Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de março de 2014

Equipes encerram participação na Copa Rio Sub-17 em São João da Barra‏

Pelo terceiro ano consecutivo a cidade de São João da Barra foi sede de uma das mais importantes competições de base do futebol brasileiro. Após receber nas edições anteriores equipes como Internacional, Vasco da Gama, Coritiba, Flamengo e Botafogo, o município teve a presença de dois representantes do mesmo porte:  Palmeiras (SP) e Cruzeiro (MG). Paulistas e mineiros, que enfrentaram o São João da Barra, também marcaram presença enfrentando o Clube Atlético Babaçu, do Maranhão, na chave que teve o Estádio Municipal Manoel José Viana de Sá como palco. A Copa Rio Sub-17 - tida como o Campeonato Brasileiro da categoria - terá a sua grande final no próximo dia 06, em Cabo Frio. 

Com a equipe sanjoanense em processo de formação, o Subsecretário de Esportes, Adilson Almeida, afirma que a presença de duas instituições do prestígio de Palmeiras e Cruzeiro (atuais campeões nacionais das Séries A e B de profissionais do Brasil) e de um representante do Maranhão, estado que habitualmente revela inúmeros valores para clubes brasileiros e do exterior, e que também tem o atual campeão da Série C nacional, o Sampaio Correia, mostrou o respeito que a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro tem por São João da Barra na organização de eventos esportivos e pela expressão do município no cenário esportivo.

"Os jogadores que já vestiram as camisas de Palmeiras e Cruzeiro deixaram um legado inestimável para o futebol brasileiro e são clubes que formam jogadores de alto nível e larga escala, o que para o nosso município e desportistas em geral será de extrema valia a título de aprendizado. O futebol maranhense vive um momento interessante e recupera seu espaço no cenário nacional, e os três clubes que estiveram em São João da Barra propiciaram um intercâmbio que certamente já nos trouxe benefícios, principalmente aos nossos esportistas e apaixonados pelo futebol. Garanto que mais uma vez honramos as nossas tradições em bem receber e oferecer a todos uma experiência inesquecível", disse. 

  O Esporte Clube São João da Barra (foto) foi a campo em três ocasiões e não somou ponto. Mesmo atuando com garra redobrada ao medir forças com adversários mais entrosados, mostrou qualidades, despertando o interesse de alguns observadores técnicos que vieram ao município em busca de talentos.

Cruzeiro e Palmeiras conquistaram as duas vagas do Grupo G e avançaram de fase.  Na primeira colocação, o Cruzeiro permaneceu em São João da Barra e, no domingo (30), enfrentou o Internacional de Porto Alegre, no Estádio Municipal Manoel José Viana de Sá, às 16h. A partida terminou empatada em 1 a 1, com a equipe de Minas vencendo por 3 a 1 nos pênaltis e se classificando para as quartas-de-final.

Representantes de Cruzeiro e Palmeiras, Emerson Cunha e Eduardo Batista, não pouparam elogios ao que foi oferecido.  Batista assegurou, ainda, que de todas as participações do clube paulista, o hotel e o estádio são os melhores de todos os que o clube já teve.

"Sem desmerecer os demais, mas o que vimos em São João da Barra está muito acima da média e até mesmo dentro daquilo que encontramos nas melhores competições do país em que marcamos presença. Foi uma grande primeira fase de competição e, motivados por isso, vamos brigar pelo título". 

Os jogos:
 Primeira rodada:  Cruzeiro 1 - 0 Palmeiras e ECSJB 0 -1 C.A. Babaçu, 26 de abril
Segunda rodada:  C.A. Babaçu 1 -1 Cruzeiro e Palmeiras 3 - 0 ECSJB, 27 de abril
Terceira rodada:  Palmeiras 4 - 2 C.A. Babaçu e ECSJB 0 - 3 Cruzeiro, 28 de abril

Fonte: Secom - SJB

São João da Barra: um retorno ao passado em cada esquina

O rico patrimônio histórico sanjoanense merece uma visita
Quem desembarca em São João da Barra se depara com o passado em cada esquina. A cidade, tão conhecida pelas suas praias, reúne um rico patrimônio arquitetônico que ajuda a contar quase quatro séculos de história.À beira do Rio Paraíba do Sul, o mercado municipal dominava o comércio na área central até a primeira metade do Século XX. A construção, de 400m2, foi transformada no Centro Cultural Narcisa Amália. Trata-se de uma homenagem à jornalista e professora nascida no município em 1852 que lutou em prol de um maior acesso à cultura por parte das mulheres e contra a opressão dos fracos e escravos. O espaço, inaugurado em 1992, conta com diversos ambientes, onde estão guardados objetos históricos, além de um pátio e um palco.

Na avenida principal, fica o prédio da Antiga Câmara e Cadeia. Com seus 350m2 de área bem conservados (a última restauração aconteceu em 2011), o imóvel ainda guarda, no primeiro andar, as grades das celas que abrigavam escravos e condenados. No segundo pavimento, ficava a sede do governo municipal, construída em 1709. Atualmente, o edifício abriga um arquivo histórico.
Bem próximo dali, o Cine-Teatro São João é o principal palco de apresentações culturais de cidade. Inaugurado em 1906, ele tem acomodações para 200 pessoas, entre plateia e galerias, e guarda algumas relíquias, como uma máquina de projeção da década de 1930. Desde 2005, o espaço é administrado pela prefeitura, que promoveu diversas obras de restauração.
A pouca distância da área central, o Palácio Cultural Carlos Martins é uma imponente construção de dois andares e 665m2 de área, datada de 1870. Uma restauração feita em 2008 devolveu-lhe a aparência de chalé. No térreo, o espaço tem quatro salas de médias dimensões, dedicadas às artes plásticas, à dança, à literatura e à música. No andar superior, cujo acesso se faz por uma bela escadaria em granito, o visitante encontra cinco salas, onde acontecem exposições temporárias, sala multimídia e estúdio fotográfico. O conjunto é completado por um agradável jardim, aberto a toda a população.
Para encerrar o tour, nada melhor do que conhecer o antigo Fórum. Construído no Século XIX para ser a moradia do Comendador André Gonçalves da Graça, era à época o palacete mais confortável de São João da Barra, tendo inclusive hospedado o Imperador Dom Pedro II em 1847. A torre que se ergue de um dos cantos do corpo do edifício era o ponto mais alto da cidade. O edifício de 737m2 atualmente encontra-se fechado à visitação, mas a administração municipal planeja criar ali uma instituição cultural.
Bem em frente, a elegante Igreja Matriz de São João Batista impressiona em seu estilo barroco brasileiro. Construído originalmente em madeira, no ano de 1630, o prédio passou por diversas reformas. Em 1882, um incêndio destruiu 70% da sua estrutura. A construção atual, com 1.100m2, é caracterizada por sua planta em cruz grega, na qual chamam a atenção três grandes janelas arredondadas. Seu interior guarda uma maquete da última ceia em estilo setecentista.
Às margens da BR-356, está localizada a Estação das Artes Derly Machado, cujo nome homenageia uma professora que se dedicou ao desenvolvimento social do município. O edifício de 1.400m2 tem a arquitetura típica das estações ferroviárias do início do Século XX, época em que os trens partiam dali em direção a Campos. Transformado em centro de referência para o artesanato local, o prédio ainda guarda dois bancos de madeira da mobília original. O pátio externo foi organizado para poder acolher pequenas feiras ao ar livre.
Fonte: Site URURAU

sexta-feira, 28 de março de 2014

Entrega do Diploma Narcisa Amália lotou plenário da Câmara de SJB

Com o plenário cheio, a Câmara de São João da Barra entregou, em sessão solene, na noite desta quinta (27), o Diploma Mulher Cidadã Narcisa Amália, em lembrança ao Dia Internacional da Mulher. Ao todo, nove mulheres foram homenageadas pelos vereadores. Porém, o destaque da noite foi a professora, Francy Graça Fernandes, agraciada com uma honraria especial. Ao som de MPB, o evento recebeu boa parte da sociedade sanjoanense, além do professor Antônio Neves e da secretária de Educação, Leide Cristina da Silva, a Tininha.

Dona de uma grande bagagem na educação, a professora Francy não poupou agradecimento e não conteve a emoção. “Agradeço a Deus pelo dom da vida e aos meus pais por me incentivarem a estudar. Passamos por este mundo apenas uma vez e devemos aproveitar cada instante. Estou vivendo este momento e acredito ser o melhor de minha vida. É um momento ímpar, onde posso expandir aos meus colegas professores e alunos queridos”, disse.
Para o presidente da Câmara Aluizio Siqueira, todas as mulheres são dignas da honraria. Aluizio não escondeu a felicidade de presentear a professora Francy com a Medalha Narcisa Amália. “É uma alegria muito grande poder presentear alguém que tanto fez pela educação de SJB. Este mérito é merecido à Francy Graça Fernandes, porque ela é um exemplo. Assim como ela, todas são dignas desta homenagem”, explicou.
Destaques da noite - Cada vereador homenageou uma mulher. Aluizio Siqueira homenageou Vera Lúcia Amaral Miranda; a vereadora Soninha Pereira prestou honraria a Elba Regina Paiva Ribeiro; Franquis Arêas entregou o diploma a Marcelle Mota Salgado; Alex Firme homenageou Perila Rodrigues; o edil Elísio Rodrigues agraciou Denise Esteves; o vereador Eziel Pedro prestou homenagem a Heliane Matos Ribeiro; o edil Ronaldo Gomes entregou o diploma a Vera Lúcia Coutinho Silva. Já o vereador Jonas Gomes homenageou Vânia Maria Neves Maciel Oliveira, e o edil Carlos Machado (Kaká) prestou homenagem a Vera Lúcia Tavares Jordão. Todas elas foram contempladas por exercerem papel importante na sociedade sanjoanense. 
Durante todo o evento, a dupla de músicos formada por América Rocha e Mario Lencina presenteou o público com a nata da Música Popular Brasileira. No encerramento da solenidade, todas as mulheres receberam uma rosa como lembrança em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. 

Narcisa Amália – Coube à artesã Vânia Pantoja, fazer um apanhado sobre a vida e a obra da poetiza Narcisa Amália, de quem é grande admiradora. Nascida em SJB, Narcisa foi a primeira mulher no Brasil a se profissionalizar como jornalista, alcançando projeção em todo o país, com seus artigos em favor da Abolição da Escravatura, em defesa da mulher e dos oprimidos.

Fonte: Ascom - Câmara

quarta-feira, 26 de março de 2014

Alterações na vazão do Paraíba do Sul podem afetar desenvolvimento do Rio

Qualquer medida sobre a utilização das águas do Rio Paraíba do Sul que implique a redução da vazão do Guandu, para atender ao sistema de abastecimento da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), poderá levar ao desequilíbrio entre a oferta e a demanda e, consequentemente, comprometer o desenvolvimento socioeconômico do Rio em um futuro não muito distante. A avaliação é do pesquisador do Laboratório de Hidrologia do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ), Paulo Carneiro. Ele coordenou o Plano Estadual de Recursos Hídricos (Perhi), estudo encomendado à Coppe pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), com o objetivo de orientar as políticas públicas destinadas à utilização dos recursos hídricos do estado.

O plano, cujo horizonte é o ano 2030, indica que em 16 anos a vazão transposta do Paraíba para o Guandu e a demanda estarão praticamente empatadas. Os números mostram ainda que a situação hídrica do Rio não é tão confortável como se imagina.

“A situação hoje em relação ao abastecimento de água não é tão confortável. O estado não trabalha com uma folga tão grande e é por isso que as pretensões de São Paulo são vistas com muita preocupação. Sem querer negar a legitimidade de o governo paulista buscar soluções para a crise de abastecimento, é preciso colocar que os agentes envolvidos na questão – principalmente os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro e a própria Agência Nacional de Águas (ANA) - precisam sentar à mesa, apresentar o leque de opções e a melhor solução para o problema”, alerta.

As projeções do Perhi, que será discutido hoje (26) na reunião do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, indicam que a região metropolitana do estado consumirá até 2030 cerca de 95% da vazão mínima do Rio Paraíba do Sul para o Guandu - que corresponde a 120 metros cúbicos por segundo. O encontro também vai definir, segundo o pesquisador da Coppe, as prioridades no cronograma de implementação das primeiras das 36 ações que serão adotadas para melhor aproveitamento da Bacia do Paraíba do Sul.
De acordo com Paulo Carneiro, cerca de 70% dessa disponibilidade hídrica já são utilizados atualmente para atender aos moradores e às indústrias do estado. O Paraíba do Sul é o principal fornecedor de água para o Sistema Guandu, que abastece a cidade do Rio e boa parte da região metropolitana:  “São aproximadamente 9,6 milhões de pessoas beneficiadas”, lembra.

O Plano Estadual de Recursos Hídricos deverá contribuir para nortear as discussões relacionadas ao pedido feito na semana passada pelo governo de São Paulo à Presidência da República, de autorização para captar água do Rio Jaguari, afluente do Paraíba.

“Se confirmada, certamente essa captação terá reflexos no abastecimento dos municípios fluminenses, em algum momento, até 2030. Para nós, não há dúvida: caso seja captada mais água do que o volume já retirado hoje, essa diferença fará falta lá na frente, no balanço hídrico da Bacia do rio”, disse Carneiro à Agência Brasil.

Ele explicou que o Estudo de Abastecimento da Macrometrópole Paulista – encomendado à Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos (Cobrape) -, envolve as regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e Santos e apresenta outras alternativas de socorro ao Sistema Cantareira.

“O próprio estudo feito pela Cobrape não indica o Paraíba do Sul como a melhor alternativa de socorro ao Sistema Cantareira. E é exatamente por isso que é preciso discutir o assunto com mais cautela e critério. É preciso buscar uma solução ganha-ganha e não uma situação perde-ganha. Porque se essa água for retirada sem uma análise criteriosa, o estado do Rio lá na frente acabará por pagar a conta”, alerta.

Paulo Carneiro cita a opção de utilizar a Bacia do Vale do Ribeira como mais adequada. “É uma bacia de características eminentemente rurais, onde você tem vazões muito maiores [do que a do Paraíba do Sul] e que poderiam ser utilizadas como opção à crise do Sistema Cantareira. sem maiores conflitos. É uma bacia que nasce no estado do Paraná e cujo rio corta o estado de São Paulo”.

O pesquisador do Laboratório de Biologia da Coppe lembra que o Paraíba do Sul não é uma propriedade do estado, mas um rio federal de uso compartilhado, que corta o estado de São Paulo e abastece regiões importantes do vale paulista. “Mas temos que considerar que a região metropolitana do Rio se configurou a partir de uma série de resoluções e portarias federais que garantiram a preservação do reservatório para assegurar as demandas presente e futuras.

“É uma situação que vem desde a década de 40. Não foi um arranjo que se deu da noite para o dia e mudar isso agora pode causar impactos em um futuro muito próximo. Para efeito de planejamento, 2020 é um arranjo muito curto e está logo à frente”.

Fonte: Agência do Brasil
Foto: Ascom - Câmara de SJB

Carro pega fogo na SB 02

Na manhã de hoje, por volta das 11h30, um carro pegou fogo na estrada SB 02, que liga Bairro de Fátima a localidade de Degredo. Ninguém saiu ferido.
Segundo informações de populares, o incêndio começou após um curto circuito.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e as chamas foram controladas. O veículo Fiorino, de cor branca, teve perda total.


Foto: Facebook - Chambinho Show

terça-feira, 25 de março de 2014

Suspeita de intoxicação alimentar mobiliza secretaria de Saúde em São João da Barra

Uma suspeita de intoxicação alimentar envolvendo funcionários de duas empresas terceirizadas que prestam serviços no Complexo Portuário do Açu movimentou o Centro Municipal de Emergência Pedro Otávio Enes Barreto na manhã desta terça-feira, 25, em São João da Barra. 

 Para atender aos mais de 100 trabalhadores que deram entrada com diarreia e vômito, foi necessária uma mobilização por parte da secretaria de Saúde, com deslocamento de médicos da unidade de Barcelos para atender à demanda.

 Além de todo o esforço para atender aos funcionários, a secretaria de Saúde pretende se aprofundar no problema, acionando o Programa Saúde do Trabalhador e a Vigilância Sanitária no sentido de apurar possíveis irregularidades por parte das empresas Carioca Engenharia e Armatek, onde estão lotados os trabalhadores, e prestadora do serviço de alimentação, Vivace Empreendimento.- Iremos checar o que realmente aconteceu e não está descartada a notificação e punição às empresas envolvidas. Iremos agir, se preciso, de forma enérgica para que isso não volte a acontecer – ressaltou a secretária de Saúde de São João da Barra, Denise Esteves, que esteve no Centro de Emergência acompanhando o atendimento.

 As suspeitas de que algo possa estar errado em relação aos procedimentos adotados pelas empresas na alimentação dos funcionários podem ganhar embasamento com a declaração do funcionário Anderson Dutra, que há mais de um ano trabalha no Porto do Açu.  - Já é a terceira vez que esse problema acontece. Sempre tem gente que passa mal, mas desta vez foi o grupo todo. Estamos na esperança que a nova gerência mude esse quadro - disse Anderson, representante da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). 

Fonte: Secom - SJB

sexta-feira, 21 de março de 2014

Suspensos os processos seletivos de São João da Barra

O Ministério Público recomendou, nesta sexta-feira, 21, a suspensão do processo seletivo de São João da Barra. Uma reunião com o Ministério Público está agendada para a próxima quarta-feira, 26, para que seja decidido os Termos de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC).

Várias vagas foram disponibilizadas em diversas áreas como: Saúde, Educação, Transporte, Assistência Social e Defesa Civil.


Prefeitura emite nota

A Prefeitura de São João da Barra esclarece que o Processo Seletivo Simplificado em andamento desde o dia 12 de fevereiro, contemplando vários setores da administração municipal, prossegue dentro da normalidade, porém sem previsão de contratação imediata. A medida atende recomendação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, emitida no dia 20 de março de 2014, para a não realização de nenhum processo seletivo simplificado, nem prorrogação ou contratação de trabalhadores sem concurso público para qualquer área a partir da referida data. Uma reunião entre representantes do Poder Executivo e do Ministério Público está agendada para o dia 26 de março para tratar do assunto.

quinta-feira, 20 de março de 2014

UPP Manguinhos é incendiada e comandante leva tiro na perna

O capitão Gabriel Toledo, comandante da UPP Manguinhos, foi atingido por um tiro na perna direita durante uma ação na comunidade. Ele estava acompanhado de outros três policiais, um deles ferido na cabeça por uma pedrada. A sede da UPP Arará/Mandela, no Complexo de Manguinhos, foi incendiada.

Comandante Toledo
Comandante Toledo Foto: Divulgação
Ainda na noite desta quinta-feira, o Complexo do Lins também foi atacado na sede da UPP Camarista Méier. Ninguém ficou ferido. O 3º BPM (Méier) reforça o policiamento no local.
No Complexo do Alemão também houve ataque a tiros durante a noite, na base da UPP Nova Brasília, na localidade conhecida como Chuveirinho, onde quatro policiais ficaram encurralados por traficantes. Na madrugada desta quinta-feira, dois policiais foram feridos num tiroteio em outro ataque ao Alemão.
No momento está acontecendo uma operação em Manguinhos reunindo homens do Bope, Batalhão de Choque e Grupamento Aero Marítimo.
Os policiais feridos foram encaminhados para o Hospital Geral de Bonsucesso. O ataque aconteceu numa localidade próxima à Cobal.

O governador do Rio comentou, em nota, o assunto:

"O Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, declara que essa é mais uma tentativa da marginalidade de enfraquecer a política vitoriosa da pacificação, que retomou territórios historicamente ocupados pela bandidagem para o controle do Poder Público.
O Governador Sérgio Cabral mantém o firme compromisso assumido com as populações das comunidades e com a população de todo o estado do Rio de Janeiro de não sair, em hipótese alguma, desses locais ocupados e manter a política da pacificação".
Mais cedo, uma intensa troca de tiros entre traficantes e policiais da UPP de Manguinhos levou a polícia a interromper o tráfego de veículos nos dois sentidos da Avenida Leopoldo Bulhões, na altura de Benfica.
Policiais do Batalhão de Choque e do 22º BPM (Maré) foram deslocados à região para dar apoio aos PMs da UPP. Antes do processo de ocupação, o local era conhecido como ‘Faixa de Gaza’.


Fonte: Extra

Departamento de Cultura de São João da Barra recebe coleção de moedas antigas‏

Moedas antigas são doadas ao Departamento de Cultura de São João da Barra


Moedas antigas, muitas ainda do tempo do Brasil Império e do início do Brasil República passam a fazer parte do acervo do Departamento de Cultura de São João da Barra. O material, doado na última quarta-feira, 20, pela colecionadora Maria Auxiliadora Dutra Abreu, encontra-se na casa de Câmara e Cadeia João Oscar Pinto do Amaral acessível à população.
Agora pertencente ao município, a coleção veio de uma herança familiar, sendo iniciada por João Dutra Pinto, avô de Maria Auxiliadora. Engenheira Civil aposentada, ela é campista de nascimento, com familiares em São João da Barra. 
– Sou sanjoanense de coração e escolhi doar a coleção para o município por ser uma admiradora da história e da cultura desse lugar. É importante que essas moedas estejam em exposição, pois contam um pouco da história do Brasil – explica Maria Auxiliadora, que esteve em São João da Barra para a entrega o acervo.
Em uma viagem pelo tempo, é possível identificar nas moedas algumas personalidades brasileiras. Entre elas, Oswaldo Cruz, Almirante Tamandaré, Padre José de Anchieta, Getúlio Vargas e Carlos Gomes.
A coordenadora da Casa de Câmara e Cadeia, Perila Rodrigues, faz um convite à população para conhecer a coleção. “É um material de grande importância histórica e que merece ser visitado pelos moradores de São João da Barra e por quem visita nosso município”.

Fonte: Secom - SJB

Congos completa 82 anos de glória

Uma das maiores atrações do melhor carnaval de rua do interior do Rio de Janeiro, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Congos, fundado em 1932, completa hoje seus 82 anos de fundação, em São João da Barra. A grande comemoração aconteceu com o grande e luxuoso desfile apresentado neste ano na avenida do samba, com o enredo “Fábrica dos Sonhos” de autoria de Robertinho Martins.
Com 800 componentes, entre bateria, passistas, rainha, madrinha, musa, alas, três carros alegóricos e dois tripés, a escola vermelha, preta e branca de São João da Barra levantou o público presente nos dois dias de desfile mantendo a tradição. Nos três carros alegóricos, com os temas Sonho de Criança, Pesadelo e Sonho de Carnaval, uma profusão de cores, muita beleza e efeitos especiais. A bateria com 60 integrantes fez, através da fantasia, referência aos ciganos e suas interpretações de sonhos. Segundo a Prefeitura de São João da Barra, aproximadamente 50 mil pessoas prestigiaram o desfile da escola no domingo de carnaval.
Vale ressaltar uma parte da história, onde em 1977, quando ainda era bloco e sucesso no carnaval de rua, o Congos deixou de lado a marcha-rancho para inovar com o samba onde continua até os dias atuais, só que como Escola de Samba.
De acordo com o carnavalesco, Geraldo Lopes, todos devem comemorar. “Cada fiel torcedor de nossa grande escola faz parte desta história.”, disse.
Geraldo acrescenta ainda do orgulho em fazer parte a 14 anos dessa história linda do Congos, em São João da Barra. “É uma história marcada por muito luxo, garra e união. Orgulho-me muito de ser Congos!!!”, ressalta.
Para outro carnavalesco de história na escola, João Batista Azevedo, a cada ano que a escola comemora é mais um chama da vitória que acende. “Parabéns para esse povo que por amor aos Congos mantém essa chama acesa! Torço para que tenham força e loucura suficiente para não deixar essa chama se apagar”, conclui.


Anaísa Malhardes, a Iemanjá do carro dos Congos , em 1977 
Marlucia Amaral, em 1982 vestindo "Destino de Poseidon".














Fotos: Paulo Pinheiro e Arquivo do Fórum do Carnaval Sanjoanense

quarta-feira, 19 de março de 2014

Assembleia reúne 8 mil funcionários do Açu para discutir reajuste salarial

Reunião aconteceu às 6h desta quarta-feira (19), no Porto do Açu.
Funcionários pedem reajuste de 10%. Patronal ofereceu 7%.


Cerca de 8 mil funcionários do Porto do Açu, em São João da Barra, no Norte Fluminense, se reuniram na manhã desta quarta-feira (19), para uma terceira rodada de negociações com representantes das empresas instaladas no complexo, a fim de discutir reajuste salarial e a proposta patronal.
De acordo com o presidente do Sindicato da Construção Civil, José Eulálio, desde dezembro de 2013 a questão é discutida. O sindicato propôs um aumento de 15%. Em assembleia os funcionários acordaram o aumento de 10%. Nesta quarta-feira a proposta dos patrões passou de 6% para 7% e mais uma vez foi negada.
Na quinta-feira (20) será realizada uma nova assembleia, desta vez, no Rio de Janeiro. “A gente espera que a proposta patronal alcance os 10% e caso seja negada existe a possibilidade de paralisação do setor”, explicou José Eulálio.

Fonte: G1
Foto: Google

Câmara aprova aumento de 12% para os servidores

Os servidores públicos da Prefeitura e da Câmara de SJB terão um aumento de 12% em seus salários, a partir deste mês. Os projetos de leis que concedem a revisão geral anual foram aprovados em caráter de urgência na sessão desta terça (18), pelo Legislativo. O índice é o mesmo concedido no ano passado. O objetivo da correção salarial, em decorrência da inflação, visa garantir a manutenção do poder aquisitivo frente à desvalorização da moeda nacional.
Requerimentos - O vereador Franquis Arêas requereu à Secretaria de Saúde, a implantação de um kit lanche em todas as viagens com pacientes do município que vão realizar exames ou consultas médicas em cidades distantes. “Isso vai ajudar essas pessoas que, muitas vezes, não têm dinheiro para fazer um lanche”, disse.
O plenário também aprovou requerimento dos edis Aluízio Siqueira, Alex Firme e Elísio Rodrigues solicitando à Secretaria de Saúde, a implantação de Unidades de Pacientes Graves (UPG) com leitos, médicos, enfermeiros, técnicos, demais profissionais e equipamentos especializados no Centro Municipal de Emergência (na Sede).
Aluizio também pediu à prefeitura, que crie uma lei tornando obrigatória a identificação eletrônica (por meio de microchip) nos equinos e bovinos soltos nas ruas, para com isso, facilitar o controle de animais abandonados e evitar acidentes. Em parceria com o vereador Kaká, Aluizio também propôs a implantação de consultório odontológico nas escolas da rede municipal. 
Demais matérias aprovadas
Jonas – serviços de extensão da rede de energia elétrica (baixa tensão) com iluminação pública na Rua Sagrado Coração de Jesus (Palacete);
Jonas - continuação do asfaltamento da estrada que começa na ponte do canal de São Bento até a antiga bomba (Palacete);
Elisio - continuidade do projeto de reforma das casas no município;
Eziel – calçamento da Rua Manoel Soares Miranda (Chapéu do Sol);
Eziel – reforma da praça de Cajueiro;
Soninha – reforma dos banheiros existentes ao lado da Academia Popular (Sede);
Soninha – colocação de ventiladores e bebedouros nas capelas mortuárias;
Kaká – asfaltamento da estrada de Iquipari;
Ronaldo – iluminação na Praça da Igreja de Rua Nova;
Ronaldo – patrolamento das ruas do bairro Chapéu do Sol e Carrapicho;
Franquis – calçamento da Rua Amaro Pedro Viana (Grussaí).
Aluizio/Elisio – prorrogação do desconto de 80% do pagamento de IPTU para os inadimplentes;
Alex – criação da Casa do Empreendedor para simplificar o atendimento a quem quer abrir um negócio;
Alex – reforma do Ginásio de Esportes.

Fonte: Ascom - Câmara

quinta-feira, 13 de março de 2014

Morre o ator Paulo Goulart aos 81 anos

Morreu nesta quinta-feira em São Paulo o ator Paulo Goulart, aos 81 anos, segundo o site Memória Globo. Ele estava internado no hospital Beneficência Portuguesa e lutava contra um câncer no mediastino, região entre os pulmões, há dois anos. Ele já havia se tratado de um câncer no rim, diagnosticado anos antes. Casado há 62 anos com a atriz Nicette Bruno, Goulart deixa também três filhos, oa atores Beth Goulart, Bárbara Bruno e o dançarino Paulo Goulart Filho. Ainda não foram dadas informações sobre onde será realizado o velório e o enterro.  
Seu último trabalho na TV foi no filme O Tempo e o Vento (2013). Considerado um dos maiores talentos do teatro brasileiro, onde construiu uma trajetória profícua, Goulart deixou sua marca na televisão e no cinema. 

Fonte: Veja

quarta-feira, 12 de março de 2014

Câmara cobra explicação a Campostur sobre lei que concede gratuidade ao idoso

Por meio de ofício, a Câmara Municipal de São João da Barra encaminhou à direção da Auto Viação Campostur, nesta quarta-feira (12), um pedido de informação sobre um possível problema que vem causando transtornos aos sanjoanenses. A Câmara quer saber da empresa por que ela não está cumprindo a lei que prevê a gratuidade do transporte aos idosos acima dos 60 anos na linha intermunicipal (SJB – Campos).

Segundo o presidente do Legislativo, Aluizio Siqueira, a Lei Orgânica do município é bem clara em seu artigo 266: “Fica instituído nos coletivos que trafegam no Município, o acesso gratuito para os munícipes maiores de 60 (sessenta) anos e para os portadores de necessidades especiais”. O texto, inclusive, é resultado de uma emenda modificativa feita por Aluizio e aprovada pelos demais vereadores na sessão de 14 de dezembro de 2009.

No entanto, tem sido constante o número de reclamações que os vereadores recebem. “Até hoje a Campostur não vem respeitando essa emenda que foi feita à Lei Orgânica e isso não pode ficar assim”, explicou Aluizio, salientando que já encaminhou a emenda ao Procon, ao Conselho Municipal do Idoso e à Secretaria Municipal de Transportes. “Fomos informados de que, quando a empresa adere com suas linhas ao transporte municipal, como é o caso da Campostur, ela tem que respeitar a legislação daquele município”, destacou.

Fonte: Ascom - Câmara