Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Instituto de Pesos e Medidas faz aferição dos táxis de SJB este mês


Os taxistas de São João da Barra devem ficar atentos, pois o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro(Ipem-RJ) vai realizar a verificação periódica e atualização de tarifa em todos os carros que circulam no município. A vistoria nos dez táxis de São João da Barra está marcada para acontecer entre os dias 23 e 25 de outubro e será realizada na cidade vizinha de Campos, na sede da Regional, localizada à Rua Voluntários da Pátria, 235, centro.

Na tarde desta quarta-feira (09/10), o secretário e o subsecretário de Transportes e Trânsito, Mário Rocha Filho e Leandro Ferreira receberam a visita do Superintendente do IPEM, Antônio Araújo, para tratar de assuntos referentes à aferição e certificação dos taxistas, entre outros.

De acordo com o subsecretário Leandro Ferreira, a convocação dos taxistas para a verificação dos carros será publicada em diário oficial do município. Ele ainda diz que após a vistoria do IPEM, os táxis do município também passarão por uma vistoria da secretaria de Transportes e Trânsito, e logo usarão os dois selos, um do IPEM e outro da secretaria.

Para a realização do serviço, o taxista deve retirar a Guia de Recolhimento da União (GRU), no valor de R$ 37,50, diretamente na regional do IPEM de Campos. O profissional deve ficar atento ainda aos documentos necessários para a realização da verificação. O não comparecimento para verificação e consequente colocação do selo de para-brisa será considerado como falta, estando o taxista sujeito à penalidade de multa.

No caso do permissionário que não puder efetuar a verificação no prazo estabelecido no calendário, será necessário requerer junto a regional do IPEM Campos, dentro do período de verificação, novo prazo para realização do serviço.

“É importante ressaltar que o pedido de prazo não autoriza o permissionário angariar passageiro sem a verificação do veículo”, explicou o superintendente do IPEM, Antônio Araújo.

O Programa de Mobilidade Urbana, desenvolvido pela secretaria de Transportes e Trânsito de São João da Barra, teve oserviço de táxi no município autorizado em 2011. Os taxistas, que se adequaram à Legislação Municipal, chegaram a participar de um curso de capacitação para motoristas promovido pela prefeitura em parceria com o Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), em outubro de 2011.

Atualmente, os taxistas estão utilizando uma tabela taximétrica elaborada pela secretaria de Transportes e Trânsito, que está prevista no Artigo 8º da Lei Federal 12.468 de 2011, que regulamenta a profissão de taxista com municípios que possuem até 50 mil habitantes.

O secretário de Transportes e Trânsito, Mário Rocha Filho, disse que a secretaria busca levar cada vez mais, os melhores serviços para a população. “Foi um pedido do prefeito Neco, para que nós resolvêssemos essas questões de transporte e trânsito no município", acrescentando que a colocação dos taxímetros será importante para que o valor seja justo tanto para o passageiro como para o taxista. Além disso, o usuário poderá fiscalizar o taxista observando se o taxímetro foi ligado na sua presença com a bandeirada ou tarifa inicial de R$ 3,97.

DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA O DIA DA VERIFICAÇÃO:

*Ofício da secretaria de Transportes e Trânsito;

* Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) de 2012 ou 2013, DUT, RENAVAM, Certificado verdinho no nome do permissionário;

* Guia de Recolhimento da União (GRU) quitada;

* Certificado de Segurança Veicular (GNV) dentro do prazo de validade com a foto do veículo (caso exista);

* Comprovante de residência com no máximo de 60 dias;

* Número de telefone;

* Qualquer documento de identidade, com foto, do permissionário.

Fonte: Ururau

Nenhum comentário:

Postar um comentário