Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

4ª Conferência Municipal de Defesa Civil terminou na última quarta em SJB


A 4ª Conferência Municipal de Defesa Civil, com o tema Cidades Resilientes – Vencendo Desafios, promovida pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de São João da Barra, teve seu encerramento na última quarta-feira (24/10), no Auditório Municipal, com a participação de coordenadores de Defesa Civil dos municípios de São João da Barra, Aperibé, Itaocara, São Fidélis, Cardoso Moreira, Campos e Cambuci.

Também estiveram presentes as Guardas Civis Municipais de São João da Barra, São Francisco de Itabapoana, Maricá, Campos, além de representantes da Cruz Vermelha Brasileira (Filiais Itaperuna e São João da Barra), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Exército, Marinha, Fundenor, Secretarias Municipais de Obras, Saúde, Transporte e de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos.

O Chefe Nacional de Socorros e Desastres da Cruz Vermelha Brasileira, Fernando Guilherme da Costa, ministrou curso sobre Biosegurança em Desastre. “Entre os assuntos abordados destacamos os cuidados necessários na utilização do espaço destinado a abrigo de pessoas durante situações de desastres naturais ou antropogênicos visando a não proliferação de doenças infectocontagiosas entre os atingidos e a equipe de resgate e socorro”, explicou.

Já Tenente-Coronel BM Paulo José Barbosa de Souza, Presidente da Cruz Vermelha de Brasília-DF, falou sobre Sistema de Comando de Incidentes. “É um processo de gestão que pode ser empregado em qualquer operação, fazendo com que as equipes de resposta trabalhem de forma harmônica sem choques de comandos institucionais, quando combinamos instalações, equipamentos, pessoal, protocolos, procedimentos e comunicações, utilizando uma estrutura organizacional”, disse.

– O Sistema de Comando de Incidentes (SCI) tem como princípio a terminologia comum, alcance de controle, organização modular, comunicação integrada, unidade de comando e comando unificado, entre outros aspectos – ressaltou Paulo José, acrescentando que o SCI é uma ferramenta desenvolvida na década de 60 nos Estados Unidos devido à grande incidência de incêndios florestais acompanhados de desarmonias institucionais e que vem sendo implementada no Brasil pela OFDA/USAID (Escritório Americano para Capacitação no Exterior).

No término do curso os alunos participaram de um exercício simulado (Simulacro), sendo aplicada na prática a ferramenta (SCI), em um cenário de desastre comum na região, onde os alunos receberam orientações no seu gerenciamento.

— O objetivo desse evento foi capacitar os Agentes Municipais de Defesa Civil não só de São João da Barra, mas de todos os municípios participantes para a adequação desses organismos de Defesa Civil à Lei 12.608, que normatiza as ações da Defesa Civil a nível nacional, além de capacitar gestores de Defesa Civil para utilização do SCI — destacou o coordenador de Defesa Civil de São João da Barra, Felício Valiengo.

Fonte: Secom - SJB

Nenhum comentário:

Postar um comentário