Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Adiado a comemoração dos estudantes!




Por consequência do adiamento das aulas pelo aparecimento da "Gripe Suína" o evento em comemoração ao dia do Estudante foi adiado.
O I Jogos da Amizade é um projeto feito em parceria da ASE (Associação Sanjoanense de Estudantes) com a Animação Cultural do CEAT (Tininha), com apoio do Departamento de Esportes, Secretaria de Educação e Cultura, Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de São João da Barra.
A semana do evento seria de 10 a 14 de agosto, agora a nova semana do evento será avisada com antecedência as escolas Municipais, Estaduais e Particulares, participantes e a população para que possam participar deste grande evento conosco.


Elder Amaral - Presidente da ASE

Dia do Estudante
11 de Agosto

O dia do estudante é comemorado em 11 de agosto, data em que, em 1827, foram criados os dois primeiros cursos de Direito do Brasil: um em São Paulo e o outro em Olinda. Cem anos após a criação desses cursos, a data foi escolhida para homenagear a todos os estudantes.

De lá pra cá, a educação no país acompanhou seu desenvolvimento e cresceu sensivelmente. No entanto, este aspecto social ainda está longe de ser satisfatório. Além da necessidade de melhoria da qualidade do ensino, há a necessidade de combater a repetência e a evasão escolar. Embora estes indicativos tenham caído nos últimos anos, ainda estão presentes na realidade social Brasileira. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE – de 2001, indicam do 35.370 alunos matriculados no ensino fundamental em 2000, apenas 2.647 concluíram esta fase.

Apesar desta situação, os estudantes brasileiros têm o que comemorar. Segundo o IBGE, há indicativos que mostram que, mesmo que a educação no país esteja longe de ser satisfatória, há indicativos de que o sistema educacional no Brasil está melhorando, como:

- aumento da taxa de alfabetização
- crescimento do índice de alunos que se matriculam nas escolas e faculdades;
- aumento do número de alunos que completam o curso nos níveis fundamental, médio e superior;
- criação de mais escolas de ensino fundamental, médio e superior;
- queda nos índices de evasão escolar;
- menor índice de repetência.

Fonte: UFGNet; Soleis; IBGE

Nenhum comentário:

Postar um comentário