Mesmo mostrando sua bravura habitual e resistindo durante o primeiro tempo, a Portuguesa não foi páreo para o Açu na noite desta quinta-feira (12) no Estádio Municipal Manoel José Viana de Sá. Na final inédita do campeonato amador sanjoanense, o time da Rua São João chegou a dominar as ações mas diante do maior poder de fogo do adversário viu o título escapar e tomar o caminho do quinto distrito. Com a vitória, além de quebrar a invencibilidade lusa, o Açu conquistou o seu primeiro troféu no município.
Contando com boa presença de público, na etapa inicial brilhou a estrela do arqueiro Hellymar - o menos vazado do certame - que, com excelentes defesas, conseguia deter o melhor ataque da competição. Wendell e Rael eram perigo constante nas bolas alçadas à area e, nas cobranças de falta de Léo, o Açu ameaçava constantemente.
No segundo tempo, apesar da melhor postura tática da Portuguesa, os alvinegros abriram o marcador. Em cobrança de falta pela esquerda Roninho anotou o primeiro gol da partida e, de cabeça. coube a Rael, artilheiro do campeonato com oito gols, definir o resultado
A campanha do Açu, do treinador Marquinho, teve seis jogos, quatro vitórias, um empate e apenas uma derrota, com o ataque marcando 24 vezes e a defesa sendo vazada em apenas sete ocasiões. Na partida final, comandada pelo árbitro Pathrice Maia, do quadro da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, o time foi a campo com Guilherme; Fernandinho, Franciley, Jonas e Argentino; Leley, Fabinho, Léo e Roninho; Rael e Wendel.
Ao término do jogo o presidente da Liga Sanjoanense de Desportos, Raphael Pereira, o subsecretário de esportes de São João da Barra, Adilson Almeida, e o líder do governo na Câmara Municipal, Alex Firme, fizeram a entrega dos troféus aos finalistas e à revelação do campeonato, o atacante Rael.
Para Adilson Almeida, o futebol amador do município deu mais uma demonstração de força como um dos mais competitivos do estado pela qualidade das equipes e organização do certame.
"Foram grandes jogos e atletas que se destacaram chamando a atenção de clubes profissionais, com o público sempre prestigiando. Mesmo em noite chuvosa vários torcedores fizeram a festa em total harmonia, sem registro de incidentes, e venceram tanto o Açu, pelo título inédito, e a Portuguesa que, em trabalho fantástico de resgate das tradições, nunca deixou de mandar a campo uma equipe aguerrida. O apoio do nosso prefeito José Amaro Martins de Souza (Neco) é grande e correspondido pela paixão do povo sanjoanense apaixonado por esportes e, em especial, o futebol", declarou.
Fonte: Fábio Menezes