Pesquisar este blog

sábado, 26 de outubro de 2013

Acidente com vítima fatal na BR 356


Um acidente deixou duas vítimas fatais e uma em estado grave no início da madrugada deste domingo, 27, na BR 356, próximo ao radar, em Atafona. Uma colisão entre duas motos que seguiam em sentido contrário fez com que os dois condutores das motos fossem projetados para o outro lado da pista.
As vítimas fatais foram identificadas como Rhuan Carlos Braga da Silva, 18 anos, morador do bairro Água Santa, Marcelo da Silva Batalha, 44 anos. Já a terceira vítima, identificada como M.R., 15 anos, foi encaminhada para o Hospital Ferreira Machado em estado grave.
A Polícia Militar controlou o fluxo de veículos até a chegada da equipe do Resgate e Corpo de Bombeiros que prestaram os devidos socorros as vítimas.
Na pista, o trânsito ficou parado por várias horas. Os corpos das vítimas serão encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) onde passarão por necropsia e logo, liberados para sepultamento.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Postar foto do Enem eliminará candidato, avisa Mercadante


O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, alertou nesta sexta-feira (25) que o governo vai monitorar as redes sociais para identificar e excluir os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que usarem o celular dentro das salas de prova para publicar na internet fotos e outras informações sobre o exame. "Não tentem postar imagem no início do exame, porque você vai ser identificado, acredite nisso", afirmou Mercadante. O Enem será neste sábado (26) e domingo (27) para mais de 7,1 milhões de candidatos inscritos.
O ministro lembrou que em 2012 o MEC expulsou 65 candidatos que postaram nas redes sociais fotos do cartão de respostas e da sala de provas, mesmo que em nenhuma delas havia fotos das questões da prova. "Nós temos um monitoramento bastante eficiente, muito detalhado e ano passado em questões de minutos identificávamos quando o candidato postava uma foto e ele era retirado da prova e tinha sua prova anulada. Vamos manter esse acompanhamento."
O ministro alegou que se o candidato utilizou o celular depois que entrou no local de prova. "Ele cometeu infração, está prevista no edital e a penalidade é perder o exame. Na hora que ele entrou ele desligar o celular, vai colocar no saco qualquer equipamento eletrônico", afirmou.
Mercadante recomendou aos estudantes que eles tenham tranquilidade para fazer as provas neste fim de semana, mas que "prestem atenção nas recomendações que o MEC e o Inep estão fazendo para as provas de amanhã e domingo". Veja a seguir os cuidados que o ministro recomendou as candidatos:
Horário: "É muito importante os estudantes chegarem com antecedência, com tranquilidade, para não ter nenhum imprevisto, para a gente não ver aquelas cenas que ocorrem todos os anos daqueles que nao foram precavidos e chegaram atrasados", afirmou Mercadante. Os portões serão fechados às 13h do horário de Brasília, e os candidatos que farão a prova em estados com fuso horário diferente devem ficar atentos ao horário local do Enem.
Documentos: "A outra coisa que é indispensável é o documento para fazer o exame", alertou. Segundo ele, todos os candidatos devem apresentar um "documento oficial com fotografia" para poder ter acesso à prova. Entre os documentos aceitos Mercadante citou o RG, a carteira de ordem ou de um conselho de classe, desde que tenha validade, o certificado de reservista, o passaporte, a carteira de trabalho, a identidade funcional ou a identidade de estrangeiros, expedida pelo Ministério de Relações Exteriores. Segundo o ministro, quem perdeu ou teve os documentos furtados pode apresentar um Boletim de Ocorrência expedido no máximo até 90 dias antes do Enem.
Caderno de provas: Mercadante lembrou que os candidatos só poderão sair da sala de provas com o caderno do exame quando faltarem 30 minutos para o prazo final da prova. Ele lembrou ainda que só será permitido sair da sala duas horas após o início da prova. "Ele vai ter que ficar duas horas no mínimo para fazer a prova, e se ele quiser levar a prova, o caderno de questões, para fazer uma análise depois do exame, esó poderá levar faltando 30 minutos para o fim do exame."
Prova de redação: Ao ser questionado sobre as mudanças do edital em relação à prova de redação, o ministro afirmou que os candidatos "já receberam o Guia da Redação", que tem, segundo ele, "exemplos das boas práticas". Neste ano, a principal mudança é a maior rigidez com todas as formas de deboche identificadas pelos corretores, que a partir deste ano renderá ao candidato a nota zero. "Nós seremos bem rigorosos com essas questões."
Atendimento especial: Segundo o ministro, o MEC deu atenção especial neste ano às candidatas que estão grávidas e correm o risco de dar à luz nos dias do exame. "Nós temos previsão de parto para esses dias. Temos cerca de 359 cidades, onde todos os municípios que têm grávidas e que nos avisaram, nós ligamos uma a uma." Um sistema de plantão de acolhimento foi criado para acompanhar essas candidatas. "Espero que [o trabalho de parto] seja depois do exame. Se eventualmente acontecer no horário da prova, tomamos essa providências."
Imprevistos: Mercadante reiterou que o Ministério da Educação tem acompanhado de perto as condições climáticas e outros incidentes que possam afetar os locais de prova no fim de semana, como o incêndio que atingiu 250 casas na Zona Leste de Maceió na quarta-feira (23) e as chuvas na Região Sul. "Em todos os incidentes que tivermos até agora as providências foram tomadas e os candidatos foram avisados", explicou ele. Caso no sábado ou no domingo algum local de prova ficar inviabilizado para receber os candidatos do Enem, Mercadante disse que todos os candidatos alocados ali serão avisados e que o MEC oferecerá o transporte dessas pessoas a outro local de provas.

Sobre as provas
O Enem é feito em dois dias de provas e tem no total 180 questões de múltipla escolha e uma redação. No primeiro dia (26 de outubro), as provas serão de ciências da natureza e humanas, cada uma com 45 questões. No domingo (27 de outubro), os candidatos serão avaliados em matemática e linguagens, cada uma com 45 questões, e também terão de fazer uma redação. Também nesse segundo dia é feita a prova de língua estrangeira, segundo a opção feita pelo participante no momento da inscrição.
Neste ano estão inscritos 7.173.574 candidatos, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep). O número de inscritos para a prova deste ano superou o recorde anterior, de 2012, que era de 5.971.290 pessoas.
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep, no endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br/enem, até o dia 30 de outubro de 2013. A data do resultado individual ainda não foi divulgada.

Fonte: Globo.com

São João da Barra efetua pagamento no dia do servidor público‏

Seguindo a tradição de pagar antecipadamente os salários, que este mês entra no conta do funcionário exatamente no dia do servidor público, a prefeitura de São João da Barra efetua nesta segunda-feira (28), o pagamento referente a outubro. A data foi estipulada pela secretaria de Administração, que desde o início do ano estabeleceu o calendário de pagamentos. No mês de novembro os salários serão depositados no dia 27 e em dezembro no dia 20, quando sai junto ao salário do mês a segunda metade do décimo terceiro.

Falando em vencimentos a prefeitura está acelerando o trabalho de individualização do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - FGTS - referente ao tempo em que servidores eram regidos pelo regime celetista. Em recente audiência no Ministério do Trabalho, ficou determinado que as pendências apresentadas no ano de 2013, pela Caixa Econômica Federal, serão sanadas até o dia 15 de janeiro de 2014. Os servidores que fizerem jus as devidas individualizações, após identificação, serão contemplados com o restante que falta em suas contas fundiárias.

Fonte: Secom - SJB

Times infantis de futsal agradam na Feira de Ciências


A parceria entre a prefeitura e o Esporte Clube São João da Barra foi um dos pontos de maior destaque na abertura da 2ª Edição da Feira Municipal de Ciência,Tecnologia e Inovação – FEMUCTI - incluída na programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, sediada no CIEP Professora Gladys Teixeira.

Os times infantis de futsal do clube, comandados pelos instrutores Cinho e Ricardo Pacheco, fizeram exibições em torneios curtos e contaram com a presença de bom público que prestigiou as apresentações matutinas e vespertinas na quadra da instituição municipalizada. Acompanhando o evento, o subsecretário do órgão, Adilson Almeida, salientou a importância da integração entre o esporte e a educação e o resultado produzido.

"Para os alunos é primordial obter resultados satisfatórios nos bancos escolares e uma participação consciente e responsável no esporte redunda em melhor desempenho e produtividade em dois setores de grande significado na nossa sociedade. A nossa secretaria através das tantas parcerias estabelecidas com as mais diversas modalidades vem logrando êxito e alcançando resultados positivos, muito acima dos esperados, o que nos incentiva a conceder apoio de maneira ainda mais expressiva", garantiu.

Após participação notável na 5ª Copa Inter TV de Futsal, quando a representação sanjoanense comandada por Francis Oliveira alcançou as semifinais da competição eliminando nas penalidades máximas a equipe de Campos, o esporte ganhou índices de popularidade no município arrebatando novas gerações interessadas em sua prática. De acordo com o instrutor Ricardo Pacheco, vários jovens já se destacam mostrando potencial para integrar novas seleções que se formam.

"É com muito orgulho constatar que já se pode colher frutos a curto prazo com o trabalho que está sendo realizado pelo Esporte Clube São João da Barra e que tem o apoio imprescindível da subsecretaria de Esportes e com quem dividimos os méritos", afirmou.


Fonte: Secom - SJB

Pontos de carga e descarga são discutidos em SJB


O secretário de Transportes e Trânsito de São João da Barra Mário Rocha Filho e o subsecretário Leandro Ferreira se reuniram na última quinta-feira (24), com o presidente local da Associação Comercial Industrial e Agropastoril, Renê Fernandes de Azevedo, a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Karla Maia e comerciantes do Centro da cidade para discutir os locais que serão reservados para carga e descarga de mercadorias.

Segundo o secretário Mário Rocha na reunião ficou pré-definido a realização de um estudo de engenharia e arquitetura urbanística, a fim de avaliar a possibilidade de serem demarcados os pontos de carga e descarga das mercadorias ao longo da Avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho. Possivelmente as áreas serão: em frente ao Clube Fluminense e próximo a Praça São João Batista, Rua João Francisco de Almeida próximo a Farmácia Popular e Rua Barão de Barcelos em frente ao Ginásio de Esportes.

O comerciante Fernando Gonçalves, proprietário de uma loja de eletrônica no centro da cidade, disse que foi muito importante o encontro, tendo em vista, que a cidade está crescendo e o número de veículos circulando pelas ruas aumentou significativamente. “Realmente os comerciantes estavam precisando definir estas questões com o governo municipal para adequação de qual será a melhor área de carga e descarga de mercadorias”, ponderou.

“A implantação da nova sinalização viária do eixo central do município, compreendendo o anel viário Avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho e Rua Barão de Barcelos está incluído no Plano de Mobilidade Urbana, faz parte dos objetivos do governo, que vem trabalhando para preparar e adequar o crescimento do município em suas diversas áreas”, disse o secretário. A meta no trânsito é promover maior fluidez, segurança e principalmente proteção do cidadão, resguardando a vida através de um trânsito ordenado.

O subsecretário Leandro Ferreira ressaltou que entre as mudanças que chegarão em breve, está o estabelecimento do sentido viário para mão única na Rua Quintino Bocaiuva e Avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho, contornando pela Casa da Câmara e Cadeia seguindo pela Rua Barão de Barcelos até a esquina com a Rua José Gomes Teixeira. “Ainda na Avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho haverá demarcação de estacionamento em 45º (Espinha de Peixe) do lado direito da via, ciclo faixa do lado esquerdo e faixa de pedestre”, detalhou.

O trecho da Rua Barão de Barcelos entre a BR-356 e a esquina da Rua José Gomes Teixeira permanecerá mão dupla. Já a Rua do Ciep Municipalizado Profª Glayds Teixeira será mão única no sentido da Prefeitura e a Rua José Gomes Teixeira no sentido da Avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho. “Outra mudança será mão única na Rua São Benedito no sentido do Clube Chinês até a BR–356”, comentou.

O secretário Mário Rocha Filho foi recebido, cordialmente, na quinta (24), pelo comandante da Capitania dos Portos de São João da Barra, Capitão Luiz Carlos, que concordou com a justificativa da secretaria de Transportes e Trânsito na questão da retirada dos guarda corpo que ficam localizados em frente à Capitania para que seja implantada a Ciclo Faixa para utilização de cadeirantes e ciclistas.

O secretário lembra que a partir do dia 29 o DEMUTRAN – Departamento Municipal de Trânsito, através dos agentes da autoridade de trânsito da Guarda Municipal estarão autuando os condutores infratores. “Esse trabalho está sendo realizado graças ao apoio incondicional do governo que promove total integração entre todas as secretarias”.

DEMUTRAN realiza vistoria em táxi de SJB


A secretaria de Transportes e Trânsito de São João da Barra através do Departamento Municipal de Trânsito – DEMUTRAN realizou nesta sexta-feira (25), vistoria em todos os táxis que estão circulando no município. A finalidade é averiguar se os veículos estão em bom estado de conservação e se já estão operando com o taxímetro, tendo em vista, que estavam utilizando o sistema de planilha de preços e locais.

Segundo o gerente do DEMUTRAN, subtenente Getúlio Almeida de Souza, na vistoria foi observado se o veículo portava equipamentos obrigatórios, sinalização e iluminação, freios, pneus e rodas, climatização, condições do veículo, itens de segurança para deficientes, segurança em geral e chassi.

“A nossa função foi identificar se o veículo estava em condições de trabalho para oferecer maior conforto e segurança aos usuários que utilizam esse tipo de transporte”, comentou Getúlio que no momento do serviço contou com o apoio do eletricista José Antônio e do mecânico Heraldo de Souza, além da equipe de fiscalizadores do DEMUTRAN Willis de Azevedo, Rodrigo Ferreira e Lucélia Inácio da Silva.

Também serão fiscalizados os pontos fixos de táxi localizados na Rua Barão de Barcelos em frente a Rodoviária, na Rua João Francisco de Almeida em frente ao Posto de Saúde, em Grussaí em frente ao SESC, na Avenida Liberdade e do outro lado da Lagoa próximo ao PU, em Cajueiro na BR-356 e em Palacete em frente ao Posto de Saúde.

Fonte: Secom - SJB

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Instituto de Pesos e Medidas faz aferição dos táxis de SJB este mês


Os taxistas de São João da Barra devem ficar atentos, pois o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro(Ipem-RJ) vai realizar a verificação periódica e atualização de tarifa em todos os carros que circulam no município. A vistoria nos dez táxis de São João da Barra está marcada para acontecer entre os dias 23 e 25 de outubro e será realizada na cidade vizinha de Campos, na sede da Regional, localizada à Rua Voluntários da Pátria, 235, centro.

Na tarde desta quarta-feira (09/10), o secretário e o subsecretário de Transportes e Trânsito, Mário Rocha Filho e Leandro Ferreira receberam a visita do Superintendente do IPEM, Antônio Araújo, para tratar de assuntos referentes à aferição e certificação dos taxistas, entre outros.

De acordo com o subsecretário Leandro Ferreira, a convocação dos taxistas para a verificação dos carros será publicada em diário oficial do município. Ele ainda diz que após a vistoria do IPEM, os táxis do município também passarão por uma vistoria da secretaria de Transportes e Trânsito, e logo usarão os dois selos, um do IPEM e outro da secretaria.

Para a realização do serviço, o taxista deve retirar a Guia de Recolhimento da União (GRU), no valor de R$ 37,50, diretamente na regional do IPEM de Campos. O profissional deve ficar atento ainda aos documentos necessários para a realização da verificação. O não comparecimento para verificação e consequente colocação do selo de para-brisa será considerado como falta, estando o taxista sujeito à penalidade de multa.

No caso do permissionário que não puder efetuar a verificação no prazo estabelecido no calendário, será necessário requerer junto a regional do IPEM Campos, dentro do período de verificação, novo prazo para realização do serviço.

“É importante ressaltar que o pedido de prazo não autoriza o permissionário angariar passageiro sem a verificação do veículo”, explicou o superintendente do IPEM, Antônio Araújo.

O Programa de Mobilidade Urbana, desenvolvido pela secretaria de Transportes e Trânsito de São João da Barra, teve oserviço de táxi no município autorizado em 2011. Os taxistas, que se adequaram à Legislação Municipal, chegaram a participar de um curso de capacitação para motoristas promovido pela prefeitura em parceria com o Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), em outubro de 2011.

Atualmente, os taxistas estão utilizando uma tabela taximétrica elaborada pela secretaria de Transportes e Trânsito, que está prevista no Artigo 8º da Lei Federal 12.468 de 2011, que regulamenta a profissão de taxista com municípios que possuem até 50 mil habitantes.

O secretário de Transportes e Trânsito, Mário Rocha Filho, disse que a secretaria busca levar cada vez mais, os melhores serviços para a população. “Foi um pedido do prefeito Neco, para que nós resolvêssemos essas questões de transporte e trânsito no município", acrescentando que a colocação dos taxímetros será importante para que o valor seja justo tanto para o passageiro como para o taxista. Além disso, o usuário poderá fiscalizar o taxista observando se o taxímetro foi ligado na sua presença com a bandeirada ou tarifa inicial de R$ 3,97.

DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA O DIA DA VERIFICAÇÃO:

*Ofício da secretaria de Transportes e Trânsito;

* Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) de 2012 ou 2013, DUT, RENAVAM, Certificado verdinho no nome do permissionário;

* Guia de Recolhimento da União (GRU) quitada;

* Certificado de Segurança Veicular (GNV) dentro do prazo de validade com a foto do veículo (caso exista);

* Comprovante de residência com no máximo de 60 dias;

* Número de telefone;

* Qualquer documento de identidade, com foto, do permissionário.

Fonte: Ururau

sábado, 5 de outubro de 2013

Antiga fábrica da Tecex deve sediar DETRAN‏


Na próxima semana São João da Barra vai receber a visita de equipe técnica do DETRAN/RJ, com a finalidade de conhecer a área que a prefeitura está disponibilizando (antiga fábrica da Tecex) para a implantação do órgão no município. A agenda foi marcada na última quinta-feira (3), durante reunião no Rio de Janeiro, entre o prefeito José Amaro de Souza (Neco) e o presidente do DETRAN, Fernando Avelino. Também participaram o deputado estadual João Peixoto, o vereador Eziel Pedro, o chefe de Gabinete Antônio Neves e o secretário de Fazenda, Ranulfo Vidigal.

Desde que São João da Barra implantou a municipalização do trânsito, o governo vem buscando melhorias para a área de transportes, a exemplo das propostas de mobilidade urbana, que foram apresentadas a população em duas audiências públicas. Assim como o transporte de passageiros ao preço de R$ 0,90 circulando em todo o município, além das etapas de capacitação de agentes para controle e fiscalização no trânsito.

A vinda do Departamento de Trânsito para São João da Barra vai possibilitar ao proprietário de veículos do município maior comodidade para serviços de emplacamento, vistoria e carteira de habilitação. Tudo isso vai garantir maior eficácia e satisfação do cliente, especialmente com relação a vistoria, que acontecia uma vez a cada mês, quando o serviço não era remarcado.

Enquanto isso, a prefeitura já sacramentou o acesso ao sistema do DETRAN com a recente assinatura do convênio, que possibilita ao município levantar dados dos veículos registrados para a aplicação de multas. No entanto, o prefeito vem declarando que antes de tudo "o nosso interesse maior é continuar com o trabalho educativo voltado para toda a população”. E lembrou que a arrecadação das possíveis infrações terá um retorno de 100% para o município. O prefeito também vem reivindicando a instalação de semáforos eletrônicos nas ruas onde há maior fluxo de veículos.

Fonte: Secom - SJB