Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

APAE ganha presentes e presença de Papai Noel


A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE – de São João da Barra ganhou festa colorida, ou melhor, vermelha, de Papai Noel, dada pela empresa OSX do Grupo EBX com direito a muitos presentes, na tarde de quinta-feira, dia 6. É bonito de se ver que na missão de prestar serviços fraternos e de assistência social para a melhoria de vida da pessoa portadora de deficiência, o órgão não esteja só. O Gerente Executivo da OSX, Ivo Dworschak Filho, acompanhado da esposa Eliane Dworschak, destacou que “a solidariedade e a cidadania são as palavras chaves, especialmente, para quem trabalha numa empresa, cujo modelo de gestão participativa, inclui relacionamentos mais estreitos e humanizados”.

É desta forma que a casa mantém 183 assistidos, de zero a 60 anos, e conta com recursos da Prefeitura, doações de empresas e contribuições de sócios para garantir os trabalhos de escolaridade, alimentação, atendimentos médicos e oficinas, através de equipe multidisciplinar, que envolve cerca de 50 profissionais. Para a Presidente da APAE, Martha Bomgosto, as parcerias são de fundamental importância no atendimento das necessidades, tanto de pessoal, quanto de infraestrutura.

“Agora mesmo buscamos parceiros para implantarmos em 2013, o projeto de capacitação de pessoa portadora de deficiência objetivando incluí-la no mercado de trabalho”, revelou Martha. A ideia é montar um mini mercado com materiais variados e treinador para que as vagas, já reservadas a esse público, sejam imediatamente preenchidas, tão logo inaugure no município loja do ramo de supermercados.

Por conta do esforço conjunto, de pessoas físicas e jurídicas, a APAE oferece aos seus assistidos oficinas de jornada ampliada como capoeira, artesanato, iniciação esportiva, teatro e dança, além de massoterapia, ecoterapia e hidroterapia com água aquecida. E para trabalhar a inclusão social, a interação, e ainda, atrair a participação de todos os envolvidos no amplo trabalho, a APAE, realiza eventos temáticos todos os meses.

Como exemplo a presidente cita o tema de novembro: Nutrição – Alimentação Saudável, que literalmente, foi colocado à mesa com tudo que todos têm direito. O trabalho desenvolvido por nutricionistas tem como objetivo apresentar os alimentos amigos da saúde e dispensar aqueles que não fazem bem ao organismo. Mas isso não foi nem de longe lembrado por quem degustou (várias vezes) o cachorro quente, a pipoca, o refrigerante e o bolo da festa.


Fonte: Secom - SJB

Nenhum comentário:

Postar um comentário