Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de julho de 2010

Qualidade e técnica em festival da canção em SJB!!





O dia da Música foi comemorado em grande estilo nessa segunda-feira dia 21 de junho em São João da Barra. Foi realizado na cidade o já tradicional Festival Sanjoanense da Canção (Fescan) que está em sua vigésima quarta edição. Nem mesmo a névoa a fria, que cobria todo o centro da cidade, caracterizada desse solstício de inverno e dava boas vindas à nova estação, conseguiu tirar o ânimo do público que compareceu para ver e aplaudir as 14 canções finalistas do festival
Ao final da festa, a grande campeã foi a música “Me joga na parede, me chama de lagartixa” do cantor e compositor carioca, radicado em Poços de Caldas/MG, Zé Alexandre. Zé, tangendo apenas seu violão, cantou e encantou a platéia que ficou até as duas da madrugada para ver e aplaudir muito sua apresentação. Além dos R$ 4 mil no primeiro lugar geral, ele levou ainda mais mil reais pelo melhor arranjo com a mesma canção.
Um espetáculo a parte, mesmo não tendo ficado em primeiro lugar, foi o canto afinado da mineira de Belo Horizonte e que mora em Praia Grande, cidade na região da baixada santista, no litoral paulista, Ivânia Catarina. Ela se apresentou cantando Galanga Rei (2º lugar) e De abecede a bilboquê (3º lugar), duas canções de autoria do parceiro e amigo Carlos Gomes, que também toca o violão enquanto Ivânia canta. E como não podia ser de outra forma, a mineira ganhou os mil reais como melhor intérprete pela performance em De abecede a bilboquê.
A composição do sanjoanense Cristiano Souza, interpretada por Janine Gaia, Tapete Social, deu o prêmio de R$ 1.500,00 como melhor talento da terra à dupla que foi a 14ª a se apresentar.
O Fescan 2010 contou com 47 músicas inscritas em sua primeira fase. Um júri composto pelos organizadores selecionou 30 para duas eliminatórias que aconteceram nos dias 9 e 10 de junho, no cine teatro São João. Das 30, foram escolhidas as 14 que fizeram a final do dia 21. O evento é organizado pelo departamento de Cultura da Prefeitura de São João da Barra.
De acordo com Élder Amaral, responsável pelo evento, o festival está se tornando uma referência na região. “Estou há algum tempo à frente da organização do festival e tenho percebido que a cada ano tem gente nova e pessoas de longe participando. Isso significa que as notícias sobre a qualidade e transparência do evento estão se espalhando pelo Brasil. Meu sonho é ter em São João da Barra um festival de música nos moldes do de Viña Del Mar, o que não é nada impossível tendo em vista as perspectivas de desenvolvimento relacionadas a São João da Barra para os próximos anos” destaca Amaral com otimismo.


PREFEITURA DE SÃO JOÃO DA BARRA
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
22/06/2010
Alencar

Nenhum comentário:

Postar um comentário