Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de julho de 2012

Aniversário do Jeep Club movimenta o fim de semana em São João da Barra




O 7º aniversário do Jeep Club São João da Barra comemorado no último fim de semana movimentou o município proporcionando entretenimento, lazer e diversão para os jipeiros da região que vieram de vários municípios e estados brasileiros incentivando o turismo gerando emprego e renda para os empresários do setor de hotelaria e vendedores ambulantes.

Segundo o presidente do Jeep Club, Maurício Cunha, o evento alcançou o objetivo promovendo a integração e a confraternização com o encontro dos jipeiros que trocaram experiências principalmente na prática quando o grupo se reuniu para enfrentar os obstáculos das trilhas.

O vice presidente Carlos Soares destacou que a programação agradou todos os visitantes que participaram do aniversário. “Realizamos uma prova de obstáculos dentro do Balneário, passeio até o Pontal de Atafona, trilha pelas estradas vicinais e prova da balança”, comentou.

O presidente do Jeep Club de Campos Augusto Peixoto que participou do evento disse que estava feliz em poder mais um ano marcar presença numa data tão importante como essa. “É um prazer enorme pra mim que ajudei a fundar o Jeep Club São João da Barra está aqui hoje. Tem um pedaço de mim aqui dentro”, declarou Augusto.

No encontro em São João da Barra não faltou emoção, adrenalina e aventura para os jipeiros que comprovaram suas habilidades ao passar por terrenos ondulados, arenosos, escorregadios, buracos, atoleiros, rampas e obstáculos.

Fonte: Jeep Club

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Encerra nesta terça o 2º Ciclo de Palestras e Oficinas Pedagógicas de SJB


A Secretaria de Educação e Cultura de São João da Barra está realizando o 2º Ciclo de Palestras e Oficinas Pedagógicas, que teve início nesta segunda-feira e encerra amanhã (terça-feira) no Ciep Municipalizado professora Gladys Teixeira. O objetivo é promover a Educação valorizando a autonomia intelectual e a possibilidade de acesso a níveis mais elevados de escolarização com melhor aproveitamento em cada nível de ensino e às condições dignas de inserção produtiva.

“Estamos visando a melhoria da qualidade do ensino através da capacitação dos profissionais em diversas áreas enfocando o desenvolvimento humano e social tendo como referencial as diferentes fases da vida em sua diversidade”, disse o secretário municipal de Educação e Cultura, Antônio Neves, ressaltando que é primordial a capacitação profissional de todos os servidores ligados à Educação na busca por um ensino adequado às mudanças, transformações e realidades presentes em nossa sociedade.

O ciclo de palestras para os 700 profissionais da área da Educação de São João da Barra acontece em dois turnos, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Nesta segunda-feira a programação ficou por conta do jornalista, educador e animador cultural Wilson Heidenfelder, que produziu o documentário Batuque aí, difusão dos ritos, ditos e mitos da cultura popular. Na palestra sobre o tema (O que nos move? Trabalhando o repertório Cultural em favor da pedagogia) Wilson destacou como é importante trabalhar a arte dentro e fora da sala de aula.

Na terça-feira, no mesmo horário, acontecem 12 oficinas com os seguintes temas: Trabalhando direitos e deveres/Conselho Tutelar; A importância do brincar no desenvolvimento infantil; Trabalhando as habilidades lógicas, Sexualidade infantil, Projeto trilhas Pró-letramento da Língua Portuguesa; Pró-letramento de Matemática; Orientação postural para o corpo docente; Jogos na aprendizagem, A alegria de aprender brincando; Drogas; Era uma vez... Jorge Amado-prática e conhecimento.

Fonte: Secom - SJB

Adolescentes recuperam mata ciliar em Campos dos Goytacazes


Sustentabilidade é um tema cada dia mais presente no dia a dia dos alunos do Patronato São José, em Campos dos Goytacazes. Depois de participarem de concurso de frases sobre a Rio+20 e de plantio de árvores para recomposição da mata ciliar do Rio Itabapoana, eles se preparam para um evento que vai marcar a proteção de três nascentes. A atividade vai acontecer no terreno da própria instituição beneficente, na localidade de Santo Eduardo, limite do município com o estado do Espírito Santo.

Na última semana, os alunos já haviam plantado árvores e assistido a uma palestra sobre a importância da proteção das nascentes e a campanha Água Limpa para o Rio Olímpico, do Rio Rural, que tem como meta proteger 2016 nascentes até a Olimpíada do Rio.

A unidade de ensino abriga aproximadamente 80 adolescentes de 12 a 18 anos, quase todos filhos de agricultores, e oferece cursos profissionalizantes, incluindo noções de agropecuária. Assistente social da instituição, Fernanda Degliespoti destacou a importância de trabalhar assuntos ligados à sustentabilidade, tema de uma pesquisa escolar e do concurso de frases, que premiou os alunos com kits da campanha do Rio Rural e com um incentivo em dinheiro, doado pela comunidade. “Isso foi muito importante para que eles criassem intimidade com tema e soubessem a importância das atitudes sustentáveis”, revelou.

Os primeiros colocados no concurso de frases foram Layarda de Castro Nascimento, 15 anos, aluna do nono ano do Ensino Fundamental; Eduardo da Silva Neves, 16 anos, aluno do terceiro ano do Ensino Médio; e Taís Araújo Cunha, 16 anos, da última série do Ensino Médio.

Técnico agrícola da Emater-Rio e executor do Rio Rural, que presta assistência à instituição, Alarcon de Miranda revela que os alunos, aos poucos, estão ajudando a recuperar a mata ciliar do Rio Itabapoana. “Auxiliamos o técnico do patronato no projeto de proteção da mata ciliar e os alunos gostam muito desse trabalho. Ao todo, serão 50 mil mudas plantadas à margem do Rio e o próximo passo é o trabalho que vai culminar com a proteção de nascentes, no fim do inverno ou início da primavera”, explicou. A propriedade sede do Patronato São José tem 5,5 alqueires de terras cultivadas com café, olerícolas e frutas. Tudo é comercializado e ajuda a manter a instituição.

Fonte: Rio Rural

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Nova coordenação para Conselheiros Tutelares da região Norte

A Associação dos Conselheiros Tutelares do Estado do Rio de Janeiro (ACTERJ), atualmente presidida por Waltair do Nascimento, do Conselho Tutelar de Angra dos Reis, esteve reunida nesta sexta-feira, 27, com representantes dos Conselhos da região Norte, em São João da Barra. No encontro, ficou acordado que a Conselheira Tutelar de Sanjoanense Carla Zulmira Rosa é a nova coordenadora da região norte. “Ela passa a ser a interlocutora e representante dos sete municípios junto a ACTERJ”, disse Waltair.

Carla considera o desafio como uma oportunidade muito enriquecedora que vai servir de experiência e aprimoramento, “estou feliz com a possibilidade de trabalhar por políticas públicas voltadas para a criança e o adolescente”, declarou. Além disso, o grupo tratou de questões como o VI Congresso Nacional de Conselhos Tutelares, que vai acontecer em Luziânia (Goiás), de três a seis de dezembro, quando São João da Barra estará participando. Antes disso, o município se prepara para o 51º Fórum de Conselheiros, marcado para o mês de novembro. Entre os pontos técnicos, a troca de experiências e as discussões sobre o dia a dia do trabalho realizado, junto à criança e ao adolescente de zero a 18 anos com direitos violados, a classe comemora um pouco do que chama de valorização.

- Temos algumas conquistas que já são sinais de que estamos sendo valorizados como o acréscimo de mais um ano no mandado de conselheiros, passamos de três para quatro anos e ganhamos também o direito de realizarmos eleição em data única por todo o território brasileiro, o que organiza bastante todo o processo de atuação junto ao público alvo - Declara o presidente da ACTERJ.

Dentre os problemas enfrentados pelos Conselhos, o presidente destaca que a prática do abuso sexual intrafamiliar, o estupro e o crack são os vilões da infância e da adolescência com um crescimento absurdo. Além do trabalho de assistência com técnicas efetivas, os Conselhos Tutelares vêm também participando de campanhas de combate à violência de toda a natureza junto ao Promotor de Justiça do Rio de Janeiro, Rodrigo Pimentel, do Ministério Público Estadual e Fundação Xuxa Meneguel, que trabalha atualmente o tema “Não bata, eduque”.

Participaram também do encontro a secretária de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos Denise Esteves, a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Irmã Cíntia de Azeredo Lobo, o tesoureiro do ACTERJ Rodrigo Ramalho e conselheiros da região Norte.

Fonte: Secom - SJB

II Ciclo de palestras e Oficinas será realizado para profissionais da Educação

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São João da Barra inicia a semana que marca a volta do período letivo com o II Ciclo de Palestras e Oficinas. Direcionado aos 700 funcionários da rede, o evento acontece nos dia 30 e 31, das 8h às 17h, no CIEP Municipalizado Professora Gladys Teixeira, no centro da cidade, e tem como objetivo a formação continuada desses profissionais.

Na segunda-feira, dia 30, Palestra com o jornalista, educador e animador cultural Wilson Heidenfelder, que irá abordar o tema Trabalhando o repertório cultural em favor da pedagogia. Na oportunidade, o palestrante, que produziu o documentário Batuque aí, difusão dos ritos, ditos e mitos da cultura popular, levará aos profissionais a importância de se trabalhar a arte dentro e fora da sala de aula.

No segundo dia do Ciclo, n dia 31, 12 oficinas acontecerão durante todo o dia com a participação de diretores, diretores adjuntos, orientadores educacionais, professores, pedagogos e psicopedagogos. As oficinas acontecerão simultaneamente e nos períodos da manhã e da tarde, assim como a palestra do dia anterior, para que os profissionais possam participar no período em que não estiverem na escola.

Os temas desenvolvidos nas oficinas são: Trabalhando direitos e deveres/Conselho Tutelar; A importância do brincar no desenvolvimento infantil; Trabalhando as habilidades lógicas, Sexualidade infantil, Projeto trilhas Pró-letramento da Língua Portuguesa; Pró-letramento de Matemática; Orientação postural para o corpo docente; Jogos na aprendizagem, A alegria de aprender brincando; Drogas; Era uma vez... Jorge Amado-prática e conhecimento.

Fonte: Secom - SJB

LS Jack neste sábado em São João da Barra


A banda LJ Jack será a grande atração musical deste final de semana no município de São João da Barra. A apresentação faz parte dos festejos em homenagem a São Cristovão e acontecerá no sábado, dia 28, com início previsto parra as 22h, às margens da BR-356, na chegada da cidade. E m seguida, o som fica por conta do DJ Gil Ribeiro.

Também na programação de São Cristóvão, que tem apoio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer, atrações nesta sexta-feira, dia 27. Às 20h, show de calouros e apresentação de Tadeu e Banda. Em seguida mais música com Kaká e Banda, a partir das 22h.

Dentro do projeto musical Nossa Terra, Nossa Gente, no Calçadão Jair da Graça Raposo, no centro da cidade, também na sexta-feira, se apresenta, a partir das 22h, a dupla Alcimar e Chicão.

Além da esperada apresentação do LS Jack, a noite de sábado terá, ainda, os projetos Orla de Ritmos e Nossa Terra, Nossa Gente, que brindam o público com o som de Edmar Ferreira, no Largo Mariquinha Salva (Orla do Rio Paraíba), às 21h, e Banda Primeiro Plano, às 22h, no Calçadão Jair da Graça Raposo.

As atrações musicais do final de semana em São João da Barra terminam no domingo, dia 29, com a Tarde do Pagode, às 16h, no centro da cidade, tendo como atração o grupo Free Samba, e a banda local Levanta Saia, que encerra, a partir das 21h, a programação da festa de São Cristóvão.

Fonte: Secom - SJB

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Viva São Cristóvão


A tradicional festa em comemoração ao santo São Cristóvão acontecerá do dia 25 ao 29 de julho, em São João da Barra com uma vasta programação.
O Calendário Tridentino da Igreja Católica permite a celebração de São Cristóvão no dia 25 de julho, apenas em missas privadas. Esta restrição foi removida mais tarde. Apesar da Igreja Católica ainda aprovar a devoção a ele, o listando entre os mártires romanos venerados em 25 de julho, ela removou seu dia festivo do calendário católico de santos em 1969. Na época, a igreja declarou que a celebração não era de tradição romana, tendo em vista sua adesão tardia (por volta do ano de 1550) e limitada ao calendário romano.
A Igreja Católica argumenta que quase nada de histórico é conhecido sobre a vida e a morte de São Cristóvão, apesar de que várias lendas são atribuídas a ele. A mais popular se origina da Legenda Áurea, uma compilação de histórias de santos do século XIII.

Programação:

Dia 25 - Missa na Igreja Matriz de São João Batista – 19h, logo após carreata de São Cristóvão.

Dia 28 – LS Jack, às 22h no Palco Oficial.

Dia 29 – Tarde do pagode com Free Samba – 16h e às 22h o show fica por conta do grupo de forró Levanta Saia.

Durante todos os dias de festa acontecerá a parte recreativa.

Unidade Mista de Saúde 24h inaugurada em Grussaí


A Prefeitura de São João da Barra inaugurou, na tarde da última terça-feira, dia 24 de julho, a Unidade Mista de Saúde 24h, localizada no bairro Telê Santana, no outro lado da Lagoa de Grussaí. Denominada Unidade Básica de Saúde João Barbosa Neto, a finalidade ampliar o atendimento à população com serviço ambulatorial, atendimento básico e especialidades, funcionando paralelamente à Unidade Básica de saúde de Grussaí, que presta serviço das 8h às 17h.

- No local iremos efetuar atendimento de emergência com plantão médico, além de serviços de clínico geral, ginecologia e obstetrícia, pediatria, cardiologia, fisioterapia e odontologia – comentou a secretária municipal de Saúde de São João da Barra, Fabiana de Mello Catalani Rosa.

Em uma área de 800 metros quadrados foram construídos quatro consultórios médicos, repouso masculino e feminino com três leitos cada um, sala de curativos infectados e não infectados, e salas de assistência social, imunização, nebulização, odontologia, esterilização, expurgo e de fisioterapia.

Dois postos de enfermagem, almoxarifado de material hospitalar, depósito de gases medicinais, dispensário de medicamentos, banheiros com acessibilidade, salas de depósito de resíduo químico, lavanderia, copa, área de serviço, recepção, sala de chefia, jardim interno, vestiário masculino e feminino para funcionários, quarto para plantonista médico, enfermeiro e motorista completam as dependências da Unidade Mista de Saúde.

Fonte: Secom - SJB

7º aniversário do Jeep Club será neste fim de semana em Atafona


O Jeep Club São João da Barra comemora o 7º aniversário com uma programação imperdível neste fim de semana, 28 e 29, (sábado e domingo), no Balneário da praia de Atafona. Emoção, adrenalina, aventura e coragem não faltarão aos jipeiros que demonstrarão suas habilidades em terrenos ondulados, arenosos, escorregadios, buracos, atoleiros, rampas, obstáculos, dentre outros.

Para o presidente do Jeep Club, Maurício Cunha, o encontro objetiva promover a integração dos jipeiros de vários estados brasileiros, agregando valores, experiência e a divulgação do turismo local visando incentivar a economia gerando emprego e renda para os empresários do setor de hotelaria e vendedores ambulantes.

De acordo com o secretário Fabricio Berto a programação será iniciada, sábado, às 10h – com inscrição para o Passeio Off-Road dentro do Balneário, 11h – saída do Passeio Off Road, 12h – Trio Elétrico com DJ na Praça de Alimentação, 13h inscrição para Prova da Balança de Equilíbrio e 14h – Início da Prova da Balança de Equiilíbrio.

No dia 29, domingo, às 10h – inscrição para Prova de Obstáculo, 11h – Início da Prova de Obstáculo, 12h – Trio Elétrico com DJ na Praça de Alimentação, 13h – Brincadeira do Cabo de Guerra e às 15h – Encerramento com queima de fogos após os parabéns.

O vice-presidente Carlos Soares informou que no local do evento será vendido camisa do evento pelo preço simbólico de R$ 10,00 que dará direito aos jipeiros participarem do Passeio Off Road, Prova da Balança de Equilíbrio e Prova de Obstáculos, mediante assinatura do Termo de Responsabilidade.

Fonte: Jeep Club

Adejaldo Silva vence categoria Open Masculino no Rio de Janeiro


O atleta de bodyboarding de São João da Barra Adejaldo Silva venceu no último fim de semana a primeira etapa da categoria Open Masculino do Circuito Rio Matte Leão de Bodyboard, na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. O evento foi realizado pela Adding Sports e Federação de Bodyboarding do Rio de Janeiro, com supervisão da Confederação Brasileira de Bodyboard.

A primeira das cinco etapas reuniu 126 atletas de sete diferentes estados, transformando o evento num “mini Circuito Brasileiro” devido o alto nível técnico dos competidores. No alto do pódio Adejaldo Silva homenageou o amigo Thiago Corrêa. “Dedico essa vitória a uma pessoa que sempre me ajudou e me incentivou a surfar, mas que hoje não está mais entre nós”, discursou Adejaldo fazendo referência ao atleta profissional que faleceu vítima de acidente de moto no mês passado.

Segundo o presidente da UBCS – União dos Bodyboarders de Campos e São João da Barra, Sérgio Gomes, Adejaldo tem sido a pedra no sapato dos atletas cariocas desde o ano passado quando sagrou-se vice campeão carioca sub-16. “Além da excelente premiação, Adejaldo levou para casa um skate elétrico oferecido pela I-nove”, disse.

– Os atletas de São João da Barra continuarão treinando firme para conseguir outras vitórias no decorrer do Circuito – finalizou Sérgio, informando que a 2ª Etapa acontecerá nos dias 11 e 12 de agosto em Itacoatiara / Niterói, 3ª Etapa – 13 e 14 de outubro em Copacabana, 4ª Etapa – 10 e 11 de novembro na Barra da Tijuca ou Recreio e a 5ª Etapa – 8 e 9 de dezembro em São Conrado.

Fonte: Secom - SJB

Centro de Fisioterapia e Farmácia Municipal inaugurados em São João da Barra


O município de São João da Barra ganhou mais um Centro Municipal de Fisioterapia, que irá funcionar de segunda a sexta-feira, na praia de Atafona, das 8h às 17h, e uma Farmácia Municipal, com atendimento 24h, localizada no centro da cidade. As duas unidades foram inauguradas na tarde da última segunda-feira, dia 23 de julho.

Situado na área central da praia de Atafona, o Centro de Fisioterapia Municipal Amaro Cravo da Silva é o quarto em funcionamento no município – os outros três são no centro da cidade, em Sabonete e em Barcelos – e tem como objetivo ampliar o atendimento, beneficiando uma parcela da população que utilizava o centro da sede do município.

Dois fisioterapeutas estarão à disposição dos usuários para realizar atendimentos em fisioterapia traumato-ortopédica, neurológica, respiratória e reumatológica em um ambiente amplo e dotado de equipamentos de última geração. Na sela de espera, vídeos educativos sobre postura corporal e qualidade de vida serão exibidos durante o horário de funcionamento do Centro.

Já a Farmácia Municipal Herval Cruz Cardoso, inaugurada na Rua João Francisco de Almeida, no centro da cidade, é uma iniciativa pioneira na região e contará com cinco farmacêuticos para atendimento todos os dias, inclusive finais de semana e feriados, aos usuários de medicamentos da atenção básica.

— A proposta, com essa experiência pioneira em nossa região e até mesmo a nível de Brasil, é ampliar o acesso do usuário aos medicamentos. Seguimos a regulamentação do Ministério da Saúde e colocamos a disposição dos usuários 237 itens – explica Kleber Porto, gerente municipal da Assistência Farmacêutica.

Fonte: Secom -SJB

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Coluna Zoando com Elder - 13 anos

A aniversariante Maria Luíza!




“As reticências são os três primeiros passos do pensamento que continua por conta própria o seu caminho”. Mário Quintana

MIKABARRA 2012

Em sua 5ª edição, a micareta Mikabarra acontecerá no dia 08 de setembro, no estádio municipal com a presença da cantora Flávia Mendonça que promete abalar. O organizador Luiz Fernando Bolão está empolgadíssimo e segundo ele este ano vai bombar. Estaremos por lá!
A prefeita Carla Machado ao lado da cantora Preta Gil!




As rapidinhas

- Parabéns para Jerônimo Rangel por mais uma conquista em sua vida. O jovem é o mais novo secretário de Comunicação Social da Prefeitura de São João da Barra.

- E por falar em prefeitura, o Circuito Junino foi sucesso neste ano. Shows nacionais como Luan Santana, João Lucas e Marcelo, Gabi Amarantos, Cavaleiros do Forró, Capital Inicial, Padre Juarez de Castro, entre outros foram as atrações do circuito. Parabéns a prefeita Carla Machado pelo sucesso!

- Vem ai com notícias de São João da Barra, Campos, Macaé e Cabo Frio a revista Carioca News. Em breve na cidade com muitas novidades, aguardem!

- Sorrindo a toa está a jovem sanjoanense Anny Kariny Ribeiro, após concluir seu curso de Odontologia. Sucesso!

- Todo sucesso também para o jovem Patrício Souza que além de ser formado em Educação Física, irá fazer mestrado em Portugal.

- XV Encontro de Academias foi mais uma vez sucesso. Cerca de 100 bailarinos se apresentaram no palco oficial. O encerramento do encontro foi com o bailarino Ciro Góes, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Ciro fechou o encontro com um pas de deux com a bailarina Ellen Bongosto. Um luxo!

- Todos os louros de ouro para o andor de São João Batista. Na cidade, durante a procissão, todos comentavam da belíssima arrumação no andor. Parabéns!

- No Baixofolia, o camarote “Loko é poko”, foi à sensação do evento. Gustavo Wyszomirski foi o grande responsável pela organização. Presenças de Tulliane Aquino, Ingrid Novas e Peter, Dávila e Gustavo, Adrielle e Malabi, Elder Amaral, Cleiton Aquino e Thays Almeida.

- Mais um ano de Maria Luíza foi comemorado em alto estilo pelos papais corujas Ana Paula Amaral e Danilo. O tema da festa foi “Princesa”. Parabéns Maria.

- Nos preparativos finais para o primeiro ano de Sophie está Narjara Amaral. A comemoração promete bombar. Na próxima edição mais informações.

- Por hoje é só!

Camarote Loko é poko.
Zezinho Cardoso recebendo das mãos da prefeita o título de Barão.
O casal Adriana e Tadeu Martins em festa!
O casal Renato e Danielle Ferreira.

Fernando Júnior, Élerson Barreto e Raphael Graça.
Os recém casados Iasmin Franco e Geovane.







quinta-feira, 5 de julho de 2012

Campanha contra a Hanseníase vai até quinta-feira em São João da Barra


A campanha contra a Hanseníase em São João da Barra teve início nesta terça-feira, dia três, e segue até a próxima quinta-feira, dia cinco, na orla próxima a Igreja São João Batista, no centro da cidade. A campanha conta, ainda, com a participação dos programas contra a Tuberculose, Hiperdia (diabetes e hipertensão), Tabagismo, além do Saúde da Mulher, Saúde da Criança e Saúde Bucal, que também já são realizados diariamente em todo o município. Realizada pela prefeitura através da secretaria de Saúde, a campanha tem como parceiros o grupo EBX, a Secretaria Estadual de Saúde, o Riosolidário e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS).

A campanha conta com três consultórios instalados dentro de um ônibus – o Saúde Móvel – que também pode ser encontrado no centro da cidade. Ele é fruto da parceria com o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN), que na semana passada atuou nas escolas municipais com apresentação teatral do grupo Bacurau, que abordou o tema da campanha.

De acordo com uma das coordenadoras da campanha, a enfermeira Daniele Gomes Crisóstomo, a hanseníase tem cura e o tratamento é gratuito. – O maior índice da hanseníase está no estado do Rio de Janeiro e devido a esse fator que campanhas são sempre feitas. Todas as unidades de saúde e PSF’s do município realizam o atendimento e no centro de referência que é o Posto de Urgência (PU) de Barcelos, onde o atendimento é feito todos os sábados pelo médico coordenador do programa – ressaltou Daniele.

A hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa e que é provocada por uma bactéria transmitida por via respiratória. Os seus principais sintomas são manchas na pele ou caroços que são dormentes e não doem. Segundo Daniele, o tratamento dura de 12 a 18 meses e caso a doença seja diagnosticada, o paciente já sai medicado.

Ela explica, ainda, que muitos casos de discriminação e de resistência ao tratamento ainda persistem. - O diagnóstico precoce, o tratamento e a prevenção são ações prioritárias para bloquear a transmissão da doença, reduzir incapacidades e deformidades, assim como para desconstruir o medo e o preconceito que causam discriminação e danos psíquicos, morais e sociais aos doentes, a seus familiares e à sociedade – concluiu.



Secretaria Municipal de Saúde

Ouvidora Geral/Assessora de Imprensa