Pesquisar este blog

sábado, 26 de abril de 2014

Festa de Nossa Senhora da Penha Movimenta Atafona‏

Programação recreativa e cultural teve início na última sexta-feira

As comemorações religiosas dedicadas à padroeira Nossa Senhora da Penha, em Atafona, litoral de São João da Barra, tiveram início no último domingo, dia 20, e seguem até a próxima segunda-feira, 28. Entretanto, foi na última sexta, 25, que teve início a programação recreativa e cultural da festa que promete movimentar todo o fim de semana.
A abertura contou com o evento “Cultura, Fé e Prosa”, no salão da Igreja de Nossa Senhora da Penha. Realizado pela secretária de Educação e Cultura, através do Centro Cultural Narcisa Amália, “Cultura, Fé e Prosa” é uma releitura do Café Literário. O tema dessa primeira edição foi “Atafona: sua história, sua gente”, uma homenagem à comunidade e à padroeira.
O prefeito José Amaro de Souza Neco, acompanhado do vice-prefeito Alexandre Rosa, vereadores e secretários, prestigiou o evento. Antes, a comitiva do prefeito recepcionou a procissão automobilística que homenageou à padroeira e participou da missa com o bispo da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney, Dom Fernando Rifan.
O “Cultura, Fé e Prosa” começou com a chegada da imagem da Santa pelas mãos dos pescadores e embalada pela Ave Maria, cantada por Cacá Morsh e Victor Hugo. Em seguida, o vice-presidente da Irmandade de Nossa Senhora da Penha, Fábio Pedra, falou sobre fé, tradição e devoção.
— Nossa festa não é apenas a celebração de um título de Maria, mas a essência de um povo. Essa festa está presente em cada canto deste distrito, envolve toda Atafona. Vamos iniciar este ano o processo para tombar a festa de Nossa Senhora da Penha como patrimônio cultural imaterial do Estado do Rio de Janeiro — disse Fábio.
O evento seguiu com apresentações de danças, declamação de poema, com a poetisa Elvira Pereira, e homenagem a tradicionais famílias do 2º distrito do município. Também falou sobre Atafona o pesquisador e jornalista João Noronha, que há 16 anos estuda a história da praia e já escreveu dois livros sobre o assunto. “Atafona sempre será famosa, sempre será conhecida no mundo todo. Atafona é o primeiro núcleo de povoamento do estado do Rio de janeiro. Isso ninguém pode nos tirar”, destacou Noronha.
O prefeito Neco comentou sobre sua participação na igreja católica no 5º distrito do município e que desde jovem acompanha a festa em Atafona. “A festa de Nossa Senhora da Penha é conhecida, e há muitos anos, em todo Norte e Noroeste Fluminense. Sempre vinha a Atafona, em pelo menos um dia da festa”, disse.
Neco destacou as comemorações religiosas e todos os envolvidos nestes movimentos como fortalecedores da cultural local. “Vou continuar apoiando a cultura do nosso município. Vocês podem ainda não ter diploma na área de cultura, mas São João da Barra é um berço de artistas”.
A noite de festa contou ainda com o show da dupla Zé Carlos e Rogério, além da banda Conexão do Forró.
Programação continua
Neste sábado, dia 26, a programação começou logo cedo com o projeto Prefeitura Perto de Você, às 10h, na E. M. Prof. Dionélia G. Santos. Às 20h, o Auto de Maria, encenação organizada pela Irmandade da padroeira e que neste ano terá o tema “Maria, Mãe da Esperança”, promete emocionar os devotos de Nossa Senhora da Penha.
Para encerrar o segundo dia de programação recreativa e cultural, às 22h sobe ao Palco 1 a banda Falamansa e, em seguida, a festa continua no Palco 2 com Fabrício e Banda.

Fonte: Secom - SJB

Nenhum comentário:

Postar um comentário