A Associação dos Conselheiros Tutelares do Estado do Rio de Janeiro (ACTERJ), atualmente presidida por Waltair do Nascimento, do Conselho Tutelar de Angra dos Reis, esteve reunida nesta sexta-feira, 27, com representantes dos Conselhos da região Norte, em São João da Barra. No encontro, ficou acordado que a Conselheira Tutelar de Sanjoanense Carla Zulmira Rosa é a nova coordenadora da região norte. “Ela passa a ser a interlocutora e representante dos sete municípios junto a ACTERJ”, disse Waltair.
Carla considera o desafio como uma oportunidade muito enriquecedora que vai servir de experiência e aprimoramento, “estou feliz com a possibilidade de trabalhar por políticas públicas voltadas para a criança e o adolescente”, declarou. Além disso, o grupo tratou de questões como o VI Congresso Nacional de Conselhos Tutelares, que vai acontecer em Luziânia (Goiás), de três a seis de dezembro, quando São João da Barra estará participando. Antes disso, o município se prepara para o 51º Fórum de Conselheiros, marcado para o mês de novembro. Entre os pontos técnicos, a troca de experiências e as discussões sobre o dia a dia do trabalho realizado, junto à criança e ao adolescente de zero a 18 anos com direitos violados, a classe comemora um pouco do que chama de valorização.
- Temos algumas conquistas que já são sinais de que estamos sendo valorizados como o acréscimo de mais um ano no mandado de conselheiros, passamos de três para quatro anos e ganhamos também o direito de realizarmos eleição em data única por todo o território brasileiro, o que organiza bastante todo o processo de atuação junto ao público alvo - Declara o presidente da ACTERJ.
Dentre os problemas enfrentados pelos Conselhos, o presidente destaca que a prática do abuso sexual intrafamiliar, o estupro e o crack são os vilões da infância e da adolescência com um crescimento absurdo. Além do trabalho de assistência com técnicas efetivas, os Conselhos Tutelares vêm também participando de campanhas de combate à violência de toda a natureza junto ao Promotor de Justiça do Rio de Janeiro, Rodrigo Pimentel, do Ministério Público Estadual e Fundação Xuxa Meneguel, que trabalha atualmente o tema “Não bata, eduque”.
Participaram também do encontro a secretária de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos Denise Esteves, a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Irmã Cíntia de Azeredo Lobo, o tesoureiro do ACTERJ Rodrigo Ramalho e conselheiros da região Norte.
Fonte: Secom - SJB
Nenhum comentário:
Postar um comentário