Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de maio de 2014

"A Paixão de João" na Bienal

O escritor e Jornalista sanjoanense, Carlos AA de Sá irá lançar amanhã, quinta-feira, 22, às 18h30, na 8ª Bienal do Livro de Campos, seu novo livro de contos intitulado “A Paixão de João”, o 17º volume de sua diversificada produção literária.

Vencedor das edições de 1991 e 1992 e 3º lugar na edição de 1993 do Concurso Nacional de Contos José Candido de Carvalho promovido pela Fundação Cultural Jornalisra Osvaldo Lima, Carlos Sá aproveita a oportunidade oferecida para convidar a todos os leitores amigos.



Sá estudou no Colégio Blandina Melo, Ginásio São Salvador e Liceu de Humanidades, todos em Campos, formado em jornalismo pela Facha, no Rio de Janeiro. Fez pós na Escola Superior de Propaganda e Marketing, também no Rio.

Bibliografia:

Antologia de Novos Contistas Brasileiros – participei com dois contos – INL/MEC, Rio, 1971
Canto Tentado, poesia, Bloch, Rio, 1972, patrocinado pelas Indústrias de Bebidas Joaquim Thomaz de Aquino Filho, de São João da Barra/RJ.
O pai da menina nua, contos, Cátedra, Rio, 1974
Estórias de desamor, contos, Presença, Rio, 1978
Profissão: escritor, entrevistas, publicadas originalmente no jornal A Notícia, de Campos, Suplemento Letras &  Problemas, Meridional, Porto alegre/RS, 1978;
Em todo e qualquer lugar, contos, Shogun Arte, Rio, 1983
Noite escura como breu – novela, Presença, Rio, 1986
Anotações de viagem e outros poemas, poesia, Códice, Brasília/DF, 1994
Zenriques, um jornalista político na província fluminense, biografia, Cultura Goitacá, São João da Barra, 1995
Porto da Fortuna, romance, Cultura Goitacá, SJB, 1997
Lourenço das Velhas, romance, Cultura Goitacá, SJB, 1998
Raíska, contos, Cultura Goitacá, SJB, 2001
Duas lendas sanjoanenses, poemas novos e antigos, Cultura Goitacá, SJB, 2006

Outros trabalhos:

Regulamento modelo de circulação viária para países da América Latina, tradução de documentos produzidos no XII Congreso de Carreteras, OEA, in Costa Rica, DNER, Rio, 1976;
O pedágio como veículo de comunicação, apresentado na 7ª RTT, em Vitória/ES, 1982;
Osório e o cordel no norte-fluminense, trabalho letivo, Facha, rio, 1983
Inéditos:
Aventuras de Pombote, infantil
Parceira fatal, romance policial
História de amor na ilha, inconcluso

 PRÊMIOS LITERÁRIOS

·         Menção honrosa com o conto ESTÓRIA DE NUNO ALVES, O MARUJO SEM CORAÇÃO, no III Festival Brasileiro de Literatura, de Teresópolis/RJ.
·         Medalha de prata para POEMA PARA MEU PAI na XI Festa da Inteligência, pela Academia Valenciana de Letras, Valença/RJ, 1970.
·         Menção honrosa para o livro de poesias CANTO TENTADO no Prêmio Fernando Chinaglia II, da União Brasileira de Escritores – UBE, 1970.
·         Vários poemas de CANTO TENTADO, antes de fazerem parte do livro, foram premiados pelo jornal O FLUMINENSE, de Niterói/RJ, em seu concurso mensal, em 1970.
·         Os três primeiros contos do livro RAÍSKA foram premiados no concurso de contos “José Cândido de Carvalho” da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, de Campos dos Goytacazes/RJ, noa anos de 1991/92 e 93.

OUTRAS ATIVIDADES
 * Criou em 2000 a CASA DE CULTURA ZENRIQUES, por seus próprios meios, na rua do Rosário 155, Centro, em São João da Barra/RJ. Além de fotos e documentos históricos, a Casa oferece biblioteca com livros de autores internacionais, nacionais, regionais e locais. É freqüentada por estudantes e pesquisadores.
 * Pertence ao Instituto Campista de Literatura, onde ocupa a cadeira nº 12, desde novembro de 1965. É sócio correspondente da Academia Campista de Letras, desde dezembro de 2006.
 *  Matriculado como jornalista na Associação Brasileira de Imprensa – ABI, Rio, sob o nº 1.555 e na Associação de Imprensa Campista, carteira nº 07/06.
 * A pedido da secretaria municipal de Educação e Cultura de São João da Barra, preparou os originais da obra “HISTÓRIA DO DESCOBRIMENTO E POVOAÇÃO DE SÃO JOÃO DA BARRA” de Fernando José Martins, edição de 1868, promovendo a atualização ortográfica e um pequeno glossário sobre termos usados na época em que foi escrita e uma mini-biografia do autor. O livro foi re-editado pela prefeitura em 2005.
 * Proferiu palestras, a convite, sobre a história de São João da Barra, no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro – IHGB, no Rio de Janeiro; em Campos, na Casa Brasil-Portugal, Universo e Faculdade de Filosofia, e em São João da Barra, no Colégio Cenecista S. João Batista e na EE Admardo Alves Torres, em Grussaí.


Nenhum comentário:

Postar um comentário