Estão abertas as inscrições para o I Concurso de Marchinhas Carnavalescas de São João da Barra – Prêmio Jack Azevedo até o dia 09 de fevereiro. Os interessados podem adquirir o regulamento, a ficha de inscrição e a autorização fonográfica no Cine Teatro São João, no centro de São João da Barra, ou através do site do evento www.concursodemarchinha.com.br. O concurso será realizado pela Editora Costa Sanjoanense, com patrocínio da LLX e apoio cultural da prefeitura de São João da Barra.
Serão R$7 mil reais em prêmios. Haverá etapas eliminatórias para definir as dez marchinhas finalistas que farão parte do CD “I Concurso de Marchinhas Carnavalescas de São João da Barra – Prêmio Jack Azevedo As 10 melhores”. A grande final acontece no dia 25 de fevereiro, no Cine Teatro São João, a partir das 20 horas.
O projeto tem o intuito de resgatar essa tradição no município, além de valorizar a música carnavalesca, seus compositores e intérpretes e, ainda, promover a diversificação e acesso à cultura para toda a população. O concurso tem também como objetivo divulgar a potencialidade turística do município, principalmente no que diz respeito à sua cultura. Outro propósito desse concurso é transformar a sexta-feira anterior à sexta-feira de carnaval (abertura oficial) no “Dia Municipal da Marchinha de Carnaval”, colocando a data no calendário anual de eventos turísticos e culturais do município.
Segundo o jornalista Bruno Costa, criador do concurso, o projeto é aberto a todo o Brasil, mas os participantes obrigatoriamente terão que abordar São João da Barra como temática. “Esta é mais uma forma de divulgar o município. Quem quiser participar terá que conhecer o município já que na ficha de inscrição haverá um critério de argumento. Terá que se argumentar o porquê daquela canção. Serão aceitas somente as inscrições que apresentem trabalho no âmbito da música popular brasileira, nas modalidades marchinha de carnaval ou marcha-rancho”, explica Bruno.
O homenageado - Esse 1º Concurso de Marchinhas Carnavalescas de São João da Barra vai homenagear o sanjoanense Jack Azevedo, um talento no que diz respeito à composição musical. Jack foi responsável por diversas letras de músicas para o Festival Sanjoanense da Canção (Fescan), Festivais de Música, marcha-rancho, samba-canção e samba. “É com muito orgulho que este primeiro concurso homenageia esse notório compositor de São João da Barra”, ressalta Bruno Costa.
Fonte: SECOM-SJB
Feliz idéia desse Concurso, sou do tempo que Carnaval era A Festa Única em que nos 3,4,5 dias se ouvia e se cantava músicas carnavalescas pois funk, axé, pagode ... se ouve o ano inteiro, portanto é louvável essa idéia e iniciativa, São João da barra ( cidade muito querida por mim ), sempre foi a que mostrava o Carnaval mais puro do interior do Brasil, agora com o progresso o turismo valorizado gerará empregos e Reconhecimento Nacional, é como Olinda que é uma cidade pequena mas que ainda vive o Verdadeiro Carnaval !!!! PARABÉNS !!!! Dia 25 estarei aí.
ResponderExcluirQue tal fazer com que incentivem em voltar aquelas brincadeiras das tardes, onde famílias se fantasiavam com tom de brincadeiras satirizando assuntos atuais; blocos de fantasias; nada de "abadá". Deixaria a avenida somente para CARNAVAL.
Cecília Maria Ribeiro da Silva
Campos, 09-02-2011