Mesmo mostrando sua bravura habitual e resistindo durante o primeiro tempo, a Portuguesa não foi páreo para o Açu na noite desta quinta-feira (12) no Estádio Municipal Manoel José Viana de Sá. Na final inédita do campeonato amador sanjoanense, o time da Rua São João chegou a dominar as ações mas diante do maior poder de fogo do adversário viu o título escapar e tomar o caminho do quinto distrito. Com a vitória, além de quebrar a invencibilidade lusa, o Açu conquistou o seu primeiro troféu no município.
Contando com boa presença de público, na etapa inicial brilhou a estrela do arqueiro Hellymar - o menos vazado do certame - que, com excelentes defesas, conseguia deter o melhor ataque da competição. Wendell e Rael eram perigo constante nas bolas alçadas à area e, nas cobranças de falta de Léo, o Açu ameaçava constantemente.
No segundo tempo, apesar da melhor postura tática da Portuguesa, os alvinegros abriram o marcador. Em cobrança de falta pela esquerda Roninho anotou o primeiro gol da partida e, de cabeça. coube a Rael, artilheiro do campeonato com oito gols, definir o resultado
A campanha do Açu, do treinador Marquinho, teve seis jogos, quatro vitórias, um empate e apenas uma derrota, com o ataque marcando 24 vezes e a defesa sendo vazada em apenas sete ocasiões. Na partida final, comandada pelo árbitro Pathrice Maia, do quadro da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, o time foi a campo com Guilherme; Fernandinho, Franciley, Jonas e Argentino; Leley, Fabinho, Léo e Roninho; Rael e Wendel.
Ao término do jogo o presidente da Liga Sanjoanense de Desportos, Raphael Pereira, o subsecretário de esportes de São João da Barra, Adilson Almeida, e o líder do governo na Câmara Municipal, Alex Firme, fizeram a entrega dos troféus aos finalistas e à revelação do campeonato, o atacante Rael.
Para Adilson Almeida, o futebol amador do município deu mais uma demonstração de força como um dos mais competitivos do estado pela qualidade das equipes e organização do certame.
"Foram grandes jogos e atletas que se destacaram chamando a atenção de clubes profissionais, com o público sempre prestigiando. Mesmo em noite chuvosa vários torcedores fizeram a festa em total harmonia, sem registro de incidentes, e venceram tanto o Açu, pelo título inédito, e a Portuguesa que, em trabalho fantástico de resgate das tradições, nunca deixou de mandar a campo uma equipe aguerrida. O apoio do nosso prefeito José Amaro Martins de Souza (Neco) é grande e correspondido pela paixão do povo sanjoanense apaixonado por esportes e, em especial, o futebol", declarou.
Fonte: Fábio Menezes
Pesquisar este blog
sexta-feira, 13 de dezembro de 2013
terça-feira, 19 de novembro de 2013
Milhares de peixes são encontrados mortos em Água Preta
Um cenário fora do comum surpreendeu os moradores de Água Preta, zona rural de São João da Barra. Uma grande mortandade de peixes, no canal Quitingute, vem causando problemas desde a última sexta-feira, 15, quando as espécies começaram a morrer.
O Instituto Estadual do Ambiente (INEA) enviou técnicos ao local para fazer a análise da água e apontar as possíveis causas. Pesquisadores da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) já fizeram a primeira coleta e a suspeita é que a falta de oxigenação na água seja a responsável.
De acordo com o ambientalista Aristides Soffiati, o Quitingute recebe água do canal São Bento, que por sua vez é ligado ao rio Paraíba do Sul. “A decomposição desses peixes agrava ainda mais a situação e ajuda a diminuir o teor de oxigenação na água”, comentou.
Alessandro Carvalho, morador da região, disse que o canal é responsável por abastecer a comunidade pesqueira. “Mesmo em época de defeso, essa mortandade já prejudica os pescadores, porque os peixes mortos estão em fase de desenvolvimento”, contou.
O geógrafo da UENF, Marcos Pedlowski, descartou a possibilidade de salinidade e defende uma análise mais precisa para determinar a causa. “Estamos ampliando a coleta, mas existem várias possibilidades, como o descarte de agrotóxicos, descarte de matéria orgânica e de fertilizantes químicos. Um resultado ainda deve ser divulgado nesta segunda-feira”, disse.
O superintendente do INEA em Campos, Rene Justem, informou que em breve o órgão poderá informar o número de peixes mortos, mas que os trabalhos focados no problema já começaram a ser realizados.
Fonte: G1
SJB lança Programa de Coleta Seletiva
Após dois anos de um trabalho para reduzir a quantidade de lixo jogado em aterros sanitários, São João da Barra lança, entre os dias 26 e 28 deste mês, o seu programa de Coleta Seletiva. A primeira etapa será uma campanha de conscientização e educação ambiental nas escolas da rede municipal, que chegará, logo em seguida, à toda população. O programa é resultado de um trabalho conjunto das secretarias de Meio Ambiente, Educação e Cultura e de Assistência Social, em parceria com empresas de limpeza urbana, a Cooperativa Recicla Mais e o Instituto Estadual do Ambiente – Inea.
A proposta consiste, inicialmente, na formação de uma consciência voltada à importância da preservação do meio ambiente. O primeiro objetivo é que o lixo seja separado em dois tipos, “lixo seco” e “lixo úmido”, uma ação que já vem demonstrando eficácia e resultados positivos em outros municípios do Estado. Com a separação, o material selecionado será encaminhado para triagem e em seguida à cooperativa para reciclagem e venda, promovendo geração de renda para aos cooperados.
Atualmente com 60 integrantes, a Cooperativa é composta por catadores, triadores e recicladores, que passarão por um treinamento para atuar na usina de reciclagem.
Antes, os coletores seletivos eram divididos em categorias: plástico, papel, vidro e lata, com o intuito de provocar o hábito a dar o destino certo para o lixo no dia a dia.
Em 2011, o projeto foi inserido em todas as escolas municipais e particulares, alcançando em sua primeira fase 3,5 mil estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. A finalidade do projeto nas escolas era tornar os alunos multiplicadores da preservação ambiental, evitando a propagação de doenças com o depósito de resíduos sólidos em local inadequado.
Na época, foram ministradas palestras e exibidos filmes sobre a importância da coleta seletiva. Também fez parte do período de preparação para o lançamento do programa, a inserção do tema nos desfiles cívicos. Por dois anos consecutivos as escolas levantaram temas que abordavam o meio ambiente, sob a ótica da “Ecologia com fator de cidadania” e “Sustentabilidade e Cidadania”, que tiveram como objetivo chamar atenção da população para um desenvolvimento com responsabilidade e consciência ambiental.
Em 2014, o projeto de coleta nas escolas terá como foco principal a separação do lixo diariamente como destino ao reaproveitamento para reciclagem, quando professores e alunos estarão realizando diversas atividades de orientação. “Vamos fazer um primeiro trabalho com a Creche do bairro piloto, e daremos inicio ao projeto de fato a partir da Semana Pedagógica no próximo ano letivo, já que estamos finalizando este”, comentou a secretária de Educação e Cultura Leide Cristina.
O governo do estado tem como meta erradicar, até 2014, todos os lixões municipais, e como eixo principal de atuação, o Programa Lixão Zero, que há dois anos São João da Barra faz parte. Para o secretário de Meio Ambiente Marcos Sá, o Município tem avançado nas suas etapas, e esse programa de Coleta Seletiva é um passo definitivo: “nessa campanha vamos bater de porta em porta, no bairro piloto, fazendo um trabalho de conscientização e educação ambiental”, explicou Marcos Sá.
Preocupação com o lixo, cuidado com o futuro
Desde o momento em que expressões como “sustentabilidade”, “sustentável”, “reciclagem” e outros similares começaram a surgir com mais ênfase na mídia e passaram a ser o foco de teses das mais diversas áreas, tanto no campo das Humanas até às exatas, a população mundial vem demonstrando maior preocupação com a destinação final dos resíduos, sejam eles domésticos, sejam industriais. Não é uma simples questão de “modismo” dizer-se preocupado com o descarte do lixo; muito menos uma ação de alguns “descolados” ou “ambientalistas”. É uma questão que diz respeito ao futuro.
A destinação do lixo é um dos maiores desafios enfrentados pela sociedade moderna. A produção de resíduos tende a crescer na mesma proporção em que se aumenta a renda e consequentemente o consumo. Outro fator que contribui para que essa preocupação domine as pautas sobre o futuro é o adensamento cada vez mais rápido dos aglomerados urbanos, seja por nascimentos ou processos migratórios, como ocorre em São João da Barra
Em razão do desafio da destinação correta do lixo, o termo “sustentabilidade” passa a dominar um novo cenário, aliando preservação do meio ambiente a questões sociais, energéticas e econômicas.
Nova São João da Barra será o “bairro piloto”
O primeiro bairro que receberá a força tarefa das secretarias, cooperativa, Inea e empresas parceiras será o Nova São João da Barra, na área central do Município, onde fica a creche Marcos Medeiros Valiengo. A campanha visa sensibilizar a população quanto aos efeitos do desperdício de recursos naturais e da poluição causada pelo lixo. Já os funcionários da unidade de ensino serão submetidos a um treinamento ministrado pelo Inea.
A ideia é que no dia do lançamento do projeto haja cinco “ecopontos” em todo o Município, em locais estratégicos, para facilitar o acesso da população às informações, ao material de divulgação, e ainda para a entrega do lixo separado. De acordo com a subsecretária de Meio Ambiente, Isabel Gregório, estão avaliados os diversos materiais que poderão ser utilizados. Um deles seria um imã de geladeira, com informações como dia e hora da coleta seletiva no bairro.
Outra possibilidade é que no dia da coleta o caminhão tenha um sinalizador sonoro, que poderá ser um jingle, ou uma mensagem, para que os moradores sejam avisados da passagem do caminhão de coleta. Isabel Gregório acrescenta que a coleta seletiva será realizada em horário diferente da coleta comum, e destaca que o sucesso depende de um trabalho diário de conscientização e adaptação: “esse projeto vai envolver a cultura da população, que ainda não tem o costume de separar o lixo”, afirma.
Enquanto as escolas serão polos de irradiação de informações sobre a coleta seletiva e seus benefícios para o meio ambiente, os Centros de Referência em Assistência Social – Cras, organizarão reuniões com as famílias e cursos em parceria com o Instituto Federal Fluminense – IFF, para os cooperados.
Fonta: Secom - SJB
País tem quase 700 cidades em risco ou alerta de dengue
O Brasil tem 157 municípios em situação de risco de dengue e outros 525 em alerta, a maioria na região Nordeste, informou o secretário de vigilância em saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, nesta terça-feira (19), em Brasília, durante o lançamento da campanha nacional contra a dengue, intitulada "Não dê tempo para a dengue" e encabeçada pelo ex-jogador de futebol e ex-capitão da seleção brasileira Cafu.
As cidades consideradas em risco, ou com sinal vermelho, são aquelas onde foram encontrados focos de dengue em mais de 4% das residências visitadas. Já os municípios em alerta ou sinal amarelo são aqueles em que houve foco em 1% a 3,9% dos domicílios.
Esses dados fazem parte do Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa), que mediu o nível de infestação pelo mosquito em 1.300 cidades brasileiras. Ao todo, foram encontrados focos de dengue em duas a cada cem casas pesquisas para o levantamento, revelou Barbosa.
Em 2013, o país notificou mais de 1,4 milhão de casos suspeitos, um aumento de 54,6% em relação a 2010. No ano passado, entre janeiro e novembro, foram registrados 500 mil casos de dengue, e o governo atribui essa elevação à transição dos governos municipais, que teria dificultado os trabalhos dos agentes de saúde, e à entrada do sorotipo 4, ao qual grande parte da população ainda está bastante suscetível.
O Sudeste foi a região com o maior número de notificações da doença em 2013, responsável por 63,4% do total, seguido do Centro-Oeste, com 18,4%, apontou Barbosa.
Já as internações por dengue sofreram uma redução de 30% em relação a 2010, segundo o secretário. O grande objetivo do Ministério da Saúde para a próxima temporada, que vai de janeiro a maio de 2014, é diminuir a quantidade de óbitos e de casos graves – estes tiveram um aumento de 61% em 2013.
Segundo Barbosa, o Brasil já tem um dos menores índices de mortalidade por dengue das Américas – 0,03 óbito para cada cem notificações –, e com melhorias na assistência o país conseguiu evitar 394 mortes pela doença este ano.
Investimento de 363 milhões
Para manter a atenção voltada sobre a dengue neste verão, o governo destinará mais de R$ 363 milhões a ações de vigilância, prevenção e controle. Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, alguns estados (como Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás) têm capacidade para diminuir ainda mais os óbitos e casos graves.
"Já conseguimos uma forte redução, mas esse número ainda não nos deixa satisfeitos. Observamos uma evolução muito rápida da dengue em pacientes idosos. Por isso, precisamos agir com mais cuidado. Profissionais estão sendo treinados para identificar sinais de alerta, fazer a prova do laço", disse Padilha.
De acordo com o ministro, muitas vezes os pacientes procuram um posto de saúde, mas não recebem acompanhamento durante a evolução do quadro. Quando acabam voltando à unidade, já estão em uma situação bem mais grave.
"Os médicos do Mais Médicos vão reforçar os cuidados da atenção básica nos bairros da periferia. Cerca de 80% deles vêm de países com experiência muito consolidada em cuidados com a dengue. Cuba, por exemplo, teve uma das menores letalidades quando enfrentou epidemias. Essa é uma das vantagens para as nossas equipes", destacou Padilha.
Segundo ele, os integrantes do programa participarão de uma videoconferência nesta quinta-feira (21) para obter mais informações sobre a campanha.
Sobre a presença de Cafu nos vídeos e no lançamento da ação, o ministro disse que o jogador tem a imagem de um líder que consegue mobilizar um time quando está em baixa e chamar a atenção.
"São lideranças como essa que precisamos em cada bairro, em cada comunidade do nosso país. Os municípios precisam de agentes de saúde assim para combater a dengue", afirmou Padilha.
Água x lixo
Há diferentes meios de proliferação para o mosquito da dengue, o Aedes aegypti, e eles variam de região para região. No Sudeste, por exemplo, 37,5% dos depósitos estavam em água armazenada em recipientes e 36,4%, no lixo. A maioria desses criadouros foram encontrados em domicílios, em pratos de plantas, caixas d'águas e outros locais.
Já no Centro-Oeste, o lixo é responsável pela maior parte dos depósitos do mosquito. Segundo o ministro Padilha, um ovo do Aedes aegypti é capaz de sobreviver até 300 dias em um recipiente seco, à espera de água.
"É por isso que pequenos detalhes em casa até grandes ações, como coleta de lixo e cata-bagulho, são fundamentais para enfrentar a dengue", ressaltou o ministro.
Para Padilha, o "campeonato" contra a dengue precisa começar antes que os casos apareçam, o que tem sido feito pelo ministério desde 2011, na tentativa de mobilizar os estados e municípios.
"O LIRAa é um guia importante de prevenção de risco, e serve para alertar os prefeitos sobre as ações de combate à dengue", disse Padilha.
Fonte: G1
terça-feira, 12 de novembro de 2013
Neco no Profissão Repórter
O prefeito de São João da Barra, José Amaro Martins de Souza, o Neco, foi um dos entrevistados do programa Profissão Repórter da TV Globo que vai ao ar nesta terça-feira,(12).
Caco Barcelos e sua equipe mostram diferentes pontos de quem cresceu no mercado de trabalho e aquele que perdeu quase tudo, como é o caso do empresário Eike Batista. Imperdível!
Fotos: Paulo Pinheiro
domingo, 10 de novembro de 2013
G.R.E.S. Congos lança enredo para o carnaval
A escola de Samba Congos lançou ontem (09), oficialmente, o enredo “Fábrica dos Sonhos” de autoria de Roberto Martins, para o carnaval de 2014 de São João da Barra. O evento aconteceu na Pousada Porto de Canoas para todos os membros da Diretoria, Conselho Deliberativo, Comissão de Carnaval, passistas e destaques, além da entrega dos novos títulos.
De acordo com Roberto, depois de anos no carnaval Sanjoanense agora tem a honra de ter um enredo de sua autoria, compartilhado com amigos. “Com certeza este será mais um enredo de sucesso para a família Congos”, disse.
A comissão de carnaval é formada por Geraldo Lopes, João Batista Azevedo, Roberto Martins, Ian Machado e Milena Luiz.
Na noite de lançamento também foi apresentada à nova Rainha da escola, Amixan Rezende, a Rainha do Samba, Thainá Madalena, Musa, Daniele Ferreira, Madrinha da bateria, Carina Meireles, as rainhas de alegoria, Milena Luiz, Samantha Ribeiro, Luiza Bittencourt, Élida Almeida, Luziane Ambrósio, e o primeiro casal de Mestre Sala e Porta Bandeira, Marlucia e Elder Amaral, também o segundo Letícia Lopes e Zeca.
A escola levará para a avenida um enredo alegre e descontraído com a presença da Velha Guarda, Passistas, Diretores, Destaques, Mestres Salas e Portas Bandeiras e a Família Congos.
O locutor oficial da escola, Luciano Chambinho, agradeceu a presença de todos os presentes e disse estar muito animado para iniciar os trabalhos para o próximo carnaval. Em seguida, o presidente Thiago Araújo comentou da sua felicidade em estar a frente do Congos, escola da qual tem se dedicado há anos.
“Espero contar com a colaboração de todos os amantes do carnaval para juntos festejar mais um ano de glória de nossa escola do coração”, ressaltou.
O vice, Alex Cordeiro, aproveitou o momento para anunciar o próximo evento que será o bingão, com objetivo de angariar fundos para o carnaval.
O evento contou com a presença dos ex-presidentes como Ivo Valério, Perila Rodrigues, Zezinho Cardoso, Alexandre Rosa e também da vereadora Sônia Pereira que fez uma doação de uma TV para o bingão.
terça-feira, 5 de novembro de 2013
Incêndio no Cais do Porto
A inauguração da Fundação Cultural Lourenço do Espírito Santo, em Atafona, terminou em um incêndio no restaurante Cais do Porto, propriedade da ex-prefeita Carla Machado, na noite desta terça-feira, 05.
Segundo informações de populares que preferiram não se identificarem, após o lançamento da fundação foi iniciada a queima de fogos próximo ao restaurante, quando um dos fogos caiu sobre a palhoça causando um incêndio de média proporção.
O Corpo de Bombeiros junto com a brigada de incêndio da Indústria de Bebidas Thoquino controlaram o fogo que durou cerca de 30 minutos.
A ex-prefeita Carla Machado, em sua página na rede social, lamentou o ocorrido.
”Em virtude da queima de fogos de artifícios nos arredores, aconteceu um incêndio (involuntário) na choupana, mas graças a Deus, ninguém saiu ferido. Iremos reconstruir o que hoje foi destruído recomeçando com toda alegria e satisfação o nosso trabalho para receber vcs com o carinho que merecem.”
Carla acrescentou que o Cais do Porto, funcionará se Deus quiser, a partir da segunda quinzena de dezembro.
domingo, 3 de novembro de 2013
Seis feridos na BR 356
Uma colisão frontal deixou seis pessoas feridas na BR 356, no trecho que liga Campos dos Goytacazes a São João da Barra. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) o acidente aconteceu no km 162, em Barcelos.
Uma Brasília e um Hyundai HB20 colidiram e as seis pessoas que estavam nos dois veículos se feriram. Segundo informações de populares, entre os feridos há uma jovem grávida. Os demais feridos ainda não tiveram os nomes divulgados.
Todos os feridos foram levados para o Hospital Ferreira Machado, em Campos, socorridos por ambulâncias do Resgate de São João da Barra.
Até o momento foram identificados apenas três vítimas J.M, de 48 anos; o condutor da Brasília, C.O., de 22 anos e a jovem grávida foi identificada como T.P., grávida de 13 anos. Segundo a administração do Hospital Ferreira Machado, a grávida perdeu o bebê e esta no CTI, já C.O. em observação. J.M. saiu sem receber liberação médica. As demais vítimas não tiveram os nomes, nem o estado de saúde divulgados.
Fonte: Ururau
sábado, 2 de novembro de 2013
SJB sedia encontro regional do PNAIC
“Entrelaçando saberes e revelando práticas” é o tema do encontro regional do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) realizado em São João da Barra nesta sexta (1), que reuniu 17 municípios da região Norte/Noroeste Fluminense com o objetivo de discutir práticas docentes e trocar experiências didáticas.
O Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa tem como meta promover a alfabetização até os oito anos de idade, quando a criança deverá estar cursando o 3º ano do 1º segmento do ensino fundamental. O município de São João de Barra aderiu ao programa em 2012 e hoje conta com quatro orientadoras que auxiliam na formação dos professores das turmas de alfabetização (1º ano).
O evento teve início às 9h30 e foi aberto pela secretária de Educação Leide Cristina Soares, que compôs a mesa acompanhada do vice-prefeito Alexandre Rosa, dos vereadores Alex Firme, Sônia Ferreira e Ronaldo Gomes , da coordenadora municipal do PNAIC Érika Alves, do presidente da Fenorte Nelson Nahin e da supervisora do polo do Norte/Noroeste Mirian Abduche.
O encontro foi dividido em dois momentos. Na parte da manhã, após a abertura oficial, a fonoaudióloga Mariângela Stampa proferiu palestra sobre a “Aquisição da leitura e da escrita: uma abordagem teórica e prática a partir da consciência fonológica” e na parte da tarde, as orientadoras dos municípios presentes trocaram experiências para alcançarem resultados ainda melhores dentro do processo da alfabetização.
Fonte: Secom-SJB
sábado, 26 de outubro de 2013
Acidente com vítima fatal na BR 356
Um acidente deixou duas vítimas fatais e uma em estado grave no início da madrugada deste domingo, 27, na BR 356, próximo ao radar, em Atafona. Uma colisão entre duas motos que seguiam em sentido contrário fez com que os dois condutores das motos fossem projetados para o outro lado da pista.
As vítimas fatais foram identificadas como Rhuan Carlos Braga da Silva, 18 anos, morador do bairro Água Santa, Marcelo da Silva Batalha, 44 anos. Já a terceira vítima, identificada como M.R., 15 anos, foi encaminhada para o Hospital Ferreira Machado em estado grave.
A Polícia Militar controlou o fluxo de veículos até a chegada da equipe do Resgate e Corpo de Bombeiros que prestaram os devidos socorros as vítimas.
Na pista, o trânsito ficou parado por várias horas. Os corpos das vítimas serão encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) onde passarão por necropsia e logo, liberados para sepultamento.
sexta-feira, 25 de outubro de 2013
Postar foto do Enem eliminará candidato, avisa Mercadante
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, alertou nesta sexta-feira (25) que o governo vai monitorar as redes sociais para identificar e excluir os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que usarem o celular dentro das salas de prova para publicar na internet fotos e outras informações sobre o exame. "Não tentem postar imagem no início do exame, porque você vai ser identificado, acredite nisso", afirmou Mercadante. O Enem será neste sábado (26) e domingo (27) para mais de 7,1 milhões de candidatos inscritos.
O ministro lembrou que em 2012 o MEC expulsou 65 candidatos que postaram nas redes sociais fotos do cartão de respostas e da sala de provas, mesmo que em nenhuma delas havia fotos das questões da prova. "Nós temos um monitoramento bastante eficiente, muito detalhado e ano passado em questões de minutos identificávamos quando o candidato postava uma foto e ele era retirado da prova e tinha sua prova anulada. Vamos manter esse acompanhamento."
O ministro alegou que se o candidato utilizou o celular depois que entrou no local de prova. "Ele cometeu infração, está prevista no edital e a penalidade é perder o exame. Na hora que ele entrou ele desligar o celular, vai colocar no saco qualquer equipamento eletrônico", afirmou.
Mercadante recomendou aos estudantes que eles tenham tranquilidade para fazer as provas neste fim de semana, mas que "prestem atenção nas recomendações que o MEC e o Inep estão fazendo para as provas de amanhã e domingo". Veja a seguir os cuidados que o ministro recomendou as candidatos:
Horário: "É muito importante os estudantes chegarem com antecedência, com tranquilidade, para não ter nenhum imprevisto, para a gente não ver aquelas cenas que ocorrem todos os anos daqueles que nao foram precavidos e chegaram atrasados", afirmou Mercadante. Os portões serão fechados às 13h do horário de Brasília, e os candidatos que farão a prova em estados com fuso horário diferente devem ficar atentos ao horário local do Enem.
Documentos: "A outra coisa que é indispensável é o documento para fazer o exame", alertou. Segundo ele, todos os candidatos devem apresentar um "documento oficial com fotografia" para poder ter acesso à prova. Entre os documentos aceitos Mercadante citou o RG, a carteira de ordem ou de um conselho de classe, desde que tenha validade, o certificado de reservista, o passaporte, a carteira de trabalho, a identidade funcional ou a identidade de estrangeiros, expedida pelo Ministério de Relações Exteriores. Segundo o ministro, quem perdeu ou teve os documentos furtados pode apresentar um Boletim de Ocorrência expedido no máximo até 90 dias antes do Enem.
Caderno de provas: Mercadante lembrou que os candidatos só poderão sair da sala de provas com o caderno do exame quando faltarem 30 minutos para o prazo final da prova. Ele lembrou ainda que só será permitido sair da sala duas horas após o início da prova. "Ele vai ter que ficar duas horas no mínimo para fazer a prova, e se ele quiser levar a prova, o caderno de questões, para fazer uma análise depois do exame, esó poderá levar faltando 30 minutos para o fim do exame."
Prova de redação: Ao ser questionado sobre as mudanças do edital em relação à prova de redação, o ministro afirmou que os candidatos "já receberam o Guia da Redação", que tem, segundo ele, "exemplos das boas práticas". Neste ano, a principal mudança é a maior rigidez com todas as formas de deboche identificadas pelos corretores, que a partir deste ano renderá ao candidato a nota zero. "Nós seremos bem rigorosos com essas questões."
Atendimento especial: Segundo o ministro, o MEC deu atenção especial neste ano às candidatas que estão grávidas e correm o risco de dar à luz nos dias do exame. "Nós temos previsão de parto para esses dias. Temos cerca de 359 cidades, onde todos os municípios que têm grávidas e que nos avisaram, nós ligamos uma a uma." Um sistema de plantão de acolhimento foi criado para acompanhar essas candidatas. "Espero que [o trabalho de parto] seja depois do exame. Se eventualmente acontecer no horário da prova, tomamos essa providências."
Imprevistos: Mercadante reiterou que o Ministério da Educação tem acompanhado de perto as condições climáticas e outros incidentes que possam afetar os locais de prova no fim de semana, como o incêndio que atingiu 250 casas na Zona Leste de Maceió na quarta-feira (23) e as chuvas na Região Sul. "Em todos os incidentes que tivermos até agora as providências foram tomadas e os candidatos foram avisados", explicou ele. Caso no sábado ou no domingo algum local de prova ficar inviabilizado para receber os candidatos do Enem, Mercadante disse que todos os candidatos alocados ali serão avisados e que o MEC oferecerá o transporte dessas pessoas a outro local de provas.
Sobre as provas
O Enem é feito em dois dias de provas e tem no total 180 questões de múltipla escolha e uma redação. No primeiro dia (26 de outubro), as provas serão de ciências da natureza e humanas, cada uma com 45 questões. No domingo (27 de outubro), os candidatos serão avaliados em matemática e linguagens, cada uma com 45 questões, e também terão de fazer uma redação. Também nesse segundo dia é feita a prova de língua estrangeira, segundo a opção feita pelo participante no momento da inscrição.
Neste ano estão inscritos 7.173.574 candidatos, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep). O número de inscritos para a prova deste ano superou o recorde anterior, de 2012, que era de 5.971.290 pessoas.
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep, no endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br/enem, até o dia 30 de outubro de 2013. A data do resultado individual ainda não foi divulgada.
Fonte: Globo.com
São João da Barra efetua pagamento no dia do servidor público
Seguindo a tradição de pagar antecipadamente os salários, que este mês entra no conta do funcionário exatamente no dia do servidor público, a prefeitura de São João da Barra efetua nesta segunda-feira (28), o pagamento referente a outubro. A data foi estipulada pela secretaria de Administração, que desde o início do ano estabeleceu o calendário de pagamentos. No mês de novembro os salários serão depositados no dia 27 e em dezembro no dia 20, quando sai junto ao salário do mês a segunda metade do décimo terceiro.
Falando em vencimentos a prefeitura está acelerando o trabalho de individualização do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - FGTS - referente ao tempo em que servidores eram regidos pelo regime celetista. Em recente audiência no Ministério do Trabalho, ficou determinado que as pendências apresentadas no ano de 2013, pela Caixa Econômica Federal, serão sanadas até o dia 15 de janeiro de 2014. Os servidores que fizerem jus as devidas individualizações, após identificação, serão contemplados com o restante que falta em suas contas fundiárias.
Fonte: Secom - SJB
Falando em vencimentos a prefeitura está acelerando o trabalho de individualização do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - FGTS - referente ao tempo em que servidores eram regidos pelo regime celetista. Em recente audiência no Ministério do Trabalho, ficou determinado que as pendências apresentadas no ano de 2013, pela Caixa Econômica Federal, serão sanadas até o dia 15 de janeiro de 2014. Os servidores que fizerem jus as devidas individualizações, após identificação, serão contemplados com o restante que falta em suas contas fundiárias.
Fonte: Secom - SJB
Times infantis de futsal agradam na Feira de Ciências
A parceria entre a prefeitura e o Esporte Clube São João da Barra foi um dos pontos de maior destaque na abertura da 2ª Edição da Feira Municipal de Ciência,Tecnologia e Inovação – FEMUCTI - incluída na programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, sediada no CIEP Professora Gladys Teixeira.
Os times infantis de futsal do clube, comandados pelos instrutores Cinho e Ricardo Pacheco, fizeram exibições em torneios curtos e contaram com a presença de bom público que prestigiou as apresentações matutinas e vespertinas na quadra da instituição municipalizada. Acompanhando o evento, o subsecretário do órgão, Adilson Almeida, salientou a importância da integração entre o esporte e a educação e o resultado produzido.
"Para os alunos é primordial obter resultados satisfatórios nos bancos escolares e uma participação consciente e responsável no esporte redunda em melhor desempenho e produtividade em dois setores de grande significado na nossa sociedade. A nossa secretaria através das tantas parcerias estabelecidas com as mais diversas modalidades vem logrando êxito e alcançando resultados positivos, muito acima dos esperados, o que nos incentiva a conceder apoio de maneira ainda mais expressiva", garantiu.
Após participação notável na 5ª Copa Inter TV de Futsal, quando a representação sanjoanense comandada por Francis Oliveira alcançou as semifinais da competição eliminando nas penalidades máximas a equipe de Campos, o esporte ganhou índices de popularidade no município arrebatando novas gerações interessadas em sua prática. De acordo com o instrutor Ricardo Pacheco, vários jovens já se destacam mostrando potencial para integrar novas seleções que se formam.
"É com muito orgulho constatar que já se pode colher frutos a curto prazo com o trabalho que está sendo realizado pelo Esporte Clube São João da Barra e que tem o apoio imprescindível da subsecretaria de Esportes e com quem dividimos os méritos", afirmou.
Fonte: Secom - SJB
Pontos de carga e descarga são discutidos em SJB
O secretário de Transportes e Trânsito de São João da Barra Mário Rocha Filho e o subsecretário Leandro Ferreira se reuniram na última quinta-feira (24), com o presidente local da Associação Comercial Industrial e Agropastoril, Renê Fernandes de Azevedo, a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Karla Maia e comerciantes do Centro da cidade para discutir os locais que serão reservados para carga e descarga de mercadorias.
Segundo o secretário Mário Rocha na reunião ficou pré-definido a realização de um estudo de engenharia e arquitetura urbanística, a fim de avaliar a possibilidade de serem demarcados os pontos de carga e descarga das mercadorias ao longo da Avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho. Possivelmente as áreas serão: em frente ao Clube Fluminense e próximo a Praça São João Batista, Rua João Francisco de Almeida próximo a Farmácia Popular e Rua Barão de Barcelos em frente ao Ginásio de Esportes.
O comerciante Fernando Gonçalves, proprietário de uma loja de eletrônica no centro da cidade, disse que foi muito importante o encontro, tendo em vista, que a cidade está crescendo e o número de veículos circulando pelas ruas aumentou significativamente. “Realmente os comerciantes estavam precisando definir estas questões com o governo municipal para adequação de qual será a melhor área de carga e descarga de mercadorias”, ponderou.
“A implantação da nova sinalização viária do eixo central do município, compreendendo o anel viário Avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho e Rua Barão de Barcelos está incluído no Plano de Mobilidade Urbana, faz parte dos objetivos do governo, que vem trabalhando para preparar e adequar o crescimento do município em suas diversas áreas”, disse o secretário. A meta no trânsito é promover maior fluidez, segurança e principalmente proteção do cidadão, resguardando a vida através de um trânsito ordenado.
O subsecretário Leandro Ferreira ressaltou que entre as mudanças que chegarão em breve, está o estabelecimento do sentido viário para mão única na Rua Quintino Bocaiuva e Avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho, contornando pela Casa da Câmara e Cadeia seguindo pela Rua Barão de Barcelos até a esquina com a Rua José Gomes Teixeira. “Ainda na Avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho haverá demarcação de estacionamento em 45º (Espinha de Peixe) do lado direito da via, ciclo faixa do lado esquerdo e faixa de pedestre”, detalhou.
O trecho da Rua Barão de Barcelos entre a BR-356 e a esquina da Rua José Gomes Teixeira permanecerá mão dupla. Já a Rua do Ciep Municipalizado Profª Glayds Teixeira será mão única no sentido da Prefeitura e a Rua José Gomes Teixeira no sentido da Avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho. “Outra mudança será mão única na Rua São Benedito no sentido do Clube Chinês até a BR–356”, comentou.
O secretário Mário Rocha Filho foi recebido, cordialmente, na quinta (24), pelo comandante da Capitania dos Portos de São João da Barra, Capitão Luiz Carlos, que concordou com a justificativa da secretaria de Transportes e Trânsito na questão da retirada dos guarda corpo que ficam localizados em frente à Capitania para que seja implantada a Ciclo Faixa para utilização de cadeirantes e ciclistas.
O secretário lembra que a partir do dia 29 o DEMUTRAN – Departamento Municipal de Trânsito, através dos agentes da autoridade de trânsito da Guarda Municipal estarão autuando os condutores infratores. “Esse trabalho está sendo realizado graças ao apoio incondicional do governo que promove total integração entre todas as secretarias”.
DEMUTRAN realiza vistoria em táxi de SJB
A secretaria de Transportes e Trânsito de São João da Barra através do Departamento Municipal de Trânsito – DEMUTRAN realizou nesta sexta-feira (25), vistoria em todos os táxis que estão circulando no município. A finalidade é averiguar se os veículos estão em bom estado de conservação e se já estão operando com o taxímetro, tendo em vista, que estavam utilizando o sistema de planilha de preços e locais.
Segundo o gerente do DEMUTRAN, subtenente Getúlio Almeida de Souza, na vistoria foi observado se o veículo portava equipamentos obrigatórios, sinalização e iluminação, freios, pneus e rodas, climatização, condições do veículo, itens de segurança para deficientes, segurança em geral e chassi.
“A nossa função foi identificar se o veículo estava em condições de trabalho para oferecer maior conforto e segurança aos usuários que utilizam esse tipo de transporte”, comentou Getúlio que no momento do serviço contou com o apoio do eletricista José Antônio e do mecânico Heraldo de Souza, além da equipe de fiscalizadores do DEMUTRAN Willis de Azevedo, Rodrigo Ferreira e Lucélia Inácio da Silva.
Também serão fiscalizados os pontos fixos de táxi localizados na Rua Barão de Barcelos em frente a Rodoviária, na Rua João Francisco de Almeida em frente ao Posto de Saúde, em Grussaí em frente ao SESC, na Avenida Liberdade e do outro lado da Lagoa próximo ao PU, em Cajueiro na BR-356 e em Palacete em frente ao Posto de Saúde.
Fonte: Secom - SJB
quinta-feira, 10 de outubro de 2013
Instituto de Pesos e Medidas faz aferição dos táxis de SJB este mês
Os taxistas de São João da Barra devem ficar atentos, pois o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro(Ipem-RJ) vai realizar a verificação periódica e atualização de tarifa em todos os carros que circulam no município. A vistoria nos dez táxis de São João da Barra está marcada para acontecer entre os dias 23 e 25 de outubro e será realizada na cidade vizinha de Campos, na sede da Regional, localizada à Rua Voluntários da Pátria, 235, centro.
Na tarde desta quarta-feira (09/10), o secretário e o subsecretário de Transportes e Trânsito, Mário Rocha Filho e Leandro Ferreira receberam a visita do Superintendente do IPEM, Antônio Araújo, para tratar de assuntos referentes à aferição e certificação dos taxistas, entre outros.
De acordo com o subsecretário Leandro Ferreira, a convocação dos taxistas para a verificação dos carros será publicada em diário oficial do município. Ele ainda diz que após a vistoria do IPEM, os táxis do município também passarão por uma vistoria da secretaria de Transportes e Trânsito, e logo usarão os dois selos, um do IPEM e outro da secretaria.
Para a realização do serviço, o taxista deve retirar a Guia de Recolhimento da União (GRU), no valor de R$ 37,50, diretamente na regional do IPEM de Campos. O profissional deve ficar atento ainda aos documentos necessários para a realização da verificação. O não comparecimento para verificação e consequente colocação do selo de para-brisa será considerado como falta, estando o taxista sujeito à penalidade de multa.
No caso do permissionário que não puder efetuar a verificação no prazo estabelecido no calendário, será necessário requerer junto a regional do IPEM Campos, dentro do período de verificação, novo prazo para realização do serviço.
“É importante ressaltar que o pedido de prazo não autoriza o permissionário angariar passageiro sem a verificação do veículo”, explicou o superintendente do IPEM, Antônio Araújo.
O Programa de Mobilidade Urbana, desenvolvido pela secretaria de Transportes e Trânsito de São João da Barra, teve oserviço de táxi no município autorizado em 2011. Os taxistas, que se adequaram à Legislação Municipal, chegaram a participar de um curso de capacitação para motoristas promovido pela prefeitura em parceria com o Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), em outubro de 2011.
Atualmente, os taxistas estão utilizando uma tabela taximétrica elaborada pela secretaria de Transportes e Trânsito, que está prevista no Artigo 8º da Lei Federal 12.468 de 2011, que regulamenta a profissão de taxista com municípios que possuem até 50 mil habitantes.
O secretário de Transportes e Trânsito, Mário Rocha Filho, disse que a secretaria busca levar cada vez mais, os melhores serviços para a população. “Foi um pedido do prefeito Neco, para que nós resolvêssemos essas questões de transporte e trânsito no município", acrescentando que a colocação dos taxímetros será importante para que o valor seja justo tanto para o passageiro como para o taxista. Além disso, o usuário poderá fiscalizar o taxista observando se o taxímetro foi ligado na sua presença com a bandeirada ou tarifa inicial de R$ 3,97.
DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA O DIA DA VERIFICAÇÃO:
*Ofício da secretaria de Transportes e Trânsito;
* Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) de 2012 ou 2013, DUT, RENAVAM, Certificado verdinho no nome do permissionário;
* Guia de Recolhimento da União (GRU) quitada;
* Certificado de Segurança Veicular (GNV) dentro do prazo de validade com a foto do veículo (caso exista);
* Comprovante de residência com no máximo de 60 dias;
* Número de telefone;
* Qualquer documento de identidade, com foto, do permissionário.
Fonte: Ururau
sábado, 5 de outubro de 2013
Antiga fábrica da Tecex deve sediar DETRAN
Na próxima semana São João da Barra vai receber a visita de equipe técnica do DETRAN/RJ, com a finalidade de conhecer a área que a prefeitura está disponibilizando (antiga fábrica da Tecex) para a implantação do órgão no município. A agenda foi marcada na última quinta-feira (3), durante reunião no Rio de Janeiro, entre o prefeito José Amaro de Souza (Neco) e o presidente do DETRAN, Fernando Avelino. Também participaram o deputado estadual João Peixoto, o vereador Eziel Pedro, o chefe de Gabinete Antônio Neves e o secretário de Fazenda, Ranulfo Vidigal.
Desde que São João da Barra implantou a municipalização do trânsito, o governo vem buscando melhorias para a área de transportes, a exemplo das propostas de mobilidade urbana, que foram apresentadas a população em duas audiências públicas. Assim como o transporte de passageiros ao preço de R$ 0,90 circulando em todo o município, além das etapas de capacitação de agentes para controle e fiscalização no trânsito.
A vinda do Departamento de Trânsito para São João da Barra vai possibilitar ao proprietário de veículos do município maior comodidade para serviços de emplacamento, vistoria e carteira de habilitação. Tudo isso vai garantir maior eficácia e satisfação do cliente, especialmente com relação a vistoria, que acontecia uma vez a cada mês, quando o serviço não era remarcado.
Enquanto isso, a prefeitura já sacramentou o acesso ao sistema do DETRAN com a recente assinatura do convênio, que possibilita ao município levantar dados dos veículos registrados para a aplicação de multas. No entanto, o prefeito vem declarando que antes de tudo "o nosso interesse maior é continuar com o trabalho educativo voltado para toda a população”. E lembrou que a arrecadação das possíveis infrações terá um retorno de 100% para o município. O prefeito também vem reivindicando a instalação de semáforos eletrônicos nas ruas onde há maior fluxo de veículos.
Fonte: Secom - SJB
quarta-feira, 11 de setembro de 2013
Estilista sanjoanense cria traje típico da Miss Rio
O estilista e carnavalesco Geraldo Lopes, entregou ontem o traje típico confeccionado por ele para a Miss Rio de Janeiro, Orama Valentin, participar no próximo dia 28 do Miss Brasil 2013, em Minas Gerais.
Segundo Geraldo, o traje promete surpreender todo o júri e público presente.
- Orama é super simpática e tenho certeza que a roupa vai ficar belíssima na jovem que é muito simpática e trás consigo uma energia muito positiva. Estamos torcendo pela vitória de Orama - disse.
O título de Miss Rio de Janeiro 2013 foi para Orama, do município de Campos dos Goytacazes. Ela recebeu a coroa da vencedora do concurso estadual no ano passado, Rayanne Morais, que é noiva do cantor Latino, e ganhou a faixa das mãos da Miss Brasil 2012, Gabriela Markus. O concurso foi realizado no último dia 11, na Cidade do Samba, no Rio de Janeiro.
Orama concorreu com outras 18 candidatas e não conteve o choro ao ser anunciada como vencedora. Ela vai enfrentar misses de todos os Estados no dia 28 de setembro no Miss Brasil 2013.
A estudante de filosofia e campista, emocionada, não conteve o choro ao ser anunciada como vencedora e disse que irá honrar o posto.
- A emoção de ser Miss Rio de Janeiro é incomparável, porque representar esse estado é uma alegria. A ficha ainda não caiu, mas vou honrar meu Rio de Janeiro com todo amor que a mulher fluminense traz no coração. O segredo é ter Deus no coração, energia e caráter - conclui.
Segundo Geraldo, o traje promete surpreender todo o júri e público presente.
- Orama é super simpática e tenho certeza que a roupa vai ficar belíssima na jovem que é muito simpática e trás consigo uma energia muito positiva. Estamos torcendo pela vitória de Orama - disse.
O título de Miss Rio de Janeiro 2013 foi para Orama, do município de Campos dos Goytacazes. Ela recebeu a coroa da vencedora do concurso estadual no ano passado, Rayanne Morais, que é noiva do cantor Latino, e ganhou a faixa das mãos da Miss Brasil 2012, Gabriela Markus. O concurso foi realizado no último dia 11, na Cidade do Samba, no Rio de Janeiro.
Orama concorreu com outras 18 candidatas e não conteve o choro ao ser anunciada como vencedora. Ela vai enfrentar misses de todos os Estados no dia 28 de setembro no Miss Brasil 2013.
A estudante de filosofia e campista, emocionada, não conteve o choro ao ser anunciada como vencedora e disse que irá honrar o posto.
- A emoção de ser Miss Rio de Janeiro é incomparável, porque representar esse estado é uma alegria. A ficha ainda não caiu, mas vou honrar meu Rio de Janeiro com todo amor que a mulher fluminense traz no coração. O segredo é ter Deus no coração, energia e caráter - conclui.
Ex-prefeita de São João da Barra aceita sugestões para escolha de partido
A ex-prefeita de São João da Barra, Carla Machado, divulgou em sua página no facebook que estará aceitando sugestões para qual partido irá seguir para disputar a eleição de Deputada Estadual.
Confira o post:
"Como pré-candidata a Dep.Estadual tenho até o dia 05 de outubro para definir por qual Partido Político me candidatarei ...Tenho à convite, conversado com dirigentes de várias agremiações...A opinião de vcs é muito importante para mim...Mandem-me mensagens (de preferência inbox) com sugestões, ok?
Dessa forma vcs me ajudarão a fazer a melhor escolha..."
Carla Machado
sexta-feira, 6 de setembro de 2013
Encontrado morto homem desaparecido há mais de 12 horas em São João da Barra
Após várias buscas, o corpo de Wilson Júnior Teixeira Machado, de 35 anos, foi encontrado no Rio Paraíba do Sul, próximo a Praça de São Pedro, no início da manhã de hoje. O corpo foi levado para os Instituto Médico Legal (IML), em Campos dos Goytacazes, onde passará por necropsia e após isso, liberado para sepultamento.
Desaparecido desde a tarde de ontem enquanto pescava com seu pai na ilha de Campo Novo de Cacimba, próximo a Barcelos, distrito de São João da Barra.
De acordo com informações da irmã, Janaina Machado, Júnior teria sido visto pela última vez pelo seu pai, Wilson, dentro de uma barraca onde estavam acampados.
- Meu irmão, às 16h, foi até a um brejo colocar as redes e depois disso não voltou, logo meu pai ligou para o Corpo de Bombeiros para iniciar a procura. A Defesa Civil, desde que foi acionada, está dando apoio nas buscas – disse.
Janaina acrescenta ainda que ele possa ter caído no rio ou ter sido levado por algum pescador para o Pronto Socorro em Campo Novo de Cacimba, mas até o momento nenhuma informação e as buscas continuam.
Desaparecido desde a tarde de ontem enquanto pescava com seu pai na ilha de Campo Novo de Cacimba, próximo a Barcelos, distrito de São João da Barra.
De acordo com informações da irmã, Janaina Machado, Júnior teria sido visto pela última vez pelo seu pai, Wilson, dentro de uma barraca onde estavam acampados.
- Meu irmão, às 16h, foi até a um brejo colocar as redes e depois disso não voltou, logo meu pai ligou para o Corpo de Bombeiros para iniciar a procura. A Defesa Civil, desde que foi acionada, está dando apoio nas buscas – disse.
Janaina acrescenta ainda que ele possa ter caído no rio ou ter sido levado por algum pescador para o Pronto Socorro em Campo Novo de Cacimba, mas até o momento nenhuma informação e as buscas continuam.
quarta-feira, 4 de setembro de 2013
G.R.E.S. Congos realizará churrascão
O Grêmio Recreativo Escola de Samba Congos realizará no próximo dia 29 de Setembro, no Clube Democrata, o grande churrascão com objetivo de angariar fundos para o carnaval 2014. A tarde será de muito samba ao som da bateria furiosa do Congos, além da escola convidada Madureira do Turf, de Campos dos Goytacazes, também terá pagode com as bandas Free Samba e Pura Simpatia, Dj Andinho, passistas, rainhas, madrinhas, sem contar do delicioso churrasco que será servido.
Os primeiros 200 ingressos serão acompanhados de uma camisa com o novo brasão do G.R.E.S. Congos Guerreiro no valor de 20 reais. Os convites já podem ser adquiridos com qualquer membro da diretoria da Escola.
Segundo o presidente, Thiago Araújo, este será o primeiro de muitos eventos que serão realizados ainda neste ano.
- O evento vem para confirmar o sucesso do nosso desfile. Para isso, precisamos nos organizar para mostrar novamente um belíssimo e luxuoso carnaval, digno da família congolesa – disse.
Thiago acrescenta ainda que o segundo evento será o lançamento do enredo para o próximo carnaval.
- Já estamos a todo vapor. A nossa agenda já está com bastante eventos até o final do ano. Constamos com a presença de todos para que juntos possamos mostrar mais uma vez um luxuoso carnaval – conclui.
Em abril do ano passado, a chapa única foi apresentada e aprovada por unanimidade, ficando composta por 32 membros. Por motivos pessoais, o presidente José Luiz Barreto, de 25 anos, precisou se afastar e o jovem Thiago Araújo, integrante da escola durante anos, assumiu a presidência a partir do dia 14 de junho deste ano.
O Congos já está com seu enredo pronto para o carnaval 2014 e levará para a Avenida do Samba cerca de 600 foliões, incluindo passistas, madrinha, bateria, velha guarda, mestre-sala e porta-bandeira.
A equipe de carnaval é formada por Geraldo Lopes, João Batista Azevedo e Roberto Martins.
Salgueiro é o caldeirão!
No último sábado de agosto, dia 31, uma galera animadíssima curtiu muito samba na quadra da Escola de Samba Salgueiro, no Rio de Janeiro, com a presença da madrinha da bateria, Viviane Araújo e da sambista Adriana Bombom.
No camarote ao lado da bateria os amantes do samba curtiram uma noite de muita alegria. De São João da Barra foram os amigos Luiz Fabiano Machados, Geraldo Lopes, Ian Machado, Jonivan Bastos, Milena Luiz, Fabiano Silva, Sabrina Queiroz, Thainá da Silva, Priscila Cruz, Hugo Meireles, Olinda e seu esposo, Suilla Esmeraldo e Wendel Moço.
Após a grande apresentação de passistas ao som de um grupo de pagode, foi a vez da bateria mostrar seu agito. Na noite prá lá de especial, foram apresentados 12 sambas para o carnaval 2014 do Salgueiro que tem o enredo intitulado “Gaia”.
Aula inaugural aborda qualificação profissional
A noite de ontem, terça-feira (03), foi marcada por aula inaugural no Ciep Municipalizado Glaydes Teixeira, com os cursos de qualificação profissional de Almoxarife e Auxiliar Administrativo. Uma parceria da prefeitura de São João da Barra, através da secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) que oferecem os cursos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Ao todo, 45 vagas foram oferecidas para cada curso com inscrições realizadas nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). A duração para o curso de Auxiliar Administrativo é de 160h, já o de Almoxarife é de 180h. Os alunos ainda receberão uma bolsa auxílio de R$ 2,00 por hora totalizando R$ 8,00 por aula, realizadas três dias na semana. Na primeira aula foi explicada a metodologia e as técnicas dos cursos, além dos alunos receberem seus materiais didáticos.
De acordo com o Gerente do SENAC Campos, Luciano Henriques, o curso de qualificação profissional, é uma iniciativa também para o aluno que pretende ingressar em um curso técnico, podendo reduzir as horas aulas já cursadas. "É um curso voltado para trabalhadores, estudantes de ensino médio e beneficiários de programas federais de transferência de renda, com duração mínima de dois meses", disse acrescentando que o objetivo é oferecer qualidade de ensino aumentando as oportunidades profissionais.
A secretária de Assistência Social, Denise Esteves, compareceu à aula inaugural, para dar boas vindas aos novos alunos e disse que este é um momento importante para cada um, que busca a qualificação para estar preparado no mercado de trabalho. “Estamos sempre buscando parceria com instituições de credibilidade para trazer ao município novos cursos, o nosso compromisso é preparar o sanjoanense para competir às vagas de emprego, pois com a chegada do Porto do Açu, muitas oportunidades surgiram e cada munícipe deve estar qualificado para este momento de desenvolvimento”, finalizou.
Fonte: Secom - SJB
2ª Etapa de Cadastramento do Programa Minha Casa Minha Vida será em Sabonete
A Prefeitura de São João da Barra através da Secretaria de Assistência Social Trabalho e Direitos Humanos em parceria com a Caixa Econômica Federal realizará a 2ª Etapa cadastramento dos interessados em participar do Programa Minha Casa Minha Vida nesta quarta-feira, às 14h, na Subprefeitura de Sabonete visando atender a demanda das famílias do 5º distrito do município. Posteriormente será elaborado um diagnostico familiar do perfil das pessoas que serão beneficiadas pelo programa.
De acordo com o coordenador do Departamento de Habitação e Interesse Social, Ricardo Sá, a 1ª Etapa aconteceu no mês de agosto no Centro da cidade. — Vamos analisar o perfil de cada cadastrado e divulgar em seguida a lista dos beneficiados. Caso o número não seja alcançado, outras famílias que tiverem o interesse vão poder se cadastrar em todos os CRAS do município. Primeiro serão escolhidas as mulheres que são chefes de família e possuem filho pequeno. Em seguida, pessoas idosas ou portadores de necessidades especiais e, por fim, famílias com a maior quantidade de filhos menores — finalizou Ricardo acrescentando que todos os casos a renda deverá girar em torno de 0 a 3 salários mínimos.
Durante a 2ª Etapa de cadastramento formaremos uma equipe responsável em analisar os cadastros já existentes nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) espalhados pelos distritos do município. Em março, a Prefeitura assinou um Termo de Adesão com a Caixa Econômica Federal para a execução do Programa. Pelo convênio, o governo federal, por meio do Ministério das Cidades, arca com o valor das unidades habitacionais. O município, como contrapartida, disponibiliza a área para construção e fica responsável por toda infraestrutura e também pela definição da empresa para a edificação dos imóveis.
Fonte: Secom - SJB
Levantamento topográfico da foz do Rio Paraíba do Sul levado a Brasília
Buscando angariar recursos federais para o município, o prefeito de São João da Barra, José Amaro de Souza ( Neco) cumpriu uma extensa agenda em Brasília na semana passada. Ao todo, Neco esteve em três ministérios (Comunicações, Esportes e Pesca) e conseguiu importantes avanços nas respectivas áreas.
Durante a visita, o prefeito Neco e sua cúpula se reuniu com Margarett Cabral, chefe de Gabinete do Ministro da Pesca Marcelo Crivella e o diretor nacional do Departamento de Infraestrutura e Logística, Jorge da Silva Júnior. Na pauta, a busca por recursos para o trabalho de desassoreamento da foz do rio Paraíba do Sul, visando melhorar as condições de navegabilidade tanto da foz quanto nos canais, trazendo melhores condições de trabalho para a classe pesqueira. Neco informou que a chefe de gabinete e o secretário nacional garantiram que o desassoreamento da foz é uma das prioridades do Ministério.
“Para embasar nossos argumentos a respeito da importância desse projeto, levamos um levantamento fotográfico feito pela secretaria de Meio Ambiente e ele foi muito importante para mostrarmos as condições de navegabilidade existentes hoje e a urgência dessa ação. Os estudos técnicos para o projeto executivo que vai anteceder todo o trabalho começarão em breve, em caráter de urgência”, informou o prefeito.
Neco se reuniu também com o diretor do Departamento de Infraestrutura para Inclusão Digital, Américo Tristão e recebeu a notícia que o projeto de implantação da fibra ótica em São João da Barra está entre os 400 selecionados pelo Ministério das Comunicações, dentre os mais de 1.800 que foram apresentados. A previsão é que ainda este ano inicie a implantação da fibra ótica no município. Todas as obras e equipamentos ficarão por conta do Ministério, inclusive o servidor. A contrapartida do município é apenas oferecer um espaço de 18 metros quadrados, dentro das especificações técnicas definidas pelo Ministério, para a instalação. O objetivo da fibra ótica é dotar os municípios brasileiros de condições para o desenvolvimento de alta tecnologia, além de modernização da administração pública, permitindo a implantação de programas e sistemas que visem oferecer melhores serviços aos cidadãos.
No Ministério do Esporte, o prefeito esteve reunido com o subsecretário nacional de Projetos Esportivos para a Adolescência e Terceira Idade, Randal Tavares, onde foi apresentado o projeto Vida Melhor, cujo edital será publicado na primeira quinzena deste mês.
“Vamos trazer esse projeto para São João da Barra, para que nossos jovens da Melhor Idade possam ter atividades direcionadas ao bem-estar e à melhoria da qualidade de vida”, disse o prefeito Neco.
Em seguida, o prefeito e sua cúpula se reuniram com chefe de Gabinete do Ministro Aldo Rebelo, João Luiz dos Santos. O tema da conversa foi o projeto da Vila Olímpica, que será construída em parceria com o governo do Estado. João Luiz disse que ficou impressionado e adiantou que o projeto já está sendo incluído no orçamento deste ano.
Fonte: Secom - SJB
Durante a visita, o prefeito Neco e sua cúpula se reuniu com Margarett Cabral, chefe de Gabinete do Ministro da Pesca Marcelo Crivella e o diretor nacional do Departamento de Infraestrutura e Logística, Jorge da Silva Júnior. Na pauta, a busca por recursos para o trabalho de desassoreamento da foz do rio Paraíba do Sul, visando melhorar as condições de navegabilidade tanto da foz quanto nos canais, trazendo melhores condições de trabalho para a classe pesqueira. Neco informou que a chefe de gabinete e o secretário nacional garantiram que o desassoreamento da foz é uma das prioridades do Ministério.
“Para embasar nossos argumentos a respeito da importância desse projeto, levamos um levantamento fotográfico feito pela secretaria de Meio Ambiente e ele foi muito importante para mostrarmos as condições de navegabilidade existentes hoje e a urgência dessa ação. Os estudos técnicos para o projeto executivo que vai anteceder todo o trabalho começarão em breve, em caráter de urgência”, informou o prefeito.
Neco se reuniu também com o diretor do Departamento de Infraestrutura para Inclusão Digital, Américo Tristão e recebeu a notícia que o projeto de implantação da fibra ótica em São João da Barra está entre os 400 selecionados pelo Ministério das Comunicações, dentre os mais de 1.800 que foram apresentados. A previsão é que ainda este ano inicie a implantação da fibra ótica no município. Todas as obras e equipamentos ficarão por conta do Ministério, inclusive o servidor. A contrapartida do município é apenas oferecer um espaço de 18 metros quadrados, dentro das especificações técnicas definidas pelo Ministério, para a instalação. O objetivo da fibra ótica é dotar os municípios brasileiros de condições para o desenvolvimento de alta tecnologia, além de modernização da administração pública, permitindo a implantação de programas e sistemas que visem oferecer melhores serviços aos cidadãos.
No Ministério do Esporte, o prefeito esteve reunido com o subsecretário nacional de Projetos Esportivos para a Adolescência e Terceira Idade, Randal Tavares, onde foi apresentado o projeto Vida Melhor, cujo edital será publicado na primeira quinzena deste mês.
“Vamos trazer esse projeto para São João da Barra, para que nossos jovens da Melhor Idade possam ter atividades direcionadas ao bem-estar e à melhoria da qualidade de vida”, disse o prefeito Neco.
Em seguida, o prefeito e sua cúpula se reuniram com chefe de Gabinete do Ministro Aldo Rebelo, João Luiz dos Santos. O tema da conversa foi o projeto da Vila Olímpica, que será construída em parceria com o governo do Estado. João Luiz disse que ficou impressionado e adiantou que o projeto já está sendo incluído no orçamento deste ano.
Fonte: Secom - SJB
quarta-feira, 24 de julho de 2013
População de SJB ganha Transporte Público Coletivo a R$ 0,90
O prefeito de São João da Barra, José Amaro de Souza (Neco) e a proprietária da empresa de ônibus Campostur, Alcinéia Lima Azevedo, assinaram nesta terça-feira (23), na sede da Prefeitura, o contrato para homologação da Licitação do Transporte Público Coletivo Municipal, que tem validade de 15 anos. “Estamos vivendo momento histórico com a implantação deste sistema de transporte que facilitará a circulação da população dentro do município aquecendo a economia local e o turismo”, disse Neco que estipulou o preço da passagem em R$ 0,90.
“O transporte público é imprescindível para a vitalidade econômica, a justiça social, a qualidade de vida e a eficiência das cidades modernas, além de uma alternativa de transporte em substituição ao automóvel, visando à redução da poluição ambiental, os congestionamentos, acidentes de trânsito e necessidade de investimento em obras viárias caras”, disse o prefeito informando que logo após a assinatura do contrato a secretaria de Transporte expediu a ordem de serviço para a empresa vencedora da licitação, que tem o prazo de 30 dias para cumprir as exigências.
Segundo o secretário de Transporte, Mário Rocha, a previsão é de que no dia 24 de agosto os ônibus já estejam operando pelo município. “Um exemplo de que a população será beneficiada com o transporte coletivo municipal é o fato de que os moradores da praia do Açu não pagarão mais o valor de R$ 7,50 para chegar ao Centro da cidade”, comentou Mário acrescentando que a secretaria de Transporte através do departamento municipal de Trânsito ficará responsável pela operacionalização e fiscalização do Transporte Público Coletivo Municipal.
“Entre as exigências a empresa terá que cumprir o sistema de bilhetagem eletrônica, que permitirá o controle do número de passageiros em tempo real; o sistema de tecnologia embarcada que compreende o uso de GPS e televisões para informações diversas incluindo roteiros. A empresa deverá ter um quantitativo de 15 ônibus circulando pelas oito linhas e dois de reserva sendo que a média dos coletivos deverá ficar com cinco anos de uso. Os ônibus deverão conter a logomarca do município para facilitar a visualização dos usuários. Mais de 70% da frota deverá ser adaptada a portadores de deficiência, entre outras”, disse o secretário ressaltando que a princípio o controle de passageiros será feito através de catraca.
De acordo com o subsecretário de Transporte, Leandro Ferreira, o custo do sistema vai ficar em torno de R$ 300 mil por mês, sendo que a prefeitura subsidiará parte dessa quantia. “A partir do momento em que a empresa conseguir chegar a esse valor através do número de passageiros mensal a prefeitura não precisará mais subsidiar o Sistema de Transporte Público Coletivo Municipal”, explicou Leandro dando destaque para a previsão de crescimento populacional em função do Super Porto do Açu.
A responsável pela empresa Campostur, Alcinéia Lima, declarou que está feliz em dar continuidade à luta de seu pai que atuou durante vários anos a frente da empresa. “Esperamos atender aos anseios da população e nos colocamos a disposição de todos para oferecer um serviço de qualidade, porém estamos preparados para receber sugestões e críticas construtivas visando nos adequar ao máximo a demanda de usuários”, explanou Alcinéia que já está se preparando para cumprir o prazo de 30 dias para colocar em prática o funcionamento das linhas.
Participaram da solenidade secretários municipais e assinando como testemunhas do contrato o presidente da Câmara de Vereadores Aluízio Siqueira, vereador líder do governo Alex Firme e os vereadores Elízio Motos, Soninha Ferreira e Eziel Pedro da Silva.
Recentemente a Câmara de Vereadores aprovou o Projeto de Lei nº 038/13 que autoriza a Prefeitura a abrir crédito adicional especial no valor de R$ 1.342.562.88 para subsidiar o transporte público coletivo municipal que será subdividido em cinco setores de atendimento englobando oito linhas de ônibus. Os coletivos vão circular pelos bairros com a finalidade de facilitar a compreensão da população quanto aos deslocamentos de origem e destino das linhas propostas, independentemente, do itinerário e sentido de deslocamento desejado pelo usuário.
O secretário de Transporte, Mário Rocha, acompanhado de sua equipe participou no início do mês do Seminário Nacional NTU 2013 e da Feira Transpúblico, realizado na cidade de São Paulo voltado para o tema Mobilidade Sustentável para o Brasil Competitivo, com foco no transporte público coletivo urbano, com ideias e sugestões para melhor aplicabilidade deste essencial serviço a população. “Foi importante a nossa presença neste evento para conhecermos os produtos utilizados para fiscalizar o quantitativo de passageiros com o intuito de ter o acesso ao controle real de usuários evitando o desperdiço do dinheiro público, tendo em vista, que o mês que não tiver necessidade de passar o subsídio para a empresa Campostur devido o número de passageiros estiver alcançado à média proposta isso não será feito”, destacou.
Os setores foram denominados da seguinte maneira: Setor 10 – São João da Barra / Atafona / Grussaí, Setor 20 – Barcelos / Degredo / Cajueiro, Setor 30 – Projeto Urbanístico na antiga Fazenda Pontinhas (destinado à área desta futura centralidade, em face de sua proximidade com a ligação dos setores 10, 20 e 40, provavelmente nos próximos dez anos virá a exigir transporte coletivo de passageiros), Setor 40 – Porto do Açu / Distrito Industrial e Setor 50 – Barra do Açu / Pipeiras / Barra do Jacaré / Sabonete.
O Setor 10 terá a Linha 11 – Centro / Atafona / Grussaí (Linha circular com itinerário no sentido horário, partindo da Rodoviária de São João da Barra circulando pela rodovia BR-356 até a praia de Atafona, seguindo pela orla até a praia de Grussaí, passando pela Lagoa e retornando via SESC-MG, pela rodovia BR-356, passando pelo Centro de São João da Barra retornando à Rodoviária) e a Linha 12 – Centro / Grussaí / Atafona (Linha circular com itinerário no sentido anti-horário, partindo da Rodoviária de São João da Barra, circulando pelo Centro até o bairro de Fátima, após pela rodovia BR-356 até a praia de Grussaí via SESC-MG e passando pela Lagoa, circulando pela orla até a praia de Atafona, desta pela rodovia BR-356, Avenida Rotary, retornando à Rodoviária).
Setor 20 englobará a Linha 21 – Centro / Barcelos (Linha radial com itinerário no sentido horário partindo da rodoviária, circulando pela rodovia BR-356 até Atafona via orla até Grussaí e pela rodovia BR 356, passando por Cajueiro e Degredo até Barcelos, com ponto final em Roças Velhas. Partindo de Roças Velhas em Barcelos, pela rodovia BR-356, passando por Degredo e Cajueiro e seguindo pela rodovia BR-356, retornando á Rodoviária) e a Linha 22 – Centro / Barcelos (Linha radial com itinerário no sentido anti-horário, passando pelo Centro e Beira Rio Até Bairro de Fátima e pela rodovia BR-356 até Cajueiro e Degredo, chegando a Barcelos com ponto final em Roças Velhas. Partindo de Roças Velhas em Barcelos e pela rodovia BR-356, passando por Degredo e Cajueiro, acessando a praia de Grussaí, seguindo pela orla até a praia de Atafona e seguindo pela rodovia BR-356, retornando à rodoviária).
No Setor 40, a Linha 41 – Centro – Porto do Açu (Linha radial, partindo da rodoviária, passando pelo centro e beira rio até o Bairro de Fátima e, via antigo leito da RFFSA, até Cajueiro, dali pela SB-24 - Estrada do Galinheiro até o Porto do Açu. Retornando do Porto do Açu, pela Estrada do Galinheiro/Cajueiro até Cajueiro, via do antigo leito da RFFSA até o bairro de Fátima e via beira rio ao Centro, retornando a Rodoviária) e a Linha 42 – Centro / Barcelos / Porto do Açu (Linha radial partindo da Rodoviária e seguindo pela rodovia BR-356, passando por Cajueiro, Degredo até Barcelos, dali até o trevo de Caetá e pela rodovia RJ-196, passando por Vila Abreu, assentamento rural – Vila da Terra em Palacete e Pipeiras, rótula da RJ-240, dali pela Estrada de acesso até o Porto do Açu. Retornando do Porto do Açu, pela estrada de acesso até a rótula da RJ-240, dali até Pipeiras e pela rodovia RJ-196, passando por Palacete e Vila Abreu até o trevo de Caetá e pela rodovia BR-356 até Barcelos, retornando pela rodovia passando por Degredo, Cajueiro e retornando à Rodoviária).
Setor 50, Linha 51 – Centro / Barra do Açu (Linha radial partindo da rodoviária e seguindo pela rodovia BR-356, passando por Cajueiro, Degredo, dali até o trevo de Caetá e via rodovia RJ-240, passando por rótula com a estrada de acesso ao Porto do Açu, Água Preta, mato Escuro, Bajuru, Azeitona, entrada de Quixaba, Capela de São Pedro até Barra do Açu. Retornando de Barra do Açu pela rodovia RJ-240, passando por Capela São Pedro, entrada de Quixaba, Azeitona, Bajuru, Mato Escuro, Água Preta, rótula da estrada de acesso ao Porto do Açu até o trevo de Caetá e pela rodovia BR-356, passando por Degredo, Cajueiro e retornando à rodoviária) e a Linha 52 – Centro / Barcelos / Barra do Açu (Linha radial, partindo da Rodoviária, passando pelo Centro e beira rio até o bairro de Fátima, dali pela rodovia BR-356, passando por Cajueiro, Degredo até Barcelos, retornando pela rodovia BR-356 até o trevo de Caetá, dali pela rodovia RJ-196, passando por Vila Abreu, assentamento rural Vila da Terra em Palacete e Pipeiras, Campo de Areia I, Barra do Jacaré, Sabonete, estradas sul até Cazumbá e estrada norte em retorno até Sabonete, dali até Água Preta e pela rodovia RJ-240, passando por mato Escuro, Bajuru, Azeitona, entrada de Quixaba, Capela de São Pedro até Barra do Açu. Retornando de Barra do Açu pela rodovia RJ-240, passando por Capela de São Pedro, entrada de Quixaba, Azeitona, Bajuru, Mato Escuro, Água Preta e pela rodovia RJ-196, passando por Sabonete, estrada norte até Cazumbá e retornando pela estrada sul até Sabonete, dali até Barra do Jacaré, Campo de Areia I, Pipeiras, Palacete, Vila Abreu, até o trevo de Caetá e pela rodovia BR-356 até Barcelos, retornando pela rodovia BR-356 passando por Degredo, Cajueiro e retornando à Rodoviária).
Fonte: Secom - SJB
“O transporte público é imprescindível para a vitalidade econômica, a justiça social, a qualidade de vida e a eficiência das cidades modernas, além de uma alternativa de transporte em substituição ao automóvel, visando à redução da poluição ambiental, os congestionamentos, acidentes de trânsito e necessidade de investimento em obras viárias caras”, disse o prefeito informando que logo após a assinatura do contrato a secretaria de Transporte expediu a ordem de serviço para a empresa vencedora da licitação, que tem o prazo de 30 dias para cumprir as exigências.
Segundo o secretário de Transporte, Mário Rocha, a previsão é de que no dia 24 de agosto os ônibus já estejam operando pelo município. “Um exemplo de que a população será beneficiada com o transporte coletivo municipal é o fato de que os moradores da praia do Açu não pagarão mais o valor de R$ 7,50 para chegar ao Centro da cidade”, comentou Mário acrescentando que a secretaria de Transporte através do departamento municipal de Trânsito ficará responsável pela operacionalização e fiscalização do Transporte Público Coletivo Municipal.
“Entre as exigências a empresa terá que cumprir o sistema de bilhetagem eletrônica, que permitirá o controle do número de passageiros em tempo real; o sistema de tecnologia embarcada que compreende o uso de GPS e televisões para informações diversas incluindo roteiros. A empresa deverá ter um quantitativo de 15 ônibus circulando pelas oito linhas e dois de reserva sendo que a média dos coletivos deverá ficar com cinco anos de uso. Os ônibus deverão conter a logomarca do município para facilitar a visualização dos usuários. Mais de 70% da frota deverá ser adaptada a portadores de deficiência, entre outras”, disse o secretário ressaltando que a princípio o controle de passageiros será feito através de catraca.
De acordo com o subsecretário de Transporte, Leandro Ferreira, o custo do sistema vai ficar em torno de R$ 300 mil por mês, sendo que a prefeitura subsidiará parte dessa quantia. “A partir do momento em que a empresa conseguir chegar a esse valor através do número de passageiros mensal a prefeitura não precisará mais subsidiar o Sistema de Transporte Público Coletivo Municipal”, explicou Leandro dando destaque para a previsão de crescimento populacional em função do Super Porto do Açu.
A responsável pela empresa Campostur, Alcinéia Lima, declarou que está feliz em dar continuidade à luta de seu pai que atuou durante vários anos a frente da empresa. “Esperamos atender aos anseios da população e nos colocamos a disposição de todos para oferecer um serviço de qualidade, porém estamos preparados para receber sugestões e críticas construtivas visando nos adequar ao máximo a demanda de usuários”, explanou Alcinéia que já está se preparando para cumprir o prazo de 30 dias para colocar em prática o funcionamento das linhas.
Participaram da solenidade secretários municipais e assinando como testemunhas do contrato o presidente da Câmara de Vereadores Aluízio Siqueira, vereador líder do governo Alex Firme e os vereadores Elízio Motos, Soninha Ferreira e Eziel Pedro da Silva.
Recentemente a Câmara de Vereadores aprovou o Projeto de Lei nº 038/13 que autoriza a Prefeitura a abrir crédito adicional especial no valor de R$ 1.342.562.88 para subsidiar o transporte público coletivo municipal que será subdividido em cinco setores de atendimento englobando oito linhas de ônibus. Os coletivos vão circular pelos bairros com a finalidade de facilitar a compreensão da população quanto aos deslocamentos de origem e destino das linhas propostas, independentemente, do itinerário e sentido de deslocamento desejado pelo usuário.
O secretário de Transporte, Mário Rocha, acompanhado de sua equipe participou no início do mês do Seminário Nacional NTU 2013 e da Feira Transpúblico, realizado na cidade de São Paulo voltado para o tema Mobilidade Sustentável para o Brasil Competitivo, com foco no transporte público coletivo urbano, com ideias e sugestões para melhor aplicabilidade deste essencial serviço a população. “Foi importante a nossa presença neste evento para conhecermos os produtos utilizados para fiscalizar o quantitativo de passageiros com o intuito de ter o acesso ao controle real de usuários evitando o desperdiço do dinheiro público, tendo em vista, que o mês que não tiver necessidade de passar o subsídio para a empresa Campostur devido o número de passageiros estiver alcançado à média proposta isso não será feito”, destacou.
Os setores foram denominados da seguinte maneira: Setor 10 – São João da Barra / Atafona / Grussaí, Setor 20 – Barcelos / Degredo / Cajueiro, Setor 30 – Projeto Urbanístico na antiga Fazenda Pontinhas (destinado à área desta futura centralidade, em face de sua proximidade com a ligação dos setores 10, 20 e 40, provavelmente nos próximos dez anos virá a exigir transporte coletivo de passageiros), Setor 40 – Porto do Açu / Distrito Industrial e Setor 50 – Barra do Açu / Pipeiras / Barra do Jacaré / Sabonete.
O Setor 10 terá a Linha 11 – Centro / Atafona / Grussaí (Linha circular com itinerário no sentido horário, partindo da Rodoviária de São João da Barra circulando pela rodovia BR-356 até a praia de Atafona, seguindo pela orla até a praia de Grussaí, passando pela Lagoa e retornando via SESC-MG, pela rodovia BR-356, passando pelo Centro de São João da Barra retornando à Rodoviária) e a Linha 12 – Centro / Grussaí / Atafona (Linha circular com itinerário no sentido anti-horário, partindo da Rodoviária de São João da Barra, circulando pelo Centro até o bairro de Fátima, após pela rodovia BR-356 até a praia de Grussaí via SESC-MG e passando pela Lagoa, circulando pela orla até a praia de Atafona, desta pela rodovia BR-356, Avenida Rotary, retornando à Rodoviária).
Setor 20 englobará a Linha 21 – Centro / Barcelos (Linha radial com itinerário no sentido horário partindo da rodoviária, circulando pela rodovia BR-356 até Atafona via orla até Grussaí e pela rodovia BR 356, passando por Cajueiro e Degredo até Barcelos, com ponto final em Roças Velhas. Partindo de Roças Velhas em Barcelos, pela rodovia BR-356, passando por Degredo e Cajueiro e seguindo pela rodovia BR-356, retornando á Rodoviária) e a Linha 22 – Centro / Barcelos (Linha radial com itinerário no sentido anti-horário, passando pelo Centro e Beira Rio Até Bairro de Fátima e pela rodovia BR-356 até Cajueiro e Degredo, chegando a Barcelos com ponto final em Roças Velhas. Partindo de Roças Velhas em Barcelos e pela rodovia BR-356, passando por Degredo e Cajueiro, acessando a praia de Grussaí, seguindo pela orla até a praia de Atafona e seguindo pela rodovia BR-356, retornando à rodoviária).
No Setor 40, a Linha 41 – Centro – Porto do Açu (Linha radial, partindo da rodoviária, passando pelo centro e beira rio até o Bairro de Fátima e, via antigo leito da RFFSA, até Cajueiro, dali pela SB-24 - Estrada do Galinheiro até o Porto do Açu. Retornando do Porto do Açu, pela Estrada do Galinheiro/Cajueiro até Cajueiro, via do antigo leito da RFFSA até o bairro de Fátima e via beira rio ao Centro, retornando a Rodoviária) e a Linha 42 – Centro / Barcelos / Porto do Açu (Linha radial partindo da Rodoviária e seguindo pela rodovia BR-356, passando por Cajueiro, Degredo até Barcelos, dali até o trevo de Caetá e pela rodovia RJ-196, passando por Vila Abreu, assentamento rural – Vila da Terra em Palacete e Pipeiras, rótula da RJ-240, dali pela Estrada de acesso até o Porto do Açu. Retornando do Porto do Açu, pela estrada de acesso até a rótula da RJ-240, dali até Pipeiras e pela rodovia RJ-196, passando por Palacete e Vila Abreu até o trevo de Caetá e pela rodovia BR-356 até Barcelos, retornando pela rodovia passando por Degredo, Cajueiro e retornando à Rodoviária).
Setor 50, Linha 51 – Centro / Barra do Açu (Linha radial partindo da rodoviária e seguindo pela rodovia BR-356, passando por Cajueiro, Degredo, dali até o trevo de Caetá e via rodovia RJ-240, passando por rótula com a estrada de acesso ao Porto do Açu, Água Preta, mato Escuro, Bajuru, Azeitona, entrada de Quixaba, Capela de São Pedro até Barra do Açu. Retornando de Barra do Açu pela rodovia RJ-240, passando por Capela São Pedro, entrada de Quixaba, Azeitona, Bajuru, Mato Escuro, Água Preta, rótula da estrada de acesso ao Porto do Açu até o trevo de Caetá e pela rodovia BR-356, passando por Degredo, Cajueiro e retornando à rodoviária) e a Linha 52 – Centro / Barcelos / Barra do Açu (Linha radial, partindo da Rodoviária, passando pelo Centro e beira rio até o bairro de Fátima, dali pela rodovia BR-356, passando por Cajueiro, Degredo até Barcelos, retornando pela rodovia BR-356 até o trevo de Caetá, dali pela rodovia RJ-196, passando por Vila Abreu, assentamento rural Vila da Terra em Palacete e Pipeiras, Campo de Areia I, Barra do Jacaré, Sabonete, estradas sul até Cazumbá e estrada norte em retorno até Sabonete, dali até Água Preta e pela rodovia RJ-240, passando por mato Escuro, Bajuru, Azeitona, entrada de Quixaba, Capela de São Pedro até Barra do Açu. Retornando de Barra do Açu pela rodovia RJ-240, passando por Capela de São Pedro, entrada de Quixaba, Azeitona, Bajuru, Mato Escuro, Água Preta e pela rodovia RJ-196, passando por Sabonete, estrada norte até Cazumbá e retornando pela estrada sul até Sabonete, dali até Barra do Jacaré, Campo de Areia I, Pipeiras, Palacete, Vila Abreu, até o trevo de Caetá e pela rodovia BR-356 até Barcelos, retornando pela rodovia BR-356 passando por Degredo, Cajueiro e retornando à Rodoviária).
Fonte: Secom - SJB
terça-feira, 9 de julho de 2013
São João da Barra tem projeto de Vila Olímpica aprovado em Brasília
São João da Barra vai ganhar a sua Vila Olímpica. O projeto foi apresentado nesta terça-feira (9), ao Ministro do Esporte Aldo Rebelo, durante audiência em Brasília. A boa notícia vem do prefeito José Amaro de Souza (Neco), que vibrou pela aprovação total do projeto. Segundo ele, a obra será realizada ao lado do parque de Exposição em parceria com os Governos Federal e Estadual. Depois de aprovado pelo Ministro, o projeto agora segue para ser analisado pela comissão técnica. Neco acredita que a área do esporte é “fundamental para atrair crianças e adolescentes”. De fato, muitas são as apostas na prática esportiva pelo trabalho de inclusão social.
A audiência marcada pelo vice-governador, Luiz Fernando Pezão também contou com as presenças do chefe de Gabinete, professor Antônio Neves, do subsecretário de Esportes, Adilson Almeida e do assessor Kleyton Lus.
Fonte: Secom - SJB
quarta-feira, 3 de julho de 2013
Artesãs de SJB participam da Mega Artesanal em São Paulo
Artesãs de São João da Barra estão contando minutos para que cheguem logo o sábado e o domingo, dias seis e sete, respectivamente. É que 17 delas embarcam para São Paulo porque vão participar da Feira Internacional Mega Artesanal, que acontece uma vez ao ano. O grupo faz parte do Projeto Artesanato é Nossa Cultura, da Estação das Artes com apoio da Prefeitura, através do departamento de Cultura.
A Mega Artesanal no Centro de Exposições Imigrantes teve início no último dia dois e a principal motivação das artesãs sanjoanense é ir em busca das novidades e dos lançamentos. A oportunidade é imperdível para quem deseja reunir novas técnicas e participar de oficinas e exposições, além de cursos inovadores na área.
A professora de artesanato Marileide Lopes dos Santos do Projeto “Artesanato é Nossa Cultura”, disse que a busca por novidades representa para as alunas a chance de se reinventar o trabalho manual com técnicas mais apuradas e atualizadas considerando, inclusive, os apelos regionais e o incentivo à reciclagem. Mais conhecida como professora Mari, ela conta que os cursos em SJB acontecem na Casa da Inclusão, localizada próxima à Estação das Artes e que em breve as localidades de Barcelos e Açu serão contempladas com novas turmas de artesanato.
Mari ressalta que “a Mega Artesanal é um evento que todo artesão sonha participar e para nós é uma realização poder estar lá e conhecer coisas novas que vão acrescentar muito ao nosso trabalho”, comemorou.
Fonte: Secom - SJB
terça-feira, 25 de junho de 2013
Manifestação pacífica em SJB reúne cerca de 500 pessoas
Com objetivo de manifestar a indiginação com a falta de qualidade no único transporte intermunicipal da empresa CamposTur, cerca de 500 pessoas de todas as idades foram as ruas mostrar e reinvindicar melhorias para a população.
Durante o percurso que passou pela avenida Joaquim Thomás de Aquino Filho, encerrando na BR-356, próximo à entrada da Rua Barão de Barcelos, a pista foi interditada pelos manifestantes que sentaram no asfalto causando um congestionamento de quase uma hora. Durante a manifestação, foram feitos discursos dos manifestantes que mostraram total falta de respeito com o transporte público.
A Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Civil Municipal e o Departamento municipal de Transporte (Demutran) estiveram presentes em todo o percurso. As manifestações que acorrem em todo o país já faz parte de um calendário de protestos para mudança nas próximas eleições.
Em nota, a empresa sanjoanense Campustur disse ser solidária aos manifestos. A empresa afirmou entender que, diante da renda per capita da população de SJB, o valor da passagem se mostra acima das possibilidades do cidadão. "O atual modelo de transporte coletivo no país não considera esse item como de alta relevância para definição das tarifas, ainda mais diante da alta carga tributária que assola as empresas, especialmente as de transporte coletivo".
A Campostur informou ainda que quem define o valor das passagens entre Campos e SJB é o Detro. "No início do ano, o Detro publicou em Diário Oficial um reajuste nas tarifas e nossa empresa decidiu por não repassar todo esse aumento para a população".
terça-feira, 18 de junho de 2013
Naldo esquenta e baderneiros fazem a festa
A comemoração dos 163 anos de emancipação da “pacata” São João da Barra foi tranqüila, até o início do show do cantor Naldo Benny. O show que começou com horas de atraso não agradou o público e não durou mais de uma hora, sem contar do som que estava péssimo. Mas, o problema não foi o show e sim os baderneiros que chegaram para comandar a cidade. Durante o show, o clima que era para ser de festa virou um grande constrangimento para os moradores da região central. Foram assaltos, roubos, invasão a domicílio e principalmente carros de som na altura máxima.
Sem falar do tradicional “mijódromo”, onde as ruas próximas a praça estavam alagadas por urina.
Outro caso que me chamou a atenção foram os taxistas campistas que estavam trabalhando em São João da Barra, enquanto os que conseguiram o alvará para trabalhar na cidade estavam dormindo. O valor de SJB para Atafona chegava a R$ 40,00. Os taxistas campistas ficaram em frente a garagens e no meio da avenida dificultando o acesso dos visitantes e moradores. Outro fator que foi visto por este jornalista foi uma Van de uma empresa que presta serviço ao Superporto do Açu fazendo lotação.
Durante a invasão de um homem a uma residência no Centro, foi visto apenas quatro policias que além de tentar controlar o invasor, teve que acalmar os nervos dos exaltados nos carros de som. Uma verdadeira baderna na cidade.
Precisamos de mais segurança, pois no camarim do cantor Naldo Benny havia mais guardas do que na avenida.
O clima estava pesado demais.
Gostaria de parabenizar a Prefeitura Municipal de São João da Barra, em especial a secretaria de Educação pela organização do desfile cívico e as secretarias de Turismo e Comunicação Social pelo empenho na organização do show.
sexta-feira, 14 de junho de 2013
G.R.E.S. Congos aclama nova diretoria
O Grêmio Recreativo Escola de Samba Congos convida todos os diretores e sócios proprietários para hoje, às 20h, aclamar a nova diretoria da continuação do biênio 2012/2014. A assessoria de imprensa informa que por motivos pessoas, o atual presidente José Luiz Barreto, de 25 anos, teve que se afastar.
O novo presidente é o jovem Thiago Araújo, integrante da escola durante anos e segundo ele, o trabalho vai continuar a ser feito com qualidade.
Em abril do ano passado, a chapa única foi apresentada e aprovada por unanimidade, ficando composta por 32 membros.
O ex-presidente Flávio Raposo Neves que coordenou a escola durante quatro anos consecutivos entregou a Escola para a nova diretoria e comentou da felicidade de realizar grandes carnavais para abrilhantar a nossa Escola. “É com prazer que passo a presidência da escola para a nova diretoria e acredito que será mantido o trabalho de alto nível que realizamos neste período”, acrescenta Flávio.
O Congos já está com seu enredo pronto para o carnaval 2014 e levará para a avenida do samba cerca de 600 foliões incluindo passistas, madrinha, bateria, velha guarda, mestre-sala e porta-bandeira.
A equipe de carnaval é formada por Geraldo Lopes, João Batista Azevedo e Roberto Martins.
O novo presidente é o jovem Thiago Araújo, integrante da escola durante anos e segundo ele, o trabalho vai continuar a ser feito com qualidade.
Em abril do ano passado, a chapa única foi apresentada e aprovada por unanimidade, ficando composta por 32 membros.
O ex-presidente Flávio Raposo Neves que coordenou a escola durante quatro anos consecutivos entregou a Escola para a nova diretoria e comentou da felicidade de realizar grandes carnavais para abrilhantar a nossa Escola. “É com prazer que passo a presidência da escola para a nova diretoria e acredito que será mantido o trabalho de alto nível que realizamos neste período”, acrescenta Flávio.
O Congos já está com seu enredo pronto para o carnaval 2014 e levará para a avenida do samba cerca de 600 foliões incluindo passistas, madrinha, bateria, velha guarda, mestre-sala e porta-bandeira.
A equipe de carnaval é formada por Geraldo Lopes, João Batista Azevedo e Roberto Martins.
segunda-feira, 10 de junho de 2013
Circuito Junino começa amanhã em SJB
O tradicional Circuito Junino de São João da Barra tem início nesta terça-feira (11), com a 145ª Festa de Santo Antônio dos Pobres. Os festejos contam com uma vasta programação recreativa, cultural e religiosa. Na agenda da festa, o destaque é o show com a banda Jeito Moleque, que vai esquentar o dia dos Namorados na sede do município.
A primeira atração da festa acontece nesta terça-feira (11). O show de calouros com Vaval Ferreira e banda, que tem início marcado para as 20h, vai premiar o vencedor com R$100. O encerramento da noite vai ser com a banda de pagode Swing Muleke, a partir das 22h, no palco oficial.
Na quarta-feira (12), às 18h será realizada a ladainha de Santo Antônio, com o padre Gustavo Ribeiro dos Santos. O dia também vai ser marcado pela realização de um leilão com prendas doadas pela comunidade e comércio local. A arrecadação do leilão será revertida em alimentos que vão ser distribuídos para famílias menos favorecidas, no dia de Santo Antônio, 13 de junho a partir das 6h. O evento está marcado para as 18h, também no palco oficial. A segunda noite de festa chega ao fim com o show banda Jeito Moleque a partir das 22h no palco oficial. A banda é formada por cinco membros e já lançou 3dvd’s e 6 cd’s. O grupo apresenta sucessos como: “Eu nunca amei assim”, “Sobrenatural (Cadê Você)”, “Meu jeito moleque”, “Teu segredo”, “Medo de amar”, “Ela vem do céu”, “Não tem jeito não”, entre outros.
A Banda da Associação Musical Cultural Amédio Venâncio da Costa vai ser responsável por despertar a cidade na Alvorada de Santo Antonio, que está marcada para quinta-feira (13), às 5h. A inauguração da Academia Popular da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) vai ser realizada às 10h30 e também faz parte da programação da festa. Às 18h, haverá a procissão terrestre percorrendo as ruas do município. Logo após, vai acontecer a Santa Missa Solene, na Capela de Santo Antônio. Às 21h30, acontece o desfile da coleção de noivas e noivas do estilista Nelcimar Pires. O evento vai ser realizado na Praça de Santo Antônio. O show da noite começa às 22h30 com Fabrício do Forró e Banda, no palco oficial. A festa se encerra com a grandiosa queima de fogos às 23h30.
Fonte: Secom/SJB
Assinar:
Postagens (Atom)