 35 cursos dentro do Programa Pronatec MDS. Estamos inicialmente oferecendo esses cinco para ver como vai ser a demanda, mas o objetivo é trazermos todos para São João da Barra, atendendo o crescimento da cidade - finalizou Luciano Henriques, gerente do SENAC Campos.
Fonte: Secom - SJB
Projetos Musicais agitam o fim de semana em São João da Barra
A Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer de São João da Barra, objetivando proporcionar entretenimento e diversão à população, desenvolve os Projetos Musicais Nossa Terra Nossa Gente, Orla Pop, Tarde do Pagode e Coreto Musical todos os fins de semana no Centro da cidade.
“Nossa intenção, além de movimentar o fim de semana com diversas atrações musicais, é oferecer oportunidade aos artistas locais para que eles possam adquirir experiência com apresentações ao vivo”, comentou o secretário Flávio Raposo.
A programação do fim de semana tem início com o Projeto Nossa Terra Nossa Gente, nesta sexta-feira (31), às 22h, no Calçadão, ao som de João Violão e Voz. No sábado (01), mesmo horário e local, será a vez de Geverson Nascimento.
Já o Projeto Orla Pop acontecerá também no sábado, a partir, das 22h, na Beira Rio, com a Banda Alto Calibre. Domingo (02), às 16h30, no Calçadão, o Projeto Tarde do Pagode entra em ação com a Banda Free Samba e, à noite, a partir das 20h, na Praça São João Batista, Flávia Eller canta no Projeto Coreto Musical.
Fonte: Secom - SJB
quarta-feira, 29 de agosto de 2012
Jovens sanjoanenses se destacam no Circuito Regional de Bodyboarding
Emoção!! Essa é palavra que marcou a 3ª Etapa do Circuito Regional de Bodyboarding UBCS Pro. Baterias sendo viradas nos últimos instantes, manobras de tirar o fôlego e até uma nota 10 unânime na final marcaram a etapa. O circuito mais sólido do Brasil distribuiu mais de 12 mil reais em premiação, sendo 6 mil em espécie para os profissionais.
O evento teve o local trocado de última hora de Grussaí para Atafona, no pico da caixa d’água, devido as ótimas condições. Altas ondas para os dois lados e os melhores atletas do Rio de Janeiro e Espírito Santo mandando ver dentro d’água.
As disputas foram quentes em todas as categorias, ainda no sábado, a emoção tomou conta do evento devido as viradas sensacionais que aconteciam nos últimos segundos de bateria.
Assim foi com Lucio Santana, que em sua bateria da segunda fase na categoria Open conseguiu uma nota salvadora, 2 centésimos acima do que precisava e assegurou a vaga na semifinal.
No domingo o dia começou quente com as baterias da segunda fase Pro Masculino. Logo na primeira bateria o carioca Francirley Ferreira, que tinha a melhor nota do evento, confirmou a boa fase e se classificou para a semifinal com o capixaba Lucas Nogueira, sempre constante em todas as baterias que disputou. Na segunda bateria o talento da região o campista Bruno Invyk acabou eliminado e passando o capixaba Leo Costa e o campista Dionatan Barroso. Juntaram-se a eles o riostrense Israel Eduardo e o Capixaba Luiz Cezar, classificados na 3ª bateria.
Na semifinal Luiz Cezar conseguiu desbancar o carioca Francirley Ferreira e em uma direta fabulosa decolou num super aéreo e marcou o que seria até então a melhor nota do evento, classificando-se junto com Francirley para a grande final.
Na outra semifinal Lucas Nogueira se distanciou na frente deixando a briga pela segunda vaga da final entre Leo Costa e Israel Eduardo. Israel assumiu o 2º posto deixando Leo Costa na 3ª colocação.
Na final, o título foi super disputado do inicio ao fim. O capixaba Luiz Cesar não acertou as mesmas ondas da semifinal e terminou na 4ª colocação, Israel Eduardo ficou em 3º, surfando apenas o suficiente em todo o evento.
Lucas Nogueira veio se destacando em suas baterias e na final deu muito trabalho para Francirley Ferreira, que segundo seus adversários estava com a “macaca” e faturou o evento deixando Lucas no 2º lugar.
Logo após a final profissional foi a vez dos amadores entrarem na água. A primeira final foi a da categoria Open e o nível técnico se manteve alto. Logo no inicio Ailton Neto, do Farol de São Thomé, surpreendeu a todos e depois de muita velocidade decolou em um 360 invertido aéreo para direita, levantou o público e o quadro técnico que não teve outra saída a não ser marcar “NOTA 10” para o garoto.
Netinho, como é chamado, não deu chances a seus adversários, marcou um 5,5 na segunda nota e ainda errou um ARS pesado, que certamente lhe renderia uma nota próxima dos 8 pontos. Seus adversários ficaram todos em combinação até o final da bateria.
O 2º colocado foi Wellington Alves, no terceiro posto ficou Jonas Silva e em 4º lugar Lucio Santanaes. Fato curioso e que emocionou a todos foi revelado no final. Ailton usou a prancha do falecido Thiago Corrêa, ídolo local, único atleta que realizava aquela manobra no pico, Ailton revelou que sentiu a energia do Thiago e entrou na onda determinado a realizar aquela manobra, não pensou duas vezes, foi lá e fez.
“Eu entrei na água pensando nele, com a prancha dele... ele surfava pra direita e então a melhor nota tinha que ser uma direita e foi em homenagem a ele” Finalizou Ailton Neto.
Nas categorias de base os destaques foram o carioca Matheus Bastos e o capixaba Marcyus Thompson, ambos surfando muito bem em todo o evento. Na final sub 16 o atleta Rogério Norbim, de Gurapari, não manteve as mesmas médias das fases anteriores e terminou em 4º lugar e em 3º ficou o sanjoanense Gabriel Vinicius. A categoria foi vencida pelo capixaba Marcyus Thompson com 11,84 de somatório deixando o carioca Matheus Bastos com a segunda colocação.
Já na final sub 15 foi a vez de Matheus dar o troco. Logo na segunda onda o carioca marcou 8,33, contra 6,5 de Marcyus. Gabriel Vinicius, em sua segunda final, e Filipe Souza também tentaram frear Matheus. Mas não teve jeito, o carioca venceu a sub 15 e deixou o capixaba Marcyus Thompson em segundo lugar, na terceira colocação ficou Gabriel Vinicius mais uma vez, e em 4º lugar Filipe Souza.
O Circuito Regional UBCS se despede de São João da Barra com chave de ouro,e a próxima etapa do circuito está marcada para os dias 29 e 30 de setembro na praia do Farol de São Thomé, em Campos dos Goytacazes. O evento teve apoio das marcas Trammer, Genesis Bodyboards, Slake, A Jóia Nobre e SK Produções e a realização foi da UBCS- União dos Bodyboarders de Campos e São João da Barra e Art Virada. O apoio institucional foi da Prefeitura Municipal de São João da Barra através da Secretaria de Turismo Esporte e Lazer.
Resultados:
Profissional
1º Francirley Ferreira – Rio de Janeiro
2º Lucas Nogueira – Vila Velha
3º Israel Eduardo – Rio das Ostras
4º Luiz César – Guarapari
Open
1º Ailton Neto – Campos
2º Wellington Alves – São João da Barra
3º Jonas Silva – São João da Barra
4º Lucio Santana – São João da Barra
Sub 16
1º Marcyus Thompson – Guarapari
2º Matheus Bastos – Rio de Janeiro
3º Gabriel Vinícius – São João da Barra
4º Rogério Norbin – Guarapari
Sub 15
1º Matheus Bastos – Rio de Janeiro
2º Marcyus Thompson – Guarapari
3º Gabriel Vinícius – São João da Barra
4º Filipe Souza – Macaé
Ranking após 3 etapas:
Profissional
1º Lucas Nogueira - 2.360 pts
2º Francirley Ferreira – 2.285 pts
3º Bruno Invyk – 1.895 pts
4º Dionatan Barroso – 1.840 pts
Open
1º Adejaldo Silva – 2.200 pts
2º Ailton Neto – 2.010 pts
3º Wellington Alves – 1.710 pts
4º Jonas Silva – 1.700 pts
Sub 16
1º Marcyus Thompson – 2.340 pts
2º Socrates Santana – 2.000 pts
3º Mateus Bastos – 1.970 pts
4º Rogério Norbim – 1.730 pts
Sub 15
1º Matheus Bastos – 2.000 pts
2º Marcyus Thompson – 1.720 pts
3º Gabriel Vinicius – 1.340 pts
4º Nicolas Passos – 1.225 pts
Fonte: osbodyboards.com
Diretores de Escolas Municipais participam de reunião em São João da Barra
O secretário de Educação e Cultura de São João da Barra, Antônio Neves, acompanhado dos supervisores escolares, coordenadores pedagógicos, equipe multidisciplinar, administrativa, projetos e infraestrutura, participou nesta quarta-feira de reunião com a presença dos diretores gerais e adjuntos das 38 escolas municipais.
Segundo Neves, o encontro objetivou traçar metas, discutir estratégias e definir assuntos pedagógicos e administrativos. “Reunimos todos os meses visando melhorar ainda mais a qualidade do ensino público em nossa cidade”, comentou o secretário anunciando, que até o final do ano será inaugurada mais duas creches, uma no Açu e outra em Mato Escuro.
– O resultado de nosso trabalho está na avaliação do IDEB – Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico – do Ministério da Educação deste ano, onde São João da Barra alcançou a terceira melhor colocação entre os municípios da Região Norte Fluminense, obtendo a 13ª maior nota no Estado – declarou o secretário, informando que o município superou a meta do MEC com nota 4,8.
Entre os assuntos debatidos, ficou estipulado que no dia três de setembro será iniciado o Pré-Vestibular Municipal dividido em três polos: Açu, Barcelos e Centro.
Definimos também o cronograma do Desfile Cívico com o tema Sustentabilidade e Cidadania. Na manhã do dia dois de setembro, será na comunidade de Barcelos, pela manhã. No dia três acontecerão desfiles no Açu, pela manhã, e em Mato Escuro, à tarde. Na manhã do dia quatro o desfile será em Cazumbá e, no dia cinco, também pela manhã, em Cajueiro. Dia seis será a vez das comunidades de Atafona, pela manhã, e Grussaí, à tarde. No dia sete de setembro haverá, às 8h, cerimônia de hasteamento das bandeiras na Praça São João Batista, seguido de missa e, às 10h, Desfile Cívico.
Fonte: Secom - SJB
segunda-feira, 27 de agosto de 2012
Dia do Nutricionista será comemorado com orientações no centro de SJB
O Dia do Nutricionista é comemorado nacionalmente em 31 de agosto e, para celebrar esta data, a Prefeitura de São João da Barra, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, montará um stand, na próxima sexta-feira, no calçadão do centro da cidade, onde serão dadas orientações para a população. O evento, que será das 10h às 14h, é gratuito.
De acordo com a coordenadora do evento, a nutricionista Adriana Imbeloni Cabral Mello, além das orientações haverá, ainda, aferimento de pressão, medição de glicemia e medição do Índice de Massa Corpórea (IMC).
– É importante que todas as pessoas que queiram fazer dieta procurem um nutricionista antes de começarem. Faremos a avaliação com as pessoas durante o evento e através da distribuição de folders daremos orientações para que a população passe a ter hábitos de vida mais saudáveis – explicou a nutricionista.
Fazer atividades físicas com orientação médica, não fazer dietas por conta própria, beber cerca de dois litros de água por dia, fazer uma alimentação natural rica em raízes, frutas, verduras e legumes são alguns dos hábitos saudáveis orientados pelos nutricionistas. Além disso, informações sobre o que evitar e o que adquirir nos casos de dietas para emagrecer, para hipertensão, para colesterol alto e para diabetes serão passadas no dia do evento.
- Daremos orientações para os diversos casos. Contamos com a participação da população e que todos passem a ter hábitos mais saudáveis com as informações que forem dadas – frisou Adriana.
O programa de Nutrição é realizado pelo município nos postos de saúde Félix de Sá, na sede do município, e na comunidade de Barcelos, além da Policlínica, anexa à Secretaria de Saúde, também na sede do município.
Fonte: Secom - SJB
Começa pagamento da metade do 13º salário a aposentados do INSS
Começa nesta segunda-feira (27) o pagamento da metade do 13º salário aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os beneficiários receberão a quantia junto com a folha de pagamento de agosto, entre os dias 27 de agosto e 10 de setembro.
O INSS inicia os depósitos da folha de agosto para os segurados que recebem até um salário mínimo e tem cartão com final 1 (desconsiderando-se o dígito). O pagamento para quem ganha acima do mínimo começa no dia 3 de setembro.
De acordo com o Ministério da Previdência, os depósitos serão interrompidos no dia 7 de setembro devido ao feriado de Independência. "Os segurados que possuem cartão com final 5 e 0 terão seus benefícios depositados no dia 10."
De acordo com a Previdência Social, serão contemplados com a atencipação 25,6 milhões de benefícios em todo o Brasil.
Não haverá desconto de Imposto de Renda (IR) nesta primeira parcela. De acordo com a legislação, o IR sobre o 13º só é cobrado em dezembro, quando será paga a segunda parcela da gratificação.
Consulta
O extrato mensal de pagamento estará disponível para consultas na página do Ministério da Previdência Social na internet a partir desta segunda-feira. Qualquer dúvida em relação às datas de pagamento pode ser esclarecida por meio da Central 135, segundo indica a Previdência.
A primeira parcela do abono, de 50% do valor do 13º, representa uma injeção extra na economia de R$ 11,2 bilhões nos meses de agosto e setembro, além dos cerca de R$ 23,8 bilhões do benefício mensal, diz o governo.
Exceções
Os aposentados e pensionistas, em sua maioria, receberão 50% do valor do benefício, mas há exceções.
A Previdência explica que, para aqueles que passaram a receber o benefício depois de janeiro, o valor será calculado proporcionalmente.
Para os segurados que estão em auxílio-doença, o INSS calcula a antecipação proporcional ao período. "Por exemplo, um benefício iniciado em janeiro e ainda em vigor em agosto terá o 13º terceiro salário calculado sobre oito meses. O segurado receberá, portanto, metade deste valor. Em dezembro, caso ainda esteja afastado, o segurado irá receber o restante. Se tiver alta antes, o valor será calculado até o mês em que o benefício vigorar e acrescido ao último pagamento do benefício", explica o governo.
Quem não recebe
Por lei, não têm direito ao 13º salário os seguintes benefícios: amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio-suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora e salário-família.
Fonte: msn.com
Quase metade das empresas não passa do 3º ano de vida, diz IBGE
Do total de 464,7 mil empresas abertas em 2007, 224 mil já haviam fechado as portas até 2010 – o equivalente a 48,2% –, de acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgado nesta segunda-feira (27). Segundo a pesquisa, 23,9% das empresas fecharam ainda no primeiro ano de vida. Até 2009, apenas 61,3% das empresas abertas em 2007 sobreviveram.
De 2007 a 2010, as atividades que apresentaram as mais altas taxas de sobrevivência foram saúde humana e serviços sociais (61,4%), eletricidade e gás (60,8%) e água, esgoto, atividades de gestão de resíduos e descontaminação (57,4%). Já as menores taxas de sobrevivência foram apresentadas por artes, cultura, esporte e recreação (45,6%), outras atividades de serviços (46,5%) e atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (47,4%).
Porte
O levantamento do IBGE mostra que a taxa de sobrevivência está relacionada ao porte das empresas. Entre as companhias abertas em 2007 sem pessoal assalariado, apenas 45,3% permaneciam abertas em 2010. Já entre as que tinham entre 1 e 9 trabalhadores assalariados, a taxa de sobrevivência em 3 anos foi de 70,3%. Entre as de grande porte, o percentual alcançou 80,2%.
“Portanto, as empresas maiores, com maior capital imobilizado, tendem a permanecer mais tempo no mercado, pois os custos de saída costumam ser elevados, dentre outros fatores”, avalia o IBGE.
Empresas novas
De cada cinco empresas em atividade em 2010, uma era nova, segundo o IBGE. Naquele ano, 999.123 entraram no mercado no país, número 5,5% superior ao registrado no ano anterior.
Essas novas empresas geraram, no total, 2.294.015 novos postos de trabalho, sendo 1.023.753 assalariados, e foram responsáveis por 6,2% de acréscimo no pessoal ocupado total.
Já as empresas que saíram do mercado levaram junto 1.318.293 postos, sendo 363.848 assalariados.
“O saldo, considerando as empresas entrantes, sobreviventes e saídas, permanece positivo: de 2009 para 2010, houve um acréscimo de 8,2% no pessoal ocupado total (2.830.242) e de 9,1% no pessoal ocupado assalariado (2.582.415)”, aponta o IBGE.
Cenário em 2010
De acordo com o Cadastro Central de Empresas (Cempre), havia no Brasil, em 2010, 4,5 milhões de empresas ativas, que ocupavam 37,2 milhões de pessoas. Dessas, 30,8 milhões (82,9%), eram assalariadas e 6,4 milhões (17,1%) eram sócios ou proprietários.
Os salários e outras remunerações pagos no ano pelas entidades empresariais totalizaram R$ 566,1 bilhões, com um salário médio mensal de R$ 1.357,99, equivalente a 2,9 salários mínimos médios mensais. A idade média dessas empresas era de 9,7 anos.
Fonte: msn.com
De 2007 a 2010, as atividades que apresentaram as mais altas taxas de sobrevivência foram saúde humana e serviços sociais (61,4%), eletricidade e gás (60,8%) e água, esgoto, atividades de gestão de resíduos e descontaminação (57,4%). Já as menores taxas de sobrevivência foram apresentadas por artes, cultura, esporte e recreação (45,6%), outras atividades de serviços (46,5%) e atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (47,4%).
Porte
O levantamento do IBGE mostra que a taxa de sobrevivência está relacionada ao porte das empresas. Entre as companhias abertas em 2007 sem pessoal assalariado, apenas 45,3% permaneciam abertas em 2010. Já entre as que tinham entre 1 e 9 trabalhadores assalariados, a taxa de sobrevivência em 3 anos foi de 70,3%. Entre as de grande porte, o percentual alcançou 80,2%.
“Portanto, as empresas maiores, com maior capital imobilizado, tendem a permanecer mais tempo no mercado, pois os custos de saída costumam ser elevados, dentre outros fatores”, avalia o IBGE.
Empresas novas
De cada cinco empresas em atividade em 2010, uma era nova, segundo o IBGE. Naquele ano, 999.123 entraram no mercado no país, número 5,5% superior ao registrado no ano anterior.
Essas novas empresas geraram, no total, 2.294.015 novos postos de trabalho, sendo 1.023.753 assalariados, e foram responsáveis por 6,2% de acréscimo no pessoal ocupado total.
Já as empresas que saíram do mercado levaram junto 1.318.293 postos, sendo 363.848 assalariados.
“O saldo, considerando as empresas entrantes, sobreviventes e saídas, permanece positivo: de 2009 para 2010, houve um acréscimo de 8,2% no pessoal ocupado total (2.830.242) e de 9,1% no pessoal ocupado assalariado (2.582.415)”, aponta o IBGE.
Cenário em 2010
De acordo com o Cadastro Central de Empresas (Cempre), havia no Brasil, em 2010, 4,5 milhões de empresas ativas, que ocupavam 37,2 milhões de pessoas. Dessas, 30,8 milhões (82,9%), eram assalariadas e 6,4 milhões (17,1%) eram sócios ou proprietários.
Os salários e outras remunerações pagos no ano pelas entidades empresariais totalizaram R$ 566,1 bilhões, com um salário médio mensal de R$ 1.357,99, equivalente a 2,9 salários mínimos médios mensais. A idade média dessas empresas era de 9,7 anos.
Fonte: msn.com
sexta-feira, 24 de agosto de 2012
Prefeitura de São João da Barra paga funcionalismo nesta terça
O fim do mês vem chegando e a prefeitura de São João da Barra já prepara o pagamento dos servidores, que vai acontecer na próxima terça, dia 28. A data está estipulada desde o final do ano passado, quando a Secretaria de Administração elaborou o calendário de pagamentos que prevê todos os pagamentos antes do final do mês.
Vale lembrar também que o auxílio alimentação no valor de R$260,00 já está validado no Cartão Alimentação do Servidor desde o último dia 20. Em março, a prefeitura trocou a bandeira do cartão, passando a ser administrado pela UNASP – União Nacional de Assistência aos Servidores Públicos. Os créditos só podem ser utilizados no município, garantindo a injeção mensal de 676 mil reais no comércio local.
Fonte: Secom - SJB
Vale lembrar também que o auxílio alimentação no valor de R$260,00 já está validado no Cartão Alimentação do Servidor desde o último dia 20. Em março, a prefeitura trocou a bandeira do cartão, passando a ser administrado pela UNASP – União Nacional de Assistência aos Servidores Públicos. Os créditos só podem ser utilizados no município, garantindo a injeção mensal de 676 mil reais no comércio local.
Fonte: Secom - SJB
São João da Barra promove Festa Agostinha da APAE
Para celebrar a Semana Nacional do Excepcional, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São João da Barra, não fez por menos. Desde a última segunda-feira, 21, a programação variada vem contemplando os 183 assistidos, com recreações e passeios em pontos turísticos do município e também em Campos dos Goytacazes. A festa, que contou com a presença de autoridades que abraçam a causa do excepcional, foi encerrada no final da tarde de quinta-feira, 23, no Grupo da Terceira Idade Maria Júlia Aquino, ao som do grupo de forró Nova Onda e danças caipira e folclórica, além da distribuição de doces típicos, pipoca, refrigerantes, churrasco e cachorro quente.
Fundada em 1994 a APAE mantém em seu quadro de assistidos pessoas entre três meses e 60 anos de idade, com deficiência múltipla, física, auditiva e visual. O trabalho envolve equipe multidisciplinar composta por fonoaudiólogo, psicólogo, assistente social, psicopedagogo, pedagogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, e já conquistou o título de melhor instituição do estado, concedido pela Federação Estadual das APAE’s. Para a presidente Martha Bomgosto, essa conquista é fruto de uma dedicação muito grande ao trabalho e também às excelentes condições físicas do espaço.
“Aqui trabalhamos com hidroterapia, equoterapia e também oficinas de arteterapia com capoeira, artesanato, dança, teatro e banda marcial. Além disso, todo mês realizamos reuniões envolvendo toda a família do nosso assistido, a fim de que haja interação entre o que praticamos na escola e o que os entes queridos podem fazer em casa por eles”, disse. A organização da “festa Agostinha”, como é conhecida, não mediu esforços e levou a turma mais que especial ao Sesc Mineiro, em Grussaí, ao Jardim São Benedito, em Campos dos Goytacazes e ao Lago do Paraíba, em Chapéu de Sol.
Fonte: Secom - SJB
Cerimônia condecora agentes de trânsito em São João da Barra
Implantado com o intuito de estimular os funcionários a evoluírem dentro de suas atividades, o Projeto Crescer, voltado para os Educadores de Trânsito de São João da Barra, condecorou, na noite da última quinta-feira (23/08) 23 profissionais que se destacaram nos meses de abril, maio junho, julho e agosto de 2012. A cerimônia foi realizada no Auditório Municipal e, na oportunidade, os agraciados receberam estrelas de prata e de ouro, dependendo da função exercida, e um certificado.
As divisas, em formato de estrela de prata, foram concedidas a 16 educadores de trânsito. Já na função de supervisor foram duas condecorações, com estrelas de ouro. Para o cargo de coordenador de equipe a condecoração com foi de duas estrelas de ouro para cada uma deles. O objetivo é realizar, de acordo com o gerente de trânsito de São João da Barra, Sérgio Moreira, condecorações ao final de cada mês de agora em diante.
- No decorrer do mês é feita uma avaliação do trabalho desses profissionais levando-se em consideração vários critérios, como comprometimento, profissionalismo, pontualidade, companheirismo, postura e apresentação pessoal, entre outros. A condecoração pode representar, para esses profissionais, um avanço de função, pois se o educador de trânsito for agraciado com duas estrelas de prata elas são substituídas por uma de ouro e ele passa a exercer a função de coordenador. Já o coordenador, ao receber sua segunda estrela de ouro, se transforma em supervisor – explica.
O Projeto Educadores de Trânsito foi implantado em são João da Barra em dezembro de 2011 integra o Programa Municipal de Mobilidade Urbana, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Transporte. Atualmente o efetivo é composto por 58 profissionais que atuam no controle do fluxo de veículos e na ronda escolar, que promove a segurança na entrada e saída de unidades escolares.
Segundo Moreira, estão sendo capacitados cinco agentes para atendimento ao turista estrangeiro no período de verão. “Outro trabalho importante é a atuação na rodovia BR-356, na comunidade de Barcelos e, a partir do próximo dia 27, em Degredo, auxiliando as pessoas na travessia em decorrência do aumento do fluxo de veículos”, destacou Moreira, ressaltando que esse trabalho realizado na BR-356 é educativo e acontece por meio de uma parceria com a Polícia Rodoviária Federal.
Fonte: Secom - SJB
G.R.E.S. Congos lança seu enredo para o carnaval 2013
Com um coquetel de lançamento, a diretoria da escola de samba Congos lançou na noite do dia 23 o enredo para 2013 intitulado “Lendas e mistérios: a saga de uma raça”, na residência de Perila Rodrigues.
Com a presença da atual diretoria e de ex-presidentes como Flávio Raposo, Alexandre Rosa, Ivo Valério, entre outros, o enredo foi apresentado a toda família congolesa para o próximo carnaval de São João da Barra.
A equipe de carnaval é formada por Luiz Fabiano Machado, Geraldo Lopes e João Batista Azevedo. Após a apresentação do enredo na noite vermelha, preta e branca, foram apresentadas a rainha Luziane Ambrósio, a musa Thaylla Ernesto, a madrinha de bateria Carina Meirelles, as rainhas de alegoria e o casal de mestre-sala e porta-bandeira, Marlucia e Elder Amaral.
Segundo Luiz Fabiano Machado, o enredo é bastante amplo e será mais um ano para comemorar. “Estamos muito felizes com o resultado deste ano e estamos nos organizando para mostrar novamente o luxo e a beleza do carnaval dos Congos na avenida de 2013.”
quinta-feira, 23 de agosto de 2012
Guarda Civil Municipal participa de treinamento tático em São João da Barra
Agentes da Guarda Civil Municipal de São João da Barra participam do curso de treinamento tático urbano, objetivando a criação do Grupamento Tático Urbano (GTU), que possibilitará um melhor atendimento a população. O objetivo do curso é capacitar os 12 agentes nas modernas técnicas de defesa (Táticas Urbanas e Controle de Distúrbios Civis), utilização de diversos tipos de equipamentos de defesa, extensão do combate tático de imobilização, gerenciamento de crises e conflitos, condução, entre outras táticas utilizadas hoje pelas mais modernas forças de agentes aplicadores da lei e da ordem pública.
Segundo o comandante da Guarda Civil Municipal, Leandro Augusto Ferreira de Almeida, o treinamento está sendo executado com a cooperação técnica do Grupo de Operações Especiais (GOE) da Guarda Municipal de São Francisco de Itabapoana e a conclusão está prevista para dia 1º de setembro. “Neste curso, os Guardas Municipais passarão por um processo de treinamento nas mais diversificadas matérias de atuação quotidiana e serão preparados por instrutores, professores e especialistas da área”, ressaltou Leandro.
O curso abordará diversos temas entre eles: Defesa Pessoal; Educação Física, Técnicas de Abordagem, Revista, Imobilização e Condução; Noções de Procedimento Policial em Ocorrências, Direito Penal e Processo Penal; Técnicas Operacionais de Atuação Policial; Procedimento Interno e Disciplinar da Guarda Civil Municipal; Técnicas e Procedimentos de Armas Não Letais e Técnicas de Abordagem, Revista, Imobilização e Condução em TNL; Técnicas Operacionais da GCM; Ética, Disciplina e Liderança; Sistema de Comando de Operações em Defesa Civil; Instrução de Armamento (técnicas e funcionamento das armas de fogo); Noções do Estatuto da Criança e do Adolescente; Noções de Primeiros Socorros; Noções de Combate a Incêndio; Psicologia Interpessoal sob Alto Stress e Noções de Meio Ambiente
– Este treinamento ocorre num período de desenvolvimento da cidade em que a população clama por mais segurança. Por isso estamos nos capacitando para ajudar o Estado, contribuindo para a melhoria da segurança pública através da Guarda Civil Municipal – finaliza o comandante.
Fonte: Secom - SJB
Circuito Regional de Bodyboarding neste fim de semana em Grussaí
A Prefeitura de São João da Barra, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer e em parceria com a União dos Bodyboarders de Campos e São João da Barra (UBCS) e Federação de Bodyboarding do Rio de Janeiro (FEBBRJ) realizará neste fim de semana a 3ª Etapa do Circuito Regional de Bodyboarding UBCS PRO. As provas acontecerão sábado e domingo, a partir das 8h, na praia de Grussaí
A competição reunirá grandes nomes do esporte do estado do Rio de Janeiro e Espírito Santo divididos nas categorias profissional masculino, open masculino, sub-16 e sub-15. “A etapa distribuirá uma premiação de R$ 6.000,00 para os profissionais e pranchas, pés de pato, capas e Kits de roupas e acessórios para os amadores”, informou o secretário de Turismo Esporte e Lazer, Flávio Raposo.
Segundo o presidente da UBCS, Sérgio Gomes, este circuito é considerado um dos melhores do estado do Rio, por oferecer aos atletas excelente premiação , estrutura, sistemas de notas on-line, frutas e hidratação para os atletas, além de comissão técnica supervisionada pela FEBBRJ – Federação de Bodyboarding do Rio de Janeiro.
Serão oferecidas 32 vagas para as categorias: Profissional Masculino, Open Masculino, Sub-16 e 16 vagas na categoria Sub-15. Na categoria Profissional a premiação será de R$ 2.100,00 para o primeiro lugar, R$ 1.300,00 para o segundo colocado, R$ 1.000,00 para o terceiro lugar e R$ 800,00 para a quarta colocação.
Fonte: Secom - SJB
quarta-feira, 22 de agosto de 2012
São João da Barra promove exames em eqüinos para identificação da Doença de Mormo
A prefeitura de São João da Barra, através da Secretaria de Agricultura e do Núcleo de Controle de Zoonozes, estará realizando até o dia 30 de agosto coleta de sangue dos equinos para a identificação da Doença de Mormo.. O Mormo, ou Lamparão – como ficou conhecida na região - é uma doença que acomete equinos e pode contaminar o ser humano, causando, na maioria das vezes, a sua morte.
A doença não era identificada no estado do Rio de Janeiro há mais de 40 anos, mas em julho foi diagnosticada em dois animais na cidade de Teresópolis. Imediatamente a Defesa Sanitária Animal, do Governo Federal, proibiu no estado, todos os eventos que pudessem ter aglomerações de equinos, como forma de conter a proliferação. A situação levou a prefeitura de São João da Barra a tomar a iniciativa, pioneira na região, de promover gratuitamente em todos os animais, o exame de sangue que diagnostica a presença da bactéria burkholderia mallei, causadora da doença. A previsão do secretário de Agricultura, Osvaldo Barreto, é de que 500 animais sejam examinados.
- Começamos a coleta no dia 17 e vamos até o dia 30. Todos os criadores de equinos e os charreteiros estão sendo comunicados para levarem seus animais aos pontos de coleta. O exame está sendo totalmente custeado pela prefeitura. Fizemos uma parceria com a FUNDENOR, que envia os tubos com o sangue colhido para São Paulo, onde o exame é feito - explicou Osvaldo.
O Mormo é uma doença grave tanto para o animal quanto para o ser humano. Nos equinos os sintomas são nódulos nas narinas, corrimento purulento, pneumonia, febre e emagrecimento e, no ser humano, causa pneumonia grave, levando à morte.
- É fundamental que o exame de sangue seja feito porque pode acontecer do animal ser apenas portador da bactéria, sem apresentar sintomas da doença. Ele pode estar contaminando outros animais ou o ser humano, sem que se saiba. Caso algum resultado dê positivo, o animal será eutanasiado, pois não há cura - informou Vera Cardoso de Mello, diretora do Núcleo de Controle de Zoonoses de São João da Barra, complementando que será também analisado no sangue colhido a Anemia Infecciosa Equina, que é uma doença infecciosa que também leva o animal a eutanásia, mas que não acomete o ser humano.
Segue a agenda dos próximos pontos de coleta sanguínea:
- 27/08 – 5º distrito – Pipeiras – Associação de Moradores (9h)
- 28/08 – Sesc – Charreteiros (9h)
- 30/08 – Praça de Cajueiro (9h)
Fonte: Secom - SJB
Luciano Huck ganha homenagem de aniversário da equipe do Caldeirão
Luciano Huck ganhou uma festa surpresa da produção do "Caldeirão do Huck" - atração que comanda aos sábados na rede Globo - por conta de seu aniversário. Embora o apresentador complete 41 anos de vida somente no dia 3 de setembro, a equipe resolveu se adiantar.
A celebração contou com música clássica, bolo de aniversário, champanhe e até uma mensagem de sua amada, Angélica - grávida de sete meses -, no telão.
"Ela está linda e cresce todos os dias. Eu e Eva queríamos estar aí, ela já te ama. As crianças estão na escola e te mandam um beijo, estamos com saudades", disse a loira emocionada no vídeo.
Luciano, com os olhos marejados, comentou a homenagem que recebeu dos colegas de trabalho. "Fico extremamente feliz com as surpresas que recebo do 'Caldeirão'. Sei que a barriga da Angélica está grande, estou acompanhando isso todos os dias e estou muito ansioso. Ela me dá sorte quando me dá parabéns no ar", assegurou.
O programa irá ao ar no dia 1 de setembro.
Fonte: msn.com
Luciano briga com criança em show e é vaiado pelo público
O cantor Luciano ficou bastante irritado com o brinquedo de uma criança durante um show ao lado do irmão Zezé Di Camargo, no Espírito Santo.
Segundo o jornal “Extra”, o sertanejo parou a apresentação na cidade de Linhares, no domingo (19), ao descobrir que o menino estava iluminando o palco com uma luz azul.
Bastante alterado, Luciano gritou com o pai do garoto. “O irresponsável é você, o pai! Vou pedir para todo mundo te vaiar', esbravejou. Não satisfeito, o cantor pediu que os seguranças retirassem o brinquedo da criança.
Constrangido com a atitude do irmão, Zezé tentou acalmar as coisas quando viu o público começar a vaiar o companheiro. 'O Luciano se exaltou um pouco, mas essa lanterna atrapalha mesmo a gente', ponderou.
Ainda assim, a dupla retomou o show. Minutos depois, Luciano apareceu com o brinquedo na mão. O sertanejo fez uma piada com a situação e, para surpresa da plateia, quebrou o objeto e atirou a lanterna para trás do palco.
Fonte: msn.com
terça-feira, 21 de agosto de 2012
Americano de 15 anos cria exame de câncer barato e rápido
O estudante americano de 15 anos Jack Andraka gosta de andar de caiaque e é fã da série de TV "Glee".
Mas além de estudar e de se dedicar aos passatempos tradicionais de um adolescente, ele desenvolveu um exame barato e rápido para detectar câncer em seus estágios iniciais em um dos mais conceituados laboratórios de câncer no mundo.
O teste criado por Jack é 168 vezes mais rápido e 26 mil vezes menos caro que o teste padrão.
Ele agora realiza seus experimentos na renomada Johns Hopkins University, na cidade de Baltimore, nos Estados Unidos.
Petrobras: não há negociação para reajustar combustíveis
A Petrobras não realiza nenhuma negociação com o governo para um novo reajuste dos preços dos combustíveis, disse a presidente da estatal, Maria das Graças Foster, ao ser questionada sobre o assunto em evento no Rio de Janeiro, e as ações na Bovespa inverteram direção, passando a cair.
"Não, não há nenhuma negociação nesse sentido", afirmou ela nesta terça-feira a jornalistas após cerimônia do Programa Petrobras Esporte & Cidadania.
Em mais de uma oportunidade, Graça Foster, como ela prefere ser chamada, afirmou que a estatal buscará uma paridade com os preços internacionais para os valores dos combustíveis vendidos no Brasil.
Embora não haja um prazo definido para novos reajustes, a estatal pretende com amenizar os efeitos da defasagem das cotações locais dos combustíveis nos resultados da companhia. A Petrobras tem importado grandes volumes para atender ao mercado interno, o que tem pesado no balanço da empresa.
Ela disse ainda aos jornalistas nesta terça-feira que não comentaria declarações anteriores de ministros de Estado sobre uma alta nos combustíveis.
No início do mês, o ministro Guido Mantega (Fazenda), que é o presidente do Conselho de Administração da Petrobras, disse não há perspectiva de reajuste "no horizonte", horas depois de o ministro Edison Lobão (Minas e Energia) falar que existia a possibilidade de alta dos valores este ano.
Desde que os ministros se pronunciaram, Graça Foster não havia comentado publicamente o tema.
O aumento que foi dado no preço da gasolina em junho, de 7,8 por cento , não chegou ao consumidor em função da redução da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico), mas ele não compensa a defasagem que a Petrobras tem em relação aos preços internacionais.
Um novo aumento na gasolina agora acabaria tendo efeito no preços nas bombas e, por consequência, na inflação, considerando que a Cide foi zerada.
A defasagem dos preços dos combustíveis foi apontada como um dos motivos, mas não o principal, para o prejuízo registrado pela estatal no segundo trimestre, o primeiro em mais de 13 anos.
Neste ano já foram realizados dois reajustes do diesel, de 4 por cento e 6 por cento nos meses de junho e julho, além da correção nos valores da gasolina.
No entanto, esses reajustes não foram repassados ao consumidor, à exceção de parte da segunda alta do diesel.
As ações da Petrobras reduziram a alta após a declaração da presidente da estatal e inverteram direção momentos depois. Às 12h34, o papel caía 1 por cento, enquanto o Ibovespa tinha alta de 0,98 por cento.
ABREU E LIMA
Graça Foster também comentou, durante a entrevista, que as obras da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, estão voltando à normalidade após uma paralisação devido à greve, e destacou que os envolvidos na construção vão fazer o possível para não haver atraso no cronograma.
"É um episódio que estamos gerenciando com muita expectativa, parece que hoje está mais calmo que ontem, é fundamental que volte o mais rápido possível, precisamos muito da refinaria", disse Graça Foster.
Questionada sobre o cronograma, ela disse acreditar que pode haver uma recuperação do tempo perdido.
"É possível que tenhamos folga para recuperar esse atraso, mas de qualquer forma é preocupante. Vamos ocupar todos os espaços que temos para que o efeito no cronograma da refinaria seja o menor."
A greve iniciada em 1o de agosto foi encerrada por ordem judicial. Ao voltarem para o trabalho na segunda-feira, centenas de trabalhadores souberam que estavam demitidos, segundo o sindicato.
A greve deste mês foi somente mais uma registrada nas obras da Abreu e Lima. De acordo com uma fonte próxima à Petrobras, protestos ao longo do último ano e meio paralisaram em pelo menos 60 dias as obras da Rnest, como também é chamada a Abreu e Lima.
Hoje, a previsão é de que a refinaria comece a operar em novembro de 2014, segundo a Petrobras. O prazo inicial era novembro de 2011.
Fonte: msn.com
Conselho de Assistência Social elege representantes da sociedade civil
O Conselho Municipal de Assistência Social de São João da Barra realizou, nesta terça-feira, dia 21 de agosto, o VIII, Fórum Municipal de Assistência Social. O principal objetivo do evento, realizado no Clube da Terceira Idade Maria Julia Aquino, foi a eleição dos cinco representantes da sociedade civil organizada para os próximos dos anos.
Os escolhidos foram o Conselho Regional de Serviço Social (CRESS), Grupo da Terceira Idade Maria Júlia Aquino, Associação Humanitária Geraldo Costa, Associação Comunitária de Pipeiras (ASCOP) e associação de Moradores de Vila Esperança (AMOV).
Durante o Fórum foi realizada, também, uma palestra, ministrada pela assessora técnica da Proteção Social Especial da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro, Anália Barbosa, com o tema Avanços e desafios pós SUAS.
O conselho Municipal de Assistência Social, fundado em São João da Barra no ano de 1996,, tem entre suas atribuições o acompanhamento e controle da gestão financeira do Fundo Municipal de Assistência Social.
Fonte: Secom - SJB
Os escolhidos foram o Conselho Regional de Serviço Social (CRESS), Grupo da Terceira Idade Maria Júlia Aquino, Associação Humanitária Geraldo Costa, Associação Comunitária de Pipeiras (ASCOP) e associação de Moradores de Vila Esperança (AMOV).
Durante o Fórum foi realizada, também, uma palestra, ministrada pela assessora técnica da Proteção Social Especial da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro, Anália Barbosa, com o tema Avanços e desafios pós SUAS.
O conselho Municipal de Assistência Social, fundado em São João da Barra no ano de 1996,, tem entre suas atribuições o acompanhamento e controle da gestão financeira do Fundo Municipal de Assistência Social.
Fonte: Secom - SJB
Secretário de Meio Ambiente recebe técnicos do PCSS em SJB
Com a finalidade de assessorar e instrumentalizar o município de São João da Barra para implantação do Programa de Coleta Seletiva Solidária do Estado do Rio de Janeiro (PCSS), o secretário municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos (SEMASP), Marcos Sá, acompanhado de funcionários de vários setores da administração municipal, participou nesta terça-feira de uma reunião com a presença de técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), no Palácio Cultural Carlos Martins.
A coordenadora do Programa de Coleta Seletiva Solidária junto ao INEA, Fernanda Peralta, informou que o PCSS é um programa executado pela Gerência de Educação Ambiental do Instituto Estadual do Ambiente em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro e o Governo Estadual. Em sua explanação, Fernanda destacou diversos assuntos relacionados às leis e às normas ambientais do PCSS através do planejamento participativo, da educação ambiental e do controle social, com reconhecimento, inclusão, valorização e protagonismo da categoria dos catadores de materiais recicláveis.
O coordenador municipal do PCSS, André Pinto, declarou que de imediato será iniciada a coleta de materiais recicláveis nos setores da administração pública agregando valor ao lixo produzido pelo seu funcionamento e esse material será descartado corretamente tendo uma finalidade social na ajuda à Associação de Catadores que atuavam no lixão e que estão em fase de organização.
“Depois vamos integrar ao programa diversos parceiros como escolas estaduais e municipais, órgãos públicos dos governos estaduais e federais, comércio local e grandes empresas”, comentou André, acrescentando que o município sai na frente mais uma vez em estar se adequando à lei 12.305/2010 que é o Programa Nacional de Resíduos Sólidos que estipula em um de seus capítulos a gestão integrada da coleta seletiva entre o poder público, iniciativa privada e sociedade civil organizada.
Participaram da reunião os assessores técnicos do PCSS junto ao INEA, Nilmar Magalhães e Rafhael Carneiro e o catador de lixo que presta apoio operacional ao PCSS, Anderson Conceição.
Fonte: Secom - SJB
“Alfabetizarte” - para ler e escrever com arte
O Projeto Alfabetizarte, implantado há dois anos na sede do município de São João da Barra, está realizando muitos sonhos. Impossível não se emocionar com depoimentos de alunos que já aprenderam a ler e a escrever. Pessoas da comunidade entre 30 e 60 anos, ligadas também à limpeza urbana, têm encontros diários no espaço de aprendizagem, que se tornou o lugar ideal por ser comum a todos. Mas o Alfabetizarte não atua somente na alfabetização de jovens e adultos.
O Projeto inova com cursos interligados para atrair aqueles que precisam de um estímulo a mais para frequentar uma sala de aula. Isso porque são pessoas que muitas vezes despertam ainda de madrugada para trabalhar. “E para estimular essa frequência depois de um longo dia de luta, mantemos um lugar saudável e alegre com cursos de artes ecológica, carpintaria com oficina, informática e corte e costura”, disse a coordenadora do EJA-Ensino de Jovens e Adultos, Marta Valéria Tavares Pereira.
Quem aprende a ler e a escrever aprende também sobre tecnologia, sobre como fazer uma roupa nova, sobre a utilização de materiais inservíveis na confecção de peças artesanais e na oficina de carpintaria. “Aqui todos nós estamos aprendendo desde o b a bá e ninguém tem vergonha de ninguém”, disse o borracheiro aposentado senhor Nestor de Oliveira Araújo Filho, de 60 anos. Orgulhoso diz que agora sabe ler, assinar o próprio nome e mexer no computador.
O outro ofício de Nestor é conhecido por todo o município: Churrasqueiro. E nesse quesito ele o professor: “o segredo do churrasco gostoso é temperar apenas com sal grosso”, ensina. Já Luiz da Silva Dias, 49, primeiro aluno, que durante o dia trabalha como roçador, está se especializando em carpintaria. Segundo ele, “a cidade está crescendo muito e eu quero crescer junto com ela”.
Contando com 22 alunos matriculados, o Projeto Alfabetizarte localizado à Avenida Rotary, 456, funciona de segunda a sexta-feira, durante todo o dia. Para se inscrever os documentos necessários são: Xerox do comprovante de residência, certificado de reservista se for o caso, duas fotos 3X4 e histórico escolar para alunos que abandonaram os estudos.
Vale lembrar que as peças produzidas nas oficinas de arte podem ser encomendadas. Inclusive, nesta época de festas de final de ano, a coordenação já está programando novidades para oferecer à comunidade. O Projeto recebe apoio das Secretarias de Meio Ambiente, Educação e Assistência Social. E para Izabel Gregório, coordenadora de Artes, é uma forma de colaborar com o saber das outras pessoas. “Porque o sentido disso tudo para mim é dar sentido à vida dos outros”. Louvável.
Fonte: Secom - SJB
Programa Mulheres Mil lançado em São João da Barra
Uma solenidade, no Cine Teatro São João, na tarde desta quarta-feira, dia 20, marcou o lançamento em São João da Barra do Programa Mulheres Mil. Desenvolvido pelo Instituto Fluminense de Educação (IFF), em parceria com a prefeitura, o programa irá capacitar 100 mulheres das comunidades da Coréia e Carrapicho, na praia de Atafona, e de Barcelos.
Cadastradas pelo Centro de Referência de Assistência Social e beneficiárias de programas como Bolsa Família e Cartão Cidadão, as participantes receberão qualificação por meio de cursos de culinária básica e camareira. Cada uma receberá uma bolsa mensal no valor de R$ 100,00 e, além da qualificação específica, receberão aulas de português, matemática e de empreendedorismo.
A parte teórica será ministrada no núcleo avançado do IFF, na sede do município, com 70 alunas, e na UPEA, na BR-356, nas proximidades de Barcelos, com 30 alunas. A carga-horária do curso, cuja turma é a primeira implantada no ano de 2012 pelo IFF, é de 180 horas. As aulas acontecem duas vezes por semana e a previsão da entrega do certificado de conclusão é para o mês de dezembro.
Presente à solenidade, o reitor do IFF, Luiz Augusto Caldas, destacou a parceria entre a instituição e o município de São João da Barra, que vem permitindo o acesso à qualificação aos moradores. “O programa Mulheres Mil é mais uma ação que é fruto dessa parceria. É um programa que mostra o desenvolvimento de nossa instituição, pois possibilita à mulher que, por algum motivo teve que renunciar aos estudos, se matricular e receber qualificação para participar do mercado de trabalho”.
A parceria entre o IFF e o município foi destacada, também, pelo secretário municipal de Educação e Cultura de São João da Barra, Antônio Neves. “É mais uma importante parceria para trazer formação de mão de obra para o nosso município, que necessita desse tipo de iniciativa em decorrência do processo de desenvolvimento que vivemos”, destacou o secretário, que representou na solenidade a prefeita Carla Machado.
Também participaram do evento a secretária municipal de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Denise Esteves, a pró-reitora de extensão IFF, Paula Aparecida Bastos, e o diretor do Núcleo Avançado o IFF no município, Walter Luiz Fernandes Sales.
Fonte: Secom - SJB
segunda-feira, 20 de agosto de 2012
Coordenadora do Programa de Coleta Seletiva Solidária visita São João da Barra nesta terça-feira
O secretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos de São João da Barra (SEMASP), Marcos Sá, receberá nesta, terça-feira, às 9h30, no Palácio Cultural Carlos Martins, localizado na Rua dos Passos, no centro da cidade, a visita da coordenadora do Programa de Coleta Seletiva Solidária junto ao Instituto Estadual do Ambiente (INEA). O objetivo é discutir a estruturação da coleta seletiva no município.
O encontro contará com a presença de técnicos do INEA e de secretários municipais. “Vamos traçar metas e diretrizes de responsabilidade ambiental visando reduzir o impacto negativo da ação do homem no meio ambiente pela destinação inadequada de resíduos, visando uma melhor qualidade de vida e preservação dos ecossistemas”, disse Marcos Sá.
A SEMASP vem participando com seus funcionários do Programa de Coleta Seletiva Solidária – PCSS – promovido pelo INEA, onde o município pretende se inserir no pacto pelo saneamento (Decreto 42.930/11) que, no eixo resíduos, tem como metas a erradicação dos lixões do estado até 2014 e a remediação destes até 2016.
O Pacto pelo saneamento está em consonância com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10) e com a Lei Nacional de Saneamento Básico (Lei 11.445/07), que definem a coleta seletiva como instrumento fundamental para o manejo adequado dos resíduos sólidos urbanos.
Desta forma o Programa Coleta Seletiva Solidária do Estado do Rio de Janeiro (PCSS) utiliza como recurso metodológico o planejamento participativo, a educação ambiental e o monitoramento social, tendo como perspectiva a implantação de programas municipais de coleta seletiva solidária.
Fonte: Secom - SJB
Inscrições para Pré-vestibular Gratuito em São João da Barra
A Secretaria de Educação e Cultura de São João da Barra abre, na próxima segunda-feira, dia 20 de agosto, as inscrições para o curso Pré-vestibular Gratuito do Município, que prosseguem até o dia 29 de agosto. Os interessados devem comparecer, das 9h às 20h, a um dos polos de inscrição em funcionamento no Ciep Gladys Teixeira, na sede do município, e nas escolas municipais Elysio de Magalhães, em Barcelos, e Chrisanto Henriques de Souza, no Açu.
Serão oferecidas 30 para cada um dos polos, em um total de 90 vagas, sendo que o curso é exclusivo para a população de São João da Barra. Podem se inscrever alunos que estejam cursando o último ano do ensino médio na rede pública e pessoas que já tenham concluído a educação básica na escola pública. Caso o número de candidatos supere as vagas disponíveis, será feito um cadastro de reserva aguardando disponibilidade de vagas em decorrência de desistência.
O resultado do processo seletivo será divulgado no dia de31 de agosto e as aulas terão início no dia três de setembro. Para se inscrever os interessados devem apresentar certidão de nascimento/casamento, identidade, CPF, título de eleitor, comprovante de endereço, histórico escolar/certificado de conclusão do Ensino Médio ou declaração de estar cursando o 3º ano do Ensino Médio.
Os critérios de seleção em caso de número de candidatos superior ao de vagas são, por ordem, os seguintes: ordem de inscrição, comprovação que é munícipe e compatibilidade de horário com o curso, que acontecerá de segunda a sexta das 18h às 22h10. A apresentação dos documentos exigidos no ato da inscrição também poderá ser usada como critério, se necessário, para definir os ocupantes das vagas.
Fonte: Secom - SJB
sexta-feira, 17 de agosto de 2012
Aula inaugural marca lançamento do Programa Mulheres Mil em SJB
Cerca de 100 mulheres dos bairros da Coréia e Carrapicho, em Atafona, e da comunidade de Barcelos, beneficiárias do Programa Bolsa Família e Cartão Cidadão cadastradas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), participarão na próxima segunda feira, dia 20, às 14h, da aula inaugural dos cursos de culinária básica, salgado e camareira que marcará em São João da Barra o lançamento do Programa Mulheres Mil. O evento acontece no Cine Teatro São João, Centro.
A secretária de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos De São João da Barra, Denise Esteves, declarou que o Programa Mulheres Mil está sendo desenvolvido por meio de uma parceria da Prefeitura Municipal, Governo Federal e Instituto Federal Fluminense – IFF. “Este programa vai oferecer cursos de qualificação, bolsa no valor de R$ 100,00, aulas de português, matemática e noções de empreendedorismo”, comentou.
A parte teórica do curso será ministrada nos Núcleos do IFF do Centro e Barcelos duas vezes por semana, totalizando 180 horas. A previsão e que as primeiras turmas recebam o certificado de conclusão no mês de dezembro. “Já as aulas práticas serão realizadas no Sesc-Grussaí, enquanto não dispusermos de uma cozinha-escola”, disse Denise, informando que as mulheres terão aulas de noções de higiene e manipulação de alimentos.
De acordo com a demanda no futuro haverá, segundo a secretária, também cursos de confeitaria e mão-de-obra para construção civil. “Nossa intenção é qualificar e capacitar as mulheres para o mercado de trabalho para que tenham sua própria renda e não fiquem na dependência dos programas sociais”, finalizou.
Fonte: SECOM - SJB
A secretária de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos De São João da Barra, Denise Esteves, declarou que o Programa Mulheres Mil está sendo desenvolvido por meio de uma parceria da Prefeitura Municipal, Governo Federal e Instituto Federal Fluminense – IFF. “Este programa vai oferecer cursos de qualificação, bolsa no valor de R$ 100,00, aulas de português, matemática e noções de empreendedorismo”, comentou.
A parte teórica do curso será ministrada nos Núcleos do IFF do Centro e Barcelos duas vezes por semana, totalizando 180 horas. A previsão e que as primeiras turmas recebam o certificado de conclusão no mês de dezembro. “Já as aulas práticas serão realizadas no Sesc-Grussaí, enquanto não dispusermos de uma cozinha-escola”, disse Denise, informando que as mulheres terão aulas de noções de higiene e manipulação de alimentos.
De acordo com a demanda no futuro haverá, segundo a secretária, também cursos de confeitaria e mão-de-obra para construção civil. “Nossa intenção é qualificar e capacitar as mulheres para o mercado de trabalho para que tenham sua própria renda e não fiquem na dependência dos programas sociais”, finalizou.
Fonte: SECOM - SJB
SJB supera meta do IDEB e tem a 38ª melhor educação do estado do Rio
A Educação de São João da Barra alcançou a terceira melhor colocação na avaliação do Ideb – Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico – do Ministério da Educação, entre os municípios da Região Norte Fluminense. No geral, em relação ao Estado do Rio, o Município ficou com a 38ª posição, em 2011, com 4,8, superando a meta, que era de 4,1, obtendo a 13ª maior nota no Estado. A última colocação ficou pelo segundo ano consecutivo com o município de Campos dos Goytacazes, com nota 3,6 para uma meta não atingida de 3,7, a menor meta e a menor nota de toda a região Norte-Noroeste Fluminense. No Estado, a melhor avaliação foi de Santo Antônio de Pádua, também no Noroeste, que chegou a 5,9, com meta de 5,4.
Na avaliação de 2011, São João da Barra volta ao topo da lista da Educação no Estado do Rio. Após resultados positivos em 2005 e 2007, batendo as metas previstas para 2017, o município teve um rendimento abaixo do esperado em 2009, ficando 0,1 ponto abaixo do estipulado pelo MEC. O retorno à posição de destaque rendeu destaque do secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia, ao avaliar a divulgação pelo Ministério da Educação. De todos os 92 municípios fluminenses, menos da metade (43) atingiu ou superou as metas do Ideb, sendo a nota de São João da Barra (4,8) a 13ª maior dentre todos.
Para a prefeita Carla Machado “investir em políticas públicas na Educação é primordial para o desenvolvimento do munícipe de São João da Barra. Um município só cresce com Educação de qualidade.”
Na avaliação do secretário de Educação e Cultura, Antônio Neves, o resultado reflete o trabalho que vem sendo feito desde o início do governo Carla Machado e prova, de uma vez por todas, que a avaliação abaixo do esperado, em 2009, foi provocada por questões pontuais.
- Houve uma série de problemas em 2009, como uma confusão na distribuição das provas, o que reduziu o tempo de prova dos alunos, além de déficit de professores concursados. Isso prejudicou o desempenho do alunado. Em 2011, tudo correu dentro do previsto. Também iniciamos, em 2010, um programa de reforço escolar e o concurso público da Educação para suprir a carência de profissionais, outras ações, afirmou.
O secretário destaca, ainda, o empenho de todos os profissionais da área de Educação (dirigentes, professores, orientadores e pessoal de apoio) e o comprometimento dos alunos. “Sem isso não seria possível alcançarmos esse resultado”, aponta ele. “O mais importante, contudo, não é simplesmente o atingimento das metas, que são apenas indicadores, mas alcançarmos uma condição de desenvolvimento da Educação que é fundamental para o futuro de São João da Barra”, explica.
Dirigente da Undime – União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação – o secretário tem acompanhado a implantação de novas práticas nos centros cuja Educação é mais desenvolvida. Neves afirma, também, que a qualificação dos professores, os constantes encontros e jornadas pedagógicas, a valorização dos professores e profissionais da Educação têm sido fundamentais para a melhoria do setor, em São João da Barra.
A visão de governo sobre as políticas de Educação também contribuem, de acordo com a análise do secretário, para o desempenho favorável. Neves destaca que o resultado prova a eficácia dos investimentos realizados pelo governo nos últimos anos, como a construção, a reforma e a ampliação de escolas, as melhorias na alimentação escolar, no transporte, nas condições de trabalho dos professores, no aprimoramento pedagógico, no acompanhamento do alunado por equipes multidisciplinares e todo um conjunto de outras ações que convergem para um objetivo único que é o desenvolvimento do ensino básico.
Um dado interessante nos números de São João da Barra é o resultado da nota final nas séries finais do Ensino Básico. Enquanto o Brasil avança menos nos anos finais, São João da Barra deu um salto e chegou a 5,4, bem acima da média Brasil, enquanto o Indicador de Rendimento foi a 0,73, se igualando aos dos anos de melhor desempenho.
- Tudo isso é resultado de um trabalho iniciado em 2005. As ações implantadas em 2010 são a sequência de um planejamento de longo prazo, que é como a Educação precisa ser vista - ressalta.
Fonte: Secom - SJB
Funcionários da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos participam de Capacitação
Com foco no pessoal de apoio e nas equipes técnicas do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e da Secretaria de Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos de São João da Barra, teve início em São João da Barra, nesta quina-feira, dia 16, o curso de capacitação visando o aperfeiçoamento no atendimento à população.
O evento termina nesta sexta-feira, dia 17, reunindo de psicólogos, assistentes sociais e psicopedagogos, das 9h às 17h, no Auditório do Rotary Club, para mais um dia de capacitação com tema: Metodologia do acompanhamento familiar e indicadores de monitoramento e avaliação.
Para a secretária de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Denise Esteves, a capacitação sé importante para prestar um serviço cada vez mais qualificado à população. “O objetivo é criar formas e estratégias de mensuração de dados para avaliar o impacto das políticas públicas executadas pelo município na população usuária dos serviços socioassistenciais”, declarou.
Segundo a gerente de Proteção Básica e Especial, Renata Amaral, a capacitação está sendo ministrada pelo Instituto Mais, contratado pela Secretaria de Assistência Social Trabalho e Direitos Humanos. “Dividimos em duas etapas. Na primeira, realizada nesta quinta-feira, atendemos o pessoal de apoio do CRAS, CREAS e da Secretaria, entre eles auxiliares, assistentes administrativos, recepcionistas e serviços gerais, que debateram o tema: Atendimento Social”, comentou Renata.
A assistente social do Instituto Mais, Rosangela Duarte, informou que entre os aspectos discutidos com o pessoal de apoio foram transmitidos preceitos, diretrizes e conceitos básicos do Sistema único de Assistência Social (SUAS) visando um melhor atendimento à população usuária dos serviços da assistência social e, com a equipe técnica, plano de acompanhamento sócio familiar e monitoramento e indicadores sociais.
Fonte: Secom - SJB
quinta-feira, 16 de agosto de 2012
Justiça Eleitoral cassa registro de Frederico Barbosa Lemos, em SFI
O atual prefeito e candidato na disputa municipal em São Francisco de Itabapoana, Frederico Barbosa Lemos (PR) e sua vice, Sandra Regina tiveram na manhã desta quinta-feira (16/08) cassados os registros de candidaturas pelo juiz Leonardo Cajueiro D’Azevedo, da 130ª Zona Eleitoral de SFI, que julgou procedente representação movida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) em ação baseada em denúncias de utilização de Centros Assistenciais da família do candidato.
Com efeito imediato o candidato estaria impedido de seguir com a campanha, o que foi desmentido pelo coordenador de campanha, o ex-prefeito de SFI e pai do candidato, Barbosa Lemos, que ainda destacou que o jurídico já está dando entrada com pedido de liminar no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para retomar as normalidades e registro de candidatura.
“Vejo com a maior normalidade a atitude do MPE. É assim mesmo. É fiscalizando tudo que se tem um pleito democrático. É bom frisar que esses centros assistencias não tem nada haver com a pessoa do Frederico Barbosa Lemos que não é sócio, dono, coparticipante e não oferece nenhum tipo de ajuda para os centros que tem como presidente o Reinaldo Barbosa Lemos. Essa fiscalização aconteceu antes da convenção que confirmou os nomes de Frederico e da Sandra. Quando houve o fechamento não havia o candidato. Agora, toda decisão cabe recurso e a advogada do prefeito já esta mobilizando junto ao TRE para através de liminar a luta continuar. O povo continua bastante animado com o Frederico e com a Sandra. O importante é trabalhar e a hora da mudança chegou. Respeitando o papel da justiça vamos continuar nossa luta”, destacou Barbosa Lemos, que reconquistou recentemente seus direitos políticos.
O TRE publicou na manhã desta quinta-feira a decisão em seu site (registros abaixo).
No dia 29 de junho, três centros comunitários de diferentes políticos no município foram fechados por determinação do juiz Leonardo Cajueiro D'Azevedo. A ação foi realizada por fiscais da 130ª Zona Eleitoral de SFI, com apoio da Polícia Federal.
Nos locais, foram apreendidos, além de cópias de títulos eleitorais e identidades, fichas do Partido da República (PR), fichas cadastrais de moradores para recebimento de serviços médicos e jurídicos e de bolsa-emprego, e livro com marcação de consulta, entre outros materiais.
Fonte: Ururau
Gestores públicos e empresários participam de curso de compras governamentais em São João da Barra
O Sebrae/RJ e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, com o apoio logístico da Prefeitura de São João da Barra, estão desenvolvendo no município o Curso de Compras Governamentais através do Programa Compra Mais, que tem a finalidade de aumentar a participação de micro e pequenas empresas nas licitações públicas.
O consultor do Sebrae/RJ, Lucas Guimarães, que está ministrando o curso, no Auditório Municipal, informou que até sexta-feira os empresários (parte da noite) e gestores públicos (tarde) serão treinados para aprenderem a utilizar diversos sistemas de compra disponíveis, inclusive os on line, como o SIGA, sistema eletrônico de compras do Governo do Estado, que pode garantir maior transparência e agilidade às aquisições.
Segundo Lucas, está previsto a realização de simulações de pregões on line, para que os empresários possam verificar na prática como ocorre o processo. “Vamos capacitar os empreendedores deixando-os preparados tecnicamente para atender às exigências dos governos estadual e municipail, discutiremos a legislação regulamentada e ensinaremos como analisar um edital de licitação e executar contratos”, adiantou.
Os gestores públicos que estão participando do curso são técnicos das secretárias municipais, bem como das fundações e empresas públicas e comissões de licitação. “O conteúdo do curso está voltado à aplicação dos benefícios específicos da 123/06 e da Lei regulamentada localmente em editais de licitação”, comentou, acrescentando que será trabalhado também a aplicação da Lei 11.947/09 e resolução 38/09 FNDE que obriga o município a comprar 30% da agricultura familiar.
– Nossa intenção é conscientizar os gestores públicos sobre a importância de comprar mais dos pequenos negócios, o que fortalece estes empreendimentos e, consequentemente, desenvolve a economia local. Mas, para isso, é necessário que os municípios regulamentem o capítulo V da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que estabelece diversas facilidades para que os pequenos negócios participem das compras públicas, como a preferência para contratação de micro e pequena empresa em caso de empate em licitações – finalizou Lucas.
Fonte: Secom - SJB
Alunos do Projeto TCE-Escola Itinerante recebem certificados em SJB
Um momento solene marcou nas primeiras horas da tarde de hoje, dia 15, a diplomação dos participantes dos cursos itinerantes da Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado. Ao todo, 16 municípios envolvendo a região Norte/Noroeste Fluminense, foram recepcionados por São João da Barra, que sediou o evento entre os dias dois de julho e 15 de agosto. Antes da entrega dos certificados os alunos assistiram à palestra Sistema de Registro de Preços, proferida pelo Tribunal de Contas.
O Projeto TCE-Escola Itinerante é uma conquista para o servidor público que tem a oportunidade de receber treinamento e capacitação profissional, segundo a representante da Escola de Contas e Gestão, Lara Cordeiro Valentim Melo. “A Prefeitura vem capacitando os servidores desde 2005, e, agora, fomos agraciados com cursos itinerantes que fazem parte da vida do funcionalismo e dos munícipes. O resultado de um trabalhador capacitado é serviço público de qualidade”, afirmou.
De acordo com a Assistente da Coordenadoria de Capacitação da Escola de Contas e Gestão do TCE, Vera Lúcia Silva Edgard, para qualificar e treinar os participantes vinculados a órgãos públicos, o Projeto TCE-Escola Itinerante ministrou os cursos de Licitações e Contratos Administrativos, Gestão de Pessoal, Controle Interno, Lei de Responsabilidade Fiscal com ênfase em Orçamento Público, Prestação de Contas, Tomada de Contas, Tomada de Contas Especial e Gestão de Convênios. Para cada um dos cursos, cerca de 30 participantes marcaram presença.
Fonte: Secom - SJB
Campanha de Multivacinação Infantil começa neste sábado
O Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação Infantil acontecerá no próximo sábado, dia 18, das oito às 17h nas Unidades de Saúde e PSF’s de todo o município de São João da Barra. A meta da Secretaria de Saúde é regularizar o cartão de vacina de crianças menores de cinco anos que não estão com a situação vacinal em dia. A campanha segue até o dia 24 deste mês.
A vacinação será seletiva, todas as crianças com quatro anos, 11 meses e 29 dias serão imunizadas de acordo com as irregularidades no cartão de vacina, por isso é imprescindível levar o cartão no momento da vacinação.
Segundo a secretária de saúde, Fabiana de Mello Catalani Rosa, o objetivo é reduzir a transmissão de doenças preveníeis através de vacinas e também a situação irregular do esquema vacinal. “Todas as vacinas do calendário básico de vacinação estarão disponíveis”, explicou.
A secretária ressaltou que apenas a Unidade Mista de Grussaí não estará oferecendo as vacinas. “Neste caso as crianças deverão ser levadas ao PSF de Grussaí”, disse.
Foto: Secom - SJB
terça-feira, 14 de agosto de 2012
Jogos Olímpicos Estudantis prosseguem até quinta-feira em São João da Barra
A Secretaria de Educação e Cultura de São João da Barra e o Departamento Municipal de Esportes, em parceria com a Associação dos Jovens Sanjoanenses (AJOVENS), realizam, até a próxima quinta-feira, dia 16, a 7ª Edição dos Jogos Olímpicos Estudantis no Ginásio Municipal de Eventos Esportivos e Culturais Arlindo Aquino. No último dia do evento, que teve início na segunda-feira, dia 13, acontecerá a final das competições e entrega da premiação.
Para o secretário de Educação e Cultura, Antônio Neves, os jogos estudantis promovem a integração dos alunos de São João da Barra, Barcelos e Açú estimulando e incentivando a prática esportiva. "O esporte é um elemento cultural diferenciado com grande abrangência, é componente da cultura universal que alia a saúde à alegria, que serve tanto à educação como ao lazer. Sua prática tem tal apelo que cria um verdadeiro espírito esportivo", disse Neves.
- A prática de esportes pode reduzir consideravelmente os riscos de doenças, além de contribuir para uma melhor formação do corpo e manutenção de uma vida relativamente saudável – comentou o subsecretário de Turismo Esporte e Lazer, Frankilin Almeida, ressaltando a importância da prática desportiva para a formação do comportamento social de crianças e adolescentes.
Segundo o presidente da Associação dos Jovens Sanjoanenses, João Feliphe Amaral, cerca de 200 alunos da Escola Municipal Domingos Fernandes da Costa, Colégio Estadual Alberto Torres, Escola Estadual Raimundo Magalhães e Escola Municipal Crizanto Henrique de Souza estão participando do encontro que visa ainda festejar o dia dos estudantes, comemorado no último sábado, dia 11.
“Os alunos disputam as modalidades: futsal, vôlei, atletismo e participarão de gincana cultural”, informou o presidente acrescentando que na segunda-feira, na modalidade futsal, se classificaram para a final o Colégio Estadual Alberto Torres e a Escola Estadual Raimundo Magalhães. Nesta quarta-feira acontecerá sorteio para saber quais as equipes que se enfrentarão no vôlei e atletismo, a partir das 9h, no Ginásio Municipal.
Fonte: Secom - SJB
Assinar:
Postagens (Atom)